International Hearing Cleft Conference
12 e 13 de abril de 2024 • Bauru, SP, Brasil
SOBRE O EVENTO
O International Hearing Cleft Conference 2024 reunirá profissionais de referência nas áreas de diagnóstico, habilitação e reabilitação auditiva de pacientes com fissura labiopalatina, síndrome e anomalias craniofaciais, visando discutir e disseminar as atualizações científicas, além das experiências clínicas baseadas em evidências.
Destaca-se o caráter inovador da proposta, visto que o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo é uma instituição especializada no atendimento a pacientes com múltiplas anomalias congênitas relacionadas às malformações craniofaciais, síndromes genéticas e deficiência auditiva. Como parte do processo de habilitação e reabilitação auditiva realizados na instituição, podemos citar a realização de cirurgias otológicas, a indicação e adaptação de próteses auditivas implantáveis e não implantáveis, realizadas por uma equipe que possui alto grau de expertise na área de saúde auditiva, sendo referência internacionalmente.
OBJETIVOS
• Discutir e disseminar atualidades científicas e a prática clínica de assuntos relacionados a audição, otologia, fissuras, síndromes e anomalias craniofaciais, agregando diretamente na formação profissional de alunos de graduação e pós graduação, docentes e profissionais clínicos.
• Apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos que visem o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação das deficiências auditivas.
• Divulgar a produção científica e tecnológica de estudos nas áreas da audiologia, otologia, fissuras labiopalatinas, além de síndromes e anomalias craniofaciais, produzidos no HRAC-USP.
• Promover novas parcerias e cooperação entre a pós-graduação do HRAC-USP e outras instituições nacionais e internacionais.
• Incentivar e engajar a participação de professores e alunos da pós-graduação acerca da temática.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da saúde, professores e estudantes interessados nas áreas de otologia, audiologia e anomalias craniofaciais.
LOCAL
Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB-USP
(Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – CEP 17012-901 – Bauru, SP, Brasil)
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Dia 1 • sexta-feira • 12 de abril de 2024 (clique para abrir)Dia 1 • sexta-feira • 12 de abril de 2024 (clique para fechar)
8h – 8h30 — Credenciamento e abertura
8h30 – 9h — Painel – Panoramas Atuais
• O estado da arte da correção da fissura labiopalatina
• Alterações otológicas associadas às anomalias craniofaciais
9h – 10h — Mesa Redonda – Diagnóstico audiológico em pacientes com anomalias craniofaciais
10h – 10h20 — Coffee break
10h20 – 11h — Painel/Magna – A otite média com efusão e o paciente com anomalia craniofacial
11h – 12h30 — Mesa Redonda – Discussão de casos clínicos na otite média com efusão e o paciente com anomalia craniofacial
12h30 – 14h — Intervalo para almoço
14h – 14h30 — Aula Magna – Reabilitação auditiva infantil em pacientes com anomalias craniofaciais
14h30 – 15h40 — Mesa Redonda – Reabilitação auditiva infantil em pacientes com anomalias craniofaciais
15h40 – 16h — Simpósio Satélite
16h – 16h30 — Coffee break / Apresentação dos trabalhos da categoria e-pôster e oral
16h30 – 17h — Aula Magna – Reabilitação auditiva da microtia na criança: conduta e seguimento
17h – 18h — Mesa Redonda – Reabilitação auditiva da microtia na criança: conduta e seguimento
18h – 18h30 — Apresentação dos trabalhos da categoria e-pôster
19h — Jantar (por adesão)
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Dia 2 • sábado • 13 de abril de 2024 (clique para abrir)Dia 2 • sábado • 13 de abril de 2024 (clique para fechar)
8h – 8h40 — Otite média crônica em pacientes com anomalia craniofacial
8h40 – 10h — Mesa Redonda – Otite média crônica em pacientes com anomalia craniofacial
10h – 10h30 — Coffee break / Apresentação dos trabalhos da categoria e-pôster
10h30 – 11h — Aula Magna – Os desafios da reabilitação auditiva em paciente com otite média crônica e anomalia craniofacial
11h – 12h20 — Mesa Redonda – Reabilitação auditiva em paciente com otite média crônica e anomalia craniofacial
12h20 – 13h — Mesa Redonda – Protocolos clínicos de acompanhamento auditivo em pacientes com fissura labiopalatina
13h – 13h30 — Encerramento do evento com premiação
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INSCRIÇÕES – de 09/02 a 12/04/2024
Formulário de inscrição: https://forms.gle/PHn8NVnXz9LJYVDe6
Categoria |
Valores a partir de 06/04/2024 |
Aluno de graduação da USP * |
Isento |
Aluno de pós-graduação da USP (mestrado e doutorado) * |
R$ 100,00 |
Aluno de extensão da USP (residente, fellow e especializando) * |
R$ 100,00 |
Profissional do HRAC-USP * |
R$ 200,00 |
Aluno de graduação externo à USP * |
R$ 100,00 |
Aluno de pós-graduação externo à USP (mestrado e doutorado) * |
R$ 200,00 |
Aluno de extensão externo à USP (residente, fellow e especializando) * |
R$ 200,00 |
Profissional de outra instituição |
R$ 300,00 |
* No ato da inscrição será obrigatório anexar documento que comprove o vínculo acadêmico ou profissional.
SUBSMISSÃO DE TRABALHOS – até 31/03/2024 (encerrado)
Formulário para submissão de resumos: https://forms.gle/VfpRzXniAbvyPD3y7
Recomenda-se a leitura atenta de todas as instruções abaixo antes de realizar a submissão do resumo.
Áreas de submissão (clique para abrir)Áreas de submissão (clique para fechar)
Os resumos deverão ser inscritos em uma das seguintes áreas:
• FISSURAS OROFACIAIS E ANOMALIAS CRANIOFACIAIS;
• AUDIOLOGIA E OTOLOGIA.
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Normas para submissão (clique para abrir)Normas para submissão (clique para fechar)
• A submissão dos resumos poderá ser realizada no período de 14 de fevereiro a 11 de março de 2024 às 23h59 de 31 de março de 2024 (prorrogado).
• Serão aceitos resumos enviados exclusivamente via formulário eletrônico. Resumos enviados por e-mail ou qualquer outra forma serão desconsiderados.
• No ato da submissão do trabalho, o autor responsável precisa estar inscrito no evento.
• Na impossibilidade de participar do evento, o autor inscrito como apresentador (autor responsável) deverá indicar o novo apresentador e transferir a inscrição para qualquer outro coautor cadastrado no momento da submissão, dentro do prazo estabelecido para submissões.
• O nome do apresentador (autor responsável) deverá vir em primeiro lugar. Todos os outros nomes serão considerados coautores. Serão permitidos no máximo 10 coautores.
• O conteúdo e o texto de todos os resumos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.
• Não há limites para o número de trabalhos submetidos por autor.
• Os resumos poderão ser inscritos por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais.
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Categorias e modalidades de apresentação (clique para abrir)Categorias e modalidades de apresentação (clique para fechar)
CATEGORIAS
Relato de Caso e Trabalhos Originais com resultados parciais ou completos: é obrigatório informar o número do parecer de aprovação do CEP. Revisões Sistemáticas, Integrativas e Revisões de Escopo: não necessitam de aprovação junto ao CEP.
MODALIDADE
Todos os trabalhos enviados serão inscritos, inicialmente, na modalidade e-Pôster e, seguindo os critérios de avaliação, poderão ser apresentados na modalidade de comunicação oral a depender da avaliação realizada pela comissão.
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Estrutura dos resumos (clique para abrir)Estrutura dos resumos (clique para fechar)
O texto do resumo deve ser redigido em língua portuguesa ou inglesa, com o limite máximo de 250 palavras.
• Título: deverá ser escrito em letras maiúsculas e sem ponto final. O título do trabalho deverá ser mantido desde a submissão até a apresentação. Qualquer alteração posterior implicará em desclassificação do trabalho.
• Para as categorias Trabalhos Originais com resultados parciais ou completos e Revisões sistemáticas, Integrativas e Revisões de Escopo, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Para a categoria Relato de Caso, podem ser usados os seguintes títulos: Objetivos, Relato clínico e Conclusão (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Para a categoria Projeto de pesquisa aprovado pelo CEP, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados esperados (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Caso tenha recebido apoio financeiro, é obrigatório citá-lo. Exemplos: CAPES, FAPESP, CNPq ou outra. Se o seu trabalho é oriundo de Programa de Pós-Graduação financiado pela CAPES, o nome da agência deverá necessariamente constar no “Apoio Financeiro”.
ATENÇÃO: os nomes dos autores e a instituição não podem estar no resumo e serão preenchidos em campos específicos no formulário eletrônico. Não é permitido incluir referências e figuras no corpo do resumo.
• Autores: iniciar pelo APRESENTADOR com o nome completo em LETRA MAIÚSCULA. A ordem descrita será a mesma emitida no certificado de apresentação, caso o trabalho seja aprovado. Os nomes deverão ser separados por vírgula. Escrever o nome completo de cada autor (Nome e Sobrenome). ESTAS INFORMAÇÕES SERÃO PREENCHIDAS APENAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO.
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Divulgação dos resultados (clique para abrir)Divulgação dos resultados (clique para fechar)
As orientações e as formas de apresentação dos trabalhos aprovados e concorrentes a prêmio serão informadas juntamente com a divulgação dos resultados, exclusivamente através do e-mail cadastrado no formulário de submissão. Portanto, fique atento a seu e-mail cadastrado, inclusive na “caixa de spam”.
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Apresentação e premiação dos trabalhos (clique para abrir)Apresentação e premiação dos trabalhos (clique para fechar)
• Serão premiados os três trabalhos de APRESENTAÇÃO ORAL que obtiverem a MAIOR MÉDIA FINAL a partir da avaliação da Comissão de Avaliação de Trabalhos do Hearing Cleft.
• Os trabalhos premiados receberão um certificado, sendo o da primeira posição de MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO e o da segunda e terceira posição de MENÇÃO HONROSA.
• A divulgação dos trabalhos premiados será no dia da cerimônia de encerramento do evento.
• Todos os trabalhos aprovados serão publicados como resumo simples no Anais do Hearing Cleft, em formato eletrônico.
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ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS APROVADOS
Data limite para envio do painel do trabalho: 08 de abril de 2024
Fique atento ao prazo de envio, pois não haverá prorrogação desta data!
Modalidade e-Pôster (clique para abrir)Modalidade e-Pôster (clique para fechar)
Os painéis deverão ser elaborados conforme o arquivo de modelo disponibilizado abaixo para download, podendo ser alterado quanto ao design, mas sem alterar o layout.
Modelo para confecção do e-Pôster – pptx (download)
Observações importantes:
• A elaboração do painel, conforme o arquivo de modelo disponibilizado, é imprescindível para que o mesmo seja exibido corretamente nos monitores de apresentação.
• Se o arquivo com o painel de trabalho for enviado mais de uma vez, no caso de correções, somente o último arquivo enviado será considerado.
• O painel deverá ser enviado, exclusivamente, respondendo ao e-mail recebido com estas instruções, sem alterar o “Assunto” da mensagem, para que seu e-mail seja facilmente localizado.
• O envio do painel em arquivo PDF é obrigatório.
• O material do trabalho deverá ser elaborado e apresentado em língua portuguesa ou inglesa.
Para garantir uma boa exibição e leitura de conteúdo, sigam as recomendações de tamanhos de fontes de texto abaixo:
• Título: conforme o resumo submetido, em MAIÚSCULAS, e com tamanho de fonte de texto entre 36 e 48.
• Identificação de autores/coautores e Instituições: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto entre 22 e 28.
• Subtítulos: conforme os que constam no resumo submetido, em MAIÚSCULAS, com tamanho de fonte de texto 28.
• Corpo de texto: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto 22 (mínimo). Deverá conter: Introdução, Objetivo(s), Métodos, Resultados e Conclusão(ões).
• Legendas de fotos, gráficos ou ilustrações (se necessárias): tamanho de fonte de texto 18.
Informações sobre a apresentação do painel:
• O horário da apresentação do painel será enviado através do e-mail cadastrado no ato da inscrição, em data mais próxima, durante a semana do evento.
• O apresentador poderá utilizar até 5 minutos para a exposição do conteúdo, seguido de mais 5 minutos para discussão com a banca examinadora.
• O tempo de apresentação deverá ser respeitado e, caso não aconteça, o apresentador será convidado a finalizar a apresentação.
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Modalidade Apresentação Oral (clique para abrir)Modalidade Apresentação Oral (clique para fechar)
Especificações gerais:
A confecção dos slides é de inteira responsabilidade dos autores. O autor deverá manter nos slides a logo do evento, logo do HRAC-USP e logo da instituição.
Conteúdo obrigatório:
• Para as categorias Trabalhos Originais com resultados parciais ou completos e Revisões sistemáticas, Integrativas, e Revisões de Escopo, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Para a categoria Relato de Caso, podem ser usados os seguintes títulos: Objetivos, Relato clínico e Conclusão (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Para a categoria Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados esperados (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
Apresentação:
• O responsável pelo trabalho e apresentação deverá ser o primeiro autor e estar inscrito no evento. Na impossibilidade de participar do evento, o autor inscrito como apresentador deverá indicar o novo autor a transferir a inscrição para qualquer outro co-autor cadastrado no momento da submissão até o dia 9 de abril de 2024.
• As apresentações serão realizadas presencialmente e o local será informado em momento oportuno. O tempo de cada apresentação será de 15 minutos, sendo: 5 a 8 minutos para exposição do trabalho; 5 minutos para exposição da banca avaliadora e 2 minutos para preparação do próximo apresentador.
• O autor deverá se dirigir ao local de apresentação com no mínimo 15 minutos de antecedência!
Envio do arquivo:
O arquivo do slide deverá ser enviado para o e-mail da comissão (otousppesquisa@gmail.com) em formato PDF, impreterivelmente, até o dia 10 de abril de 2024, às 23h59, e identificado com o título do trabalho e apresentador.
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HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO POR MODALIDADE
Horários de apresentação dos trabalhos aprovados – 12/04/2024 (sexta-feira)
Modalidade e-Pôster (clique para abrir)Modalidade e-Pôster (clique para fechar)
10h10 – 10h20
Autor(a) principal: ISABELA SPIN RONDINA
Título do trabalho: EXISTE CORRELAÇÃO ENTRE AS AVALIAÇÕES PERCEPTIVO- AUDITIVA DA HIPERNASALIDADE DE FALA E NASOENDOSCÓPICA NO DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA?
Autor(a) principal: PATRICIA RIBEIRO MATTAR DAMIANCE
Título do trabalho: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE FONOAUDIOLOGIA E ODONTOLOGIA: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E NO GERENCIAMENTO DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS
Autor(a) principal: ERIKA DURIGON GONÇALVES DA MATA
Título do trabalho: NÁUSEA E VÔMITO PÓS-OPERATÓRIOS EM CIRURGIAS DE IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Autor(a) principal: BÁRBARA CRISTIANE SORDI SILVA
Título do trabalho: CARACTERIZAÇÃO AUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM SEQUÊNCIA DE ROBIN ISOLADA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: UM ESTUDO RETROSPECTIVO
10h20 – 10h30
Autor(a) principal: PAULA MARTINS SAID
Título do trabalho: PANORAMA NACIONAL DA MUSICOTERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA COMPLEMENTAR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO CONTEXTO DA SAÚDE AUDITIVA
Autor(a) principal: BEATRIZ DE OLIVEIRA DANTAS
Título do trabalho: A RELAÇÃO ENTRE OTITE MÉDIA E TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21
Autor(a) principal: DÉBORA PEREIRA FERNANDES
Título do trabalho: LEVANTAMENTO DOS MOTIVOS DA INDICAÇÃO DA ABORDAGEM DA BIMODALIDADE ENTRE DISPOSITIVO DE AMPLIFICAÇÃO E PRÓTESES AUDITIVAS IMPLANTÁVEIS
Autor(a) principal: MURILO APARECIDO SANCHES CRUZ SCHICHI
Título do trabalho: AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO DECLÍNIO COGNITIVO E DEPRESSÃO EM IDOSOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA ANTES E APÓS A REABILITAÇÃO AUDITIVA
16h10 – 16h20
Autor(a) principal: LETÍCIA DA COSTA SANTOS
Título do trabalho: SAÚDE MÓVEL: ANÁLISE DOS APLICATIVOS DOS SISTEMAS E IMPLANTES DE CONDUÇÃO ÓSSEA E/OU DE ORELHA MÉDIA
Autor(a) principal: ISABELA SPIN RONDINA
Título do trabalho: POTENCIAIS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E HABILIDADES PRAGMÁTICAS DE CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATINA
Autor(a) principal: LUCAS MARINI GONÇALVES
Título do trabalho: OFERTA DA BOBINA TELEFÔNICA EM APARELHOS AUDITIVOS MODERNOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO
16h20 – 16h40
Autor(a) principal: MARIA JULIA MENEGUELLO NADER
Título do trabalho: INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA NA INTERNET: RESULTADOS PRELIMINARES
Autor(a) principal: BEATRIZ YUKIE FILOSI HASEGAWA
Título do trabalho: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS ASSOCIADAS AOS PARES DE NERVOS CRANIANOS EM PACIENTES PÓS-COVID-19
Autor(a) principal: RAYSSA DE QUEIROZ CAVALCANTE
Título do trabalho: DEMANDAS PSICOSSOCIAIS VIVENCIADAS POR GESTANTES DE FILHOS DIAGNOSTICADOS COM FISSURA OROFACIAL
(clique para fechar)
Modalidade Apresentação Oral (clique para abrir)Modalidade Apresentação Oral (clique para fechar)
12h45 • Apresentador(a): DJALMA DE CAMPOS GONÇALVES JUNIOR
Título do trabalho: DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE MICROCIRURGIAS OTOLÓGICAS PELO BRASIL: COMPARAÇÃO ENTRE PACIENTES COM E SEM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS
Área: Audiologia e otologia
13h00 • Apresentador(a): BÁRBARA CRISTIANE SORDI SILVA
Título do trabalho: EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ACÚSTICA NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Área: Audiologia e otologia
13h15 • Apresentador(a): THEREZINHA DA SILVA PROBST
Título do trabalho: TUBO DE VENTILAÇÃO E OTITE MÉDIA SEROSA EM CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Área: Fissuras orofaciais e anomalias craniofaciais
13h30 • Apresentador(a): DIEGO ANDRÉ RESENDE ASSIS
Título do trabalho: PRÓTESE AUDITIVA ANCORADA NO OSSO BILATERAL EM PACIENTE COM SÍNDROME EEC E OTITE MÉDIA CRÔNICA: RELATO DE CASO
Área: Audiologia e otologia
13h45 • Apresentador(a): PAULA MARTINS SAID
Título do trabalho: TREINAMENTO MUSICAL NOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL INFANTIL E NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR: REVISÃO SISTEMÁTICA, META-ANÁLISE E ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CEGO
Área: Audiologia e otologia
14h00 • Apresentador(a): DÉBORA LONGO MIYASHITA
Título do trabalho: PREVALÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA NO HRAC/USP
Área: Fissuras orofaciais e anomalias craniofaciais
(clique para fechar)