HRAC-USP Bauru
Notícias

Abertas as inscrições para mestrado e doutorado no HRAC-USP

São oferecidas 36 vagas no total, sendo 6 vagas destinadas exclusivamente a candidatos com anomalias craniofaciais; pretos, pardos ou indígenas; e estrangeiros e/ou refugiados; inscrições até 20/06

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para mestrado e doutorado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 36 vagas no total – sendo 20 para mestrado e 16 para doutorado -, voltadas a pessoas com formação tanto na área da saúde como em outras áreas de conhecimento.

Está prevista a concessão de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme a média final alcançada pelos candidatos.

A seleção adotará política de ação afirmativa, destinando 6 vagas exclusivamente a candidatos com anomalias craniofaciais; pretos, pardos ou indígenas; e estrangeiros e/ou refugiados.

Único no país e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP tem nota cinco da CAPES, que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção científica e captação de fomento.

Os candidatos devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa; disponibilidade presencial para as atividades de pesquisa e disciplinas do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais relacionadas à pesquisa; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico, ou ainda produção bibliográfica ou técnica acadêmica relevante nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento de dois formulários eletrônicos disponíveis no site https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado/, até às 17h do dia 20/06 (terça-feira).

O processo seletivo será realizado em formato on-line, nos dias 26 e 28/06. A seleção será composta por prova específica dissertativa e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line. Para os candidatos que não tenham certificado de proficiência, haverá prova de língua inglesa no dia 22/06, também por meio de plataforma on-line.

As aulas e demais atividades dos cursos de mestrado e doutorado terão início no dia 06/07.

O edital completo (com termos de autodeclaração), os formulários de inscrição e súmula curricular bem como a relação de orientadores estão disponíveis em https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado/. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Centro de liderança e excelência
Fundado em 24/06/1967, o HRAC-USP é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 56 anos de atividades, registra mais de 128.000 pacientes já atendidos (sendo 47.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 2.000 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Foi elegido Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil em 2021 pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. Com o início do funcionamento do Hospital das Clínicas de Bauru (HCB) em 2022, passou a integrar este novo complexo hospitalar, preservando e potencializando os serviços prestados à população. O HRAC-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Site: https://hrac.usp.br/.

(Imagem de capa: Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires / Acervo HRAC-USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP