Campus de Bauru comemora os 90 anos da USP
Programação especial ocorrerá nos dias 22, 23 e 24/1 e conta com apresentações teatrais, musicais e de dança, todas gratuitas e abertas à comunidade
Por Marianne Ramalho / Assessoria de Comunicação da PUSP-B
Para comemorar os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) no dia 25 de janeiro, o Campus de Bauru preparou uma Programação Especial de Aniversário, numa realização da Reitoria da USP, Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Centro Cultural, Teatro da USP (TUSP) e Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (Funbeo).
Os eventos têm entrada franca e são abertos à participação da comunidade em geral.
A Comissão Organizadora da programação solicita às pessoas que vierem aos eventos que façam a doação de um litro de leite ou de um pacote de fralda geriátrica (G ou GG), que serão doados para o Cantinho do Idoso e a Vila Vicentina, instituições de longa permanência para idosos em Bauru.
Os eventos serão realizados no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB-USP, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).
PROGRAMAÇÃO
– Dia 22/1 (segunda-feira) às 15h – Programa Revivendo
Apresentação teatral do grupo “60+Glamour” com a peça “Fulo de Chocolate”. A direção é de Nadja Goes Axcar, e retrabalha a fábula da Branca de Neve, com um olhar humorado sobre questões como o preconceito e a discriminação de gênero.
Apresentação de Dança cigana e afro com o grupo “Revivendo e Dançando”, com direção de Cris Lopes. O grupo existe desde 2016, e faz aulas semanais, como atividade do programa 60+ da USP. O grupo faz apresentações em eventos da Universidade, eventos externos, filantrópicos, sempre com o objetivo de levar alegria para as pessoas por meio da dança, trabalhando com os sentimentos.
Apresentação do Coral EnCanto, com a regente Magda Lusivargui Bruschi. Formada em piano pelo Conservatório Bauruense de Música, criou o Coral EnCanto em 2002, com alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da USC, e atualmente coordena o mesmo projeto no Programa Revivendo da USP Bauru.
– Dia 23/1 (terça-feira) às 19h – Banda da ABDA
A ABDA Filarmônica, Projeto Social, Artístico e Pedagógico é a Divisão Musical da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) e foi criada em 2017, em uma parceria com o Escritório de Advocacia Abramides Gonçalves.
Seu objetivo é promover a apropriação de bens culturais em crianças e adolescentes, por meio da música. No início, eram oferecidas aulas de musicalização e canto coral, com o passar dos anos, a instituição passou a oferecer também aulas de instrumentos.
– Dia 24/1 (quarta-feira) às 19h – Apresentação Teatral “La Trattoria”, da Cia Los Circo Los
Fruto de cinco anos de encontros e trabalhos que se desenvolvem desde 1999, a Cia Los Circo Los é oficialmente fundada em 2004, no Distrito de Barão Geraldo em Campinas (SP). A Cia traz em sua trajetória uma bagagem adquirida em 21 anos nos encontros com artistas em festivais e convenções pelo mundo e, principalmente, no local onde se estabeleceu.
Barão Geraldo tem como uma de suas características ser um polo de pesquisa teatral muito efervescente, assim, pode-se dizer que a linguagem técnica e estética da companhia foi muito influenciada pela porosidade desse meio.
Sinopse: Num lugar e momento qualquer, o que poderia ser um dia comum revela-se improvável! Afinal, trata-se da tão aguardada e sonhada inauguração do “La Trattoria”, um restaurante aparentemente típico, fruto de uma sociedade típica. Nesta história pode-se dizer que as pessoas ali (cozinheiros-sócios) nada têm de “típicos”. E nada têm de cozinheiros. E nada têm de garçons. E nada têm de… O que têm afinal a dizer essa inusitada sociedade?
(Imagem de capa: Vista aérea do campus da USP em Bauru. Foto: Acervo HRAC-USP)