Bauru sediará reunião de aliança global para cuidados cirúrgicos

Organizado pela Smile Train, encontro acontece de 29/11 a 01/12 e as discussões irão focar o cuidado em saúde para as populações indígenas, rurais e refugiadas; primeiro dia de atividades será no HRAC-USP, centro de liderança no tratamento de anomalias craniofaciais

De 29/11 a 01/12/2023, Bauru sediará a 14ª Reunião do Conselho Permanente da Aliança Global para Cuidados Cirúrgicos, Obstétricos, de Trauma e Anestesia (Aliança G4). O primeiro dia de atividades será no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, centro de liderança e excelência no tratamento de fissura labiopalatina, e contará com reuniões dos grupos de trabalho do Conselho Permanente e visita técnica a setores do hospital.

Organizado pela Smile Train, maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas e parceira do HRAC-USP, o encontro reunirá centenas dos principais prestadores de serviços cirúrgicos e de anestesia, formuladores de políticas, e lideranças mundiais ligadas a organizações sem fins lucrativos, universidades, sociedades profissionais e federações para discutir o estado atual dos cuidados cirúrgicos no Brasil e na América Latina, especialmente para comunidades indígenas e populações negligenciadas.

O foco das discussões será o cuidado em saúde para as populações indígenas, rurais e refugiadas. Comunidades indígenas e rurais no Brasil muitas vezes enfrentam enormes lacunas na saúde devido a condições geográficas e econômicas, além de barreiras quase intransponíveis no acesso a cuidados cirúrgicos de alta qualidade e seguros. Este cenário tem implicações de longo alcance, incluindo o aumento da mortalidade e o aumento da pobreza devido à incapacidade de trabalhar. Os participantes do encontro buscam justamente soluções que preencham a lacuna e elevem a igualdade na saúde para as populações carentes.

Entre os palestrantes estão Alfredo Borrero, neurocirurgião e vice-presidente do Equador (2021-2023); Susannah Schaefer, CEO da Smile Train; Richard Duque, assistente social indígena; Rafael Custódio, diretor da Smile Train para a América Latina; Claudio Tanca, diretor-executivo da Aliança G4; Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e professor de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), da capital, e Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Sobre a Aliança
A Aliança G4 é uma coalizão de associações e organizações em todo o mundo que trabalham para aumentar a conscientização, moldar políticas e mobilizar recursos para tornar o acesso a cuidados cirúrgicos, obstétricos, de trauma e anestésicos de emergência e essenciais de qualidade, seguros e acessíveis, uma prioridade de saúde global. Site: www.theg4alliance.org.

(Com informações da Smile Train/DePropósito Comunicação de Causas. Imagem de capa: cirurgia de fissura labiopalatina. Foto: André Boro/HRAC-USP)