(Português do Brasil) Bauru sediará reunião de aliança global para cuidados cirúrgicos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Organizado pela Smile Train, encontro acontece de 29/11 a 01/12 e as discussões irão focar o cuidado em saúde para as populações indígenas, rurais e refugiadas; primeiro dia de atividades será no HRAC-USP, centro de liderança no tratamento de anomalias craniofaciais

De 29/11 a 01/12/2023, Bauru sediará a 14ª Reunião do Conselho Permanente da Aliança Global para Cuidados Cirúrgicos, Obstétricos, de Trauma e Anestesia (Aliança G4). O primeiro dia de atividades será no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, centro de liderança e excelência no tratamento de fissura labiopalatina, e contará com reuniões dos grupos de trabalho do Conselho Permanente e visita técnica a setores do hospital.

Organizado pela Smile Train, maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas e parceira do HRAC-USP, o encontro reunirá centenas dos principais prestadores de serviços cirúrgicos e de anestesia, formuladores de políticas, e lideranças mundiais ligadas a organizações sem fins lucrativos, universidades, sociedades profissionais e federações para discutir o estado atual dos cuidados cirúrgicos no Brasil e na América Latina, especialmente para comunidades indígenas e populações negligenciadas.

O foco das discussões será o cuidado em saúde para as populações indígenas, rurais e refugiadas. Comunidades indígenas e rurais no Brasil muitas vezes enfrentam enormes lacunas na saúde devido a condições geográficas e econômicas, além de barreiras quase intransponíveis no acesso a cuidados cirúrgicos de alta qualidade e seguros. Este cenário tem implicações de longo alcance, incluindo o aumento da mortalidade e o aumento da pobreza devido à incapacidade de trabalhar. Os participantes do encontro buscam justamente soluções que preencham a lacuna e elevem a igualdade na saúde para as populações carentes.

Entre os palestrantes estão Alfredo Borrero, neurocirurgião e vice-presidente do Equador (2021-2023); Susannah Schaefer, CEO da Smile Train; Richard Duque, assistente social indígena; Rafael Custódio, diretor da Smile Train para a América Latina; Claudio Tanca, diretor-executivo da Aliança G4; Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e professor de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), da capital, e Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Sobre a Aliança
A Aliança G4 é uma coalizão de associações e organizações em todo o mundo que trabalham para aumentar a conscientização, moldar políticas e mobilizar recursos para tornar o acesso a cuidados cirúrgicos, obstétricos, de trauma e anestésicos de emergência e essenciais de qualidade, seguros e acessíveis, uma prioridade de saúde global. Site: www.theg4alliance.org.

(Com informações da Smile Train/DePropósito Comunicação de Causas. Imagem de capa: cirurgia de fissura labiopalatina. Foto: André Boro/HRAC-USP)