Pós-Graduação do HRAC tem nova área de concentração

Criação da segunda área de concentração do Programa foi aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação da USP em 27/10/2023

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) obteve uma importante conquista em 2023, com o incremento de uma nova área de concentração: Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida.

A criação desta segunda área de concentração do Programa foi aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação (CoPGr) da USP em 27/10/2023. Em 10/11/2023, reunião extraordinária da Comissão de Pós-Graduação do HRAC para apresentação da nova área de concentração contou com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues (foto em destaque).

A partir de 2024, o Programa de Pós-Graduação do HRAC passa a contar com duas áreas de concentração: a tradicional Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, com 22 orientadores e 25 disciplinas; e a nova Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida, com 15 orientadores e 18 disciplinas.

O HRAC-USP oferece Programa de Pós-Graduação com cursos gratuitos de mestrado e doutorado desde 1998. Ao longo dos anos, o Programa passou por reformulações e mudanças na denominação e em suas áreas de concentração, com vistas a melhor caracterizar o perfil dos cursos oferecidos e de facilitar sua identificação entre o rol de Programas credenciados na Universidade de São Paulo (USP) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No ano de 2003, recebeu a denominação em vigor até os dias atuais: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação. O Programa tem nota 5 da Capes – que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção científica e captação de fomento – e foi reconhecido como estratégico pelo órgão.