HRAC-USP Bauru
Notícias

Paciente aprende técnica de confecção no HRAC e comercializa seu trabalho

Servidora do Hospital que ensinou paciente a confeccionar também o incentivou a vender as peças                    

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP recebeu, no último dia 25/05/2023, a visita de Ednane Ferreira da Silva, 52 anos, de Cajazeiras, Paraíba (PB), paciente que já passou por atendimentos e cirurgias craniofaciais na instituição.

A visita contou com um encontro especial, entre Ednane e Takemi Fugiwara, técnica de apoio educativo do Hospital que, há cerca de 20 anos, ensinou ao paciente técnica de confecção de tapete com agulha smirna e o incentivou a vender seus trabalhos, em períodos de internação dele em Bauru.

“Eu aprendi com a Takemi aqui no Centrinho e comecei a fazer tapetes para presentear as pessoas. Então ela me falou para começar a vender estes trabalhos, que estavam muito bem feitos”, recorda Ednane, viúvo e pai de quatro filhos adultos, que já recebeu encomendas da Paraíba, do Distrito Federal, de São Paulo e de outros Estados e localidades.

“Ele desenvolveu tanto esta técnica e outras que passou a nos ensinar quando voltava ao Centrinho para atendimento. Tem trabalhos lindos, com figuras e cores”, afirma Takemi.

Ednane não tem redes sociais ou outro canal on-line para divulgar seu trabalho. Ele recebe encomendas de conhecidos e também comercializa os tapetes em cidades onde apresenta seu trabalho.

 

(Imagem de capa: Ednane Ferreira e Takemi Fugiwara no Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do HRAC. Foto: Tiago Rodella/HRAC)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP