HRAC-USP Bauru
Cursos e Eventos Realizados

International Hearing Cleft Conference • 12 e 13/04/2024 (evento internacional presencial)

 

International Hearing Cleft Conference
12 e 13 de abril de 2024 • Bauru, SP, Brasil


SOBRE O EVENTO

O International Hearing Cleft Conference 2024 reunirá profissionais de referência nas áreas de diagnóstico, habilitação e reabilitação auditiva de pacientes com fissura labiopalatina, síndrome e anomalias craniofaciais, visando discutir e disseminar as atualizações científicas, além das experiências clínicas baseadas em evidências.

Destaca-se o caráter inovador da proposta, visto que o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo é uma instituição especializada no atendimento a pacientes com múltiplas anomalias congênitas relacionadas às malformações craniofaciais, síndromes genéticas e deficiência auditiva. Como parte do processo de habilitação e reabilitação auditiva realizados na instituição, podemos citar a realização de cirurgias otológicas, a indicação e adaptação de próteses auditivas implantáveis e não implantáveis, realizadas por uma equipe que possui alto grau de expertise na área de saúde auditiva, sendo referência internacionalmente.

OBJETIVOS

• Discutir e disseminar atualidades científicas e a prática clínica de assuntos relacionados a audição, otologia, fissuras, síndromes e anomalias craniofaciais, agregando diretamente na formação profissional de alunos de graduação e pós graduação, docentes e profissionais clínicos.

• Apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos que visem o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação das deficiências auditivas.

• Divulgar a produção científica e tecnológica de estudos nas áreas da audiologia, otologia, fissuras labiopalatinas, além de síndromes e anomalias craniofaciais, produzidos no HRAC-USP.

• Promover novas parcerias e cooperação entre a pós-graduação do HRAC-USP e outras instituições nacionais e internacionais.

• Incentivar e engajar a participação de professores e alunos da pós-graduação acerca da temática.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da saúde, professores e estudantes interessados nas áreas de otologia, audiologia e anomalias craniofaciais.

LOCAL

Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB-USP
(Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – CEP 17012-901 – Bauru, SP, Brasil)


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 1 • sexta-feira • 12 de abril de 2024 (clique para abrir)

8h – 8h30 — Credenciamento e abertura

8h30 – 9h — Painel – Panoramas Atuais
• O estado da arte da correção da fissura labiopalatina
• Alterações otológicas associadas às anomalias craniofaciais

9h – 10h — Mesa Redonda – Diagnóstico audiológico em pacientes com anomalias craniofaciais

10h – 10h20 — Coffee break

10h20 – 11h — Painel/Magna – A otite média com efusão e o paciente com anomalia craniofacial

11h – 12h30 — Mesa Redonda – Discussão de casos clínicos na otite média com efusão e o paciente com anomalia craniofacial

12h30 – 14h — Intervalo para almoço

14h – 14h30 — Aula Magna – Reabilitação auditiva infantil em pacientes com anomalias craniofaciais

14h30 – 15h40 — Mesa Redonda – Reabilitação auditiva infantil em pacientes com anomalias craniofaciais

15h40 – 16h — Simpósio Satélite

16h – 16h30 — Coffee break / Apresentação dos trabalhos da categoria e-pôster e oral

16h30 – 17h — Aula Magna – Reabilitação auditiva da microtia na criança: conduta e seguimento

17h – 18h — Mesa Redonda – Reabilitação auditiva da microtia na criança: conduta e seguimento

18h – 18h30 — Apresentação dos trabalhos da categoria e-pôster

19h — Jantar (por adesão)

Dia 1 • sexta-feira • 12 de abril de 2024 (clique para fechar)

Dia 2 • sábado • 13 de abril de 2024 (clique para abrir)

8h – 8h40 — Otite média crônica em pacientes com anomalia craniofacial

8h40 – 10h — Mesa Redonda – Otite média crônica em pacientes com anomalia craniofacial

10h – 10h30 — Coffee break / Apresentação dos trabalhos da categoria e-pôster

10h30 – 11h — Aula Magna – Os desafios da reabilitação auditiva em paciente com otite média crônica e anomalia craniofacial

11h – 12h20 — Mesa Redonda – Reabilitação auditiva em paciente com otite média crônica e anomalia craniofacial

12h20 – 13h — Mesa Redonda – Protocolos clínicos de acompanhamento auditivo em pacientes com fissura labiopalatina

13h – 13h30 — Encerramento do evento com premiação

Dia 2 • sábado • 13 de abril de 2024 (clique para fechar)


INSCRIÇÕES – de 09/02 a 12/04/2024

Formulário de inscrição: https://forms.gle/PHn8NVnXz9LJYVDe6

Categoria Valores a partir de 06/04/2024
Aluno de graduação da USP * Isento
Aluno de pós-graduação da USP (mestrado e doutorado) * R$ 100,00
Aluno de extensão da USP (residente, fellow e especializando) * R$ 100,00
Profissional do HRAC-USP * R$ 200,00
Aluno de graduação externo à USP * R$ 100,00
Aluno de pós-graduação externo à USP (mestrado e doutorado) * R$ 200,00
Aluno de extensão externo à USP (residente, fellow e especializando) * R$ 200,00
Profissional de outra instituição R$ 300,00

* No ato da inscrição será obrigatório anexar documento que comprove o vínculo acadêmico ou profissional.


SUBSMISSÃO DE TRABALHOS – até 31/03/2024 (encerrado)

Formulário para submissão de resumos: https://forms.gle/VfpRzXniAbvyPD3y7
Recomenda-se a leitura atenta de todas as instruções abaixo antes de realizar a submissão do resumo.

Áreas de submissão (clique para abrir)

Os resumos deverão ser inscritos em uma das seguintes áreas:

• FISSURAS OROFACIAIS E ANOMALIAS CRANIOFACIAIS;
• AUDIOLOGIA E OTOLOGIA.

Áreas de submissão (clique para fechar)

Normas para submissão (clique para abrir)

• A submissão dos resumos poderá ser realizada no período de 14 de fevereiro a 11 de março de 2024 às 23h59 de 31 de março de 2024 (prorrogado).

• Serão aceitos resumos enviados exclusivamente via formulário eletrônico. Resumos enviados por e-mail ou qualquer outra forma serão desconsiderados.

• No ato da submissão do trabalho, o autor responsável precisa estar inscrito no evento.

• Na impossibilidade de participar do evento, o autor inscrito como apresentador (autor responsável) deverá indicar o novo apresentador e transferir a inscrição para qualquer outro coautor cadastrado no momento da submissão, dentro do prazo estabelecido para submissões.

• O nome do apresentador (autor responsável) deverá vir em primeiro lugar. Todos os outros nomes serão considerados coautores. Serão permitidos no máximo 10 coautores.

• O conteúdo e o texto de todos os resumos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

• Não há limites para o número de trabalhos submetidos por autor.

• Os resumos poderão ser inscritos por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais.

Normas para submissão (clique para fechar)

Categorias e modalidades de apresentação (clique para abrir)

CATEGORIAS

Relato de Caso e Trabalhos Originais com resultados parciais ou completos: é obrigatório informar o número do parecer de aprovação do CEP. Revisões Sistemáticas, Integrativas e Revisões de Escopo: não necessitam de aprovação junto ao CEP.

MODALIDADE

Todos os trabalhos enviados serão inscritos, inicialmente, na modalidade e-Pôster e, seguindo os critérios de avaliação, poderão ser apresentados na modalidade de comunicação oral a depender da avaliação realizada pela comissão.

Categorias e modalidades de apresentação (clique para fechar)

Estrutura dos resumos (clique para abrir)

O texto do resumo deve ser redigido em língua portuguesa ou inglesa, com o limite máximo de 250 palavras.

Título: deverá ser escrito em letras maiúsculas e sem ponto final. O título do trabalho deverá ser mantido desde a submissão até a apresentação. Qualquer alteração posterior implicará em desclassificação do trabalho.

• Para as categorias Trabalhos Originais com resultados parciais ou completos e Revisões sistemáticas, Integrativas e Revisões de Escopo, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).

• Para a categoria Relato de Caso, podem ser usados os seguintes títulos: Objetivos, Relato clínico e Conclusão (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).

• Para a categoria Projeto de pesquisa aprovado pelo CEP, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados esperados (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).

• Caso tenha recebido apoio financeiro, é obrigatório citá-lo. Exemplos: CAPES, FAPESP, CNPq ou outra. Se o seu trabalho é oriundo de Programa de Pós-Graduação financiado pela CAPES, o nome da agência deverá necessariamente constar no “Apoio Financeiro”.

ATENÇÃO: os nomes dos autores e a instituição não podem estar no resumo e serão preenchidos em campos específicos no formulário eletrônico. Não é permitido incluir referências e figuras no corpo do resumo.

Autores: iniciar pelo APRESENTADOR com o nome completo em LETRA MAIÚSCULA. A ordem descrita será a mesma emitida no certificado de apresentação, caso o trabalho seja aprovado. Os nomes deverão ser separados por vírgula. Escrever o nome completo de cada autor (Nome e Sobrenome). ESTAS INFORMAÇÕES SERÃO PREENCHIDAS APENAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO.

Estrutura dos resumos (clique para fechar)

Divulgação dos resultados (clique para abrir)

As orientações e as formas de apresentação dos trabalhos aprovados e concorrentes a prêmio serão informadas juntamente com a divulgação dos resultados, exclusivamente através do e-mail cadastrado no formulário de submissão. Portanto, fique atento a seu e-mail cadastrado, inclusive na “caixa de spam”.

Divulgação dos resultados (clique para fechar)

Apresentação e premiação dos trabalhos (clique para abrir)

• Serão premiados os três trabalhos de APRESENTAÇÃO ORAL que obtiverem a MAIOR MÉDIA FINAL a partir da avaliação da Comissão de Avaliação de Trabalhos do Hearing Cleft.

• Os trabalhos premiados receberão um certificado, sendo o da primeira posição de MELHOR TRABALHO CIENTÍFICO e o da segunda e terceira posição de MENÇÃO HONROSA.

• A divulgação dos trabalhos premiados será no dia da cerimônia de encerramento do evento.

• Todos os trabalhos aprovados serão publicados como resumo simples no Anais do Hearing Cleft, em formato eletrônico.

Apresentação e premiação dos trabalhos (clique para fechar)


ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS APROVADOS

Data limite para envio do painel do trabalho: 08 de abril de 2024
Fique atento ao prazo de envio, pois não haverá prorrogação desta data!

Modalidade e-Pôster (clique para abrir)

Os painéis deverão ser elaborados conforme o arquivo de modelo disponibilizado abaixo para download, podendo ser alterado quanto ao design, mas sem alterar o layout.

Modelo para confecção do e-Pôster – pptx (download)

Observações importantes:

• A elaboração do painel, conforme o arquivo de modelo disponibilizado, é imprescindível para que o mesmo seja exibido corretamente nos monitores de apresentação.

• Se o arquivo com o painel de trabalho for enviado mais de uma vez, no caso de correções, somente o último arquivo enviado será considerado.

• O painel deverá ser enviado, exclusivamente, respondendo ao e-mail recebido com estas instruções, sem alterar o “Assunto” da mensagem, para que seu e-mail seja facilmente localizado.

• O envio do painel em arquivo PDF é obrigatório.

• O material do trabalho deverá ser elaborado e apresentado em língua portuguesa ou inglesa.

Para garantir uma boa exibição e leitura de conteúdo, sigam as recomendações de tamanhos de fontes de texto abaixo:

• Título: conforme o resumo submetido, em MAIÚSCULAS, e com tamanho de fonte de texto entre 36 e 48.

• Identificação de autores/coautores e Instituições: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto entre 22 e 28.

• Subtítulos: conforme os que constam no resumo submetido, em MAIÚSCULAS, com tamanho de fonte de texto 28.

• Corpo de texto: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto 22 (mínimo). Deverá conter: Introdução, Objetivo(s), Métodos, Resultados e Conclusão(ões).

• Legendas de fotos, gráficos ou ilustrações (se necessárias): tamanho de fonte de texto 18.

Informações sobre a apresentação do painel:

• O horário da apresentação do painel será enviado através do e-mail cadastrado no ato da inscrição, em data mais próxima, durante a semana do evento.

• O apresentador poderá utilizar até 5 minutos para a exposição do conteúdo, seguido de mais 5 minutos para discussão com a banca examinadora.

• O tempo de apresentação deverá ser respeitado e, caso não aconteça, o apresentador será convidado a finalizar a apresentação.

Modalidade e-Pôster (clique para fechar)

Modalidade Apresentação Oral (clique para abrir)

Especificações gerais:

A confecção dos slides é de inteira responsabilidade dos autores. O autor deverá manter nos slides a logo do evento, logo do HRAC-USP e logo da instituição.

Conteúdo obrigatório:

• Para as categorias Trabalhos Originais com resultados parciais ou completos e Revisões sistemáticas, Integrativas, e Revisões de Escopo, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).

• Para a categoria Relato de Caso, podem ser usados os seguintes títulos: Objetivos, Relato clínico e Conclusão (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).

• Para a categoria Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados esperados (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).

Apresentação:

• O responsável pelo trabalho e apresentação deverá ser o primeiro autor e estar inscrito no evento. Na impossibilidade de participar do evento, o autor inscrito como apresentador deverá indicar o novo autor a transferir a inscrição para qualquer outro co-autor cadastrado no momento da submissão até o dia 9 de abril de 2024.

• As apresentações serão realizadas presencialmente e o local será informado em momento oportuno. O tempo de cada apresentação será de 15 minutos, sendo: 5 a 8 minutos para exposição do trabalho; 5 minutos para exposição da banca avaliadora e 2 minutos para preparação do próximo apresentador.

• O autor deverá se dirigir ao local de apresentação com no mínimo 15 minutos de antecedência!

Envio do arquivo:

O arquivo do slide deverá ser enviado para o e-mail da comissão (otousppesquisa@gmail.com) em formato PDF, impreterivelmente, até o dia 10 de abril de 2024, às 23h59, e identificado com o título do trabalho e apresentador.

Modalidade Apresentação Oral (clique para fechar)


HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO POR MODALIDADE

Horários de apresentação dos trabalhos aprovados – 12/04/2024 (sexta-feira)

Modalidade e-Pôster (clique para abrir)

10h10 – 10h20

Autor(a) principal: ISABELA SPIN RONDINA
Título do trabalho: EXISTE CORRELAÇÃO ENTRE AS AVALIAÇÕES PERCEPTIVO- AUDITIVA DA HIPERNASALIDADE DE FALA E NASOENDOSCÓPICA NO DIAGNÓSTICO DA DISFUNÇÃO VELOFARÍNGEA?

Autor(a) principal: PATRICIA RIBEIRO MATTAR DAMIANCE
Título do trabalho: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE UM CURSO DE FONOAUDIOLOGIA E ODONTOLOGIA: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E NO GERENCIAMENTO DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS

Autor(a) principal: ERIKA DURIGON GONÇALVES DA MATA
Título do trabalho: NÁUSEA E VÔMITO PÓS-OPERATÓRIOS EM CIRURGIAS DE IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autor(a) principal: BÁRBARA CRISTIANE SORDI SILVA
Título do trabalho: CARACTERIZAÇÃO AUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM SEQUÊNCIA DE ROBIN ISOLADA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: UM ESTUDO RETROSPECTIVO

10h20 – 10h30

Autor(a) principal: PAULA MARTINS SAID
Título do trabalho: PANORAMA NACIONAL DA MUSICOTERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA COMPLEMENTAR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO CONTEXTO DA SAÚDE AUDITIVA

Autor(a) principal: BEATRIZ DE OLIVEIRA DANTAS
Título do trabalho: A RELAÇÃO ENTRE OTITE MÉDIA E TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21

Autor(a) principal: DÉBORA PEREIRA FERNANDES
Título do trabalho: LEVANTAMENTO DOS MOTIVOS DA INDICAÇÃO DA ABORDAGEM DA BIMODALIDADE ENTRE DISPOSITIVO DE AMPLIFICAÇÃO E PRÓTESES AUDITIVAS IMPLANTÁVEIS

Autor(a) principal: MURILO APARECIDO SANCHES CRUZ SCHICHI
Título do trabalho: AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO DECLÍNIO COGNITIVO E DEPRESSÃO EM IDOSOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA ANTES E APÓS A REABILITAÇÃO AUDITIVA

16h10 – 16h20

Autor(a) principal: LETÍCIA DA COSTA SANTOS
Título do trabalho: SAÚDE MÓVEL: ANÁLISE DOS APLICATIVOS DOS SISTEMAS E IMPLANTES DE CONDUÇÃO ÓSSEA E/OU DE ORELHA MÉDIA

Autor(a) principal: ISABELA SPIN RONDINA
Título do trabalho: POTENCIAIS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E HABILIDADES PRAGMÁTICAS DE CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATINA

Autor(a) principal: LUCAS MARINI GONÇALVES
Título do trabalho: OFERTA DA BOBINA TELEFÔNICA EM APARELHOS AUDITIVOS MODERNOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO

16h20 – 16h40

Autor(a) principal: MARIA JULIA MENEGUELLO NADER
Título do trabalho: INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA NA INTERNET: RESULTADOS PRELIMINARES

Autor(a) principal: BEATRIZ YUKIE FILOSI HASEGAWA
Título do trabalho: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS ASSOCIADAS AOS PARES DE NERVOS CRANIANOS EM PACIENTES PÓS-COVID-19

Autor(a) principal: RAYSSA DE QUEIROZ CAVALCANTE
Título do trabalho: DEMANDAS PSICOSSOCIAIS VIVENCIADAS POR GESTANTES DE FILHOS DIAGNOSTICADOS COM FISSURA OROFACIAL

Modalidade e-Pôster (clique para fechar)

Modalidade Apresentação Oral (clique para abrir)

12h45 • Apresentador(a): DJALMA DE CAMPOS GONÇALVES JUNIOR
Título do trabalho: DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE MICROCIRURGIAS OTOLÓGICAS PELO BRASIL: COMPARAÇÃO ENTRE PACIENTES COM E SEM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS
Área: Audiologia e otologia

13h00 • Apresentador(a): BÁRBARA CRISTIANE SORDI SILVA
Título do trabalho: EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ACÚSTICA NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Área: Audiologia e otologia

13h15 • Apresentador(a): THEREZINHA DA SILVA PROBST
Título do trabalho: TUBO DE VENTILAÇÃO E OTITE MÉDIA SEROSA EM CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Área: Fissuras orofaciais e anomalias craniofaciais

13h30 • Apresentador(a): DIEGO ANDRÉ RESENDE ASSIS
Título do trabalho: PRÓTESE AUDITIVA ANCORADA NO OSSO BILATERAL EM PACIENTE COM SÍNDROME EEC E OTITE MÉDIA CRÔNICA: RELATO DE CASO
Área: Audiologia e otologia

13h45 • Apresentador(a): PAULA MARTINS SAID
Título do trabalho: TREINAMENTO MUSICAL NOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL INFANTIL E NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR: REVISÃO SISTEMÁTICA, META-ANÁLISE E ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CEGO
Área: Audiologia e otologia

14h00 • Apresentador(a): DÉBORA LONGO MIYASHITA
Título do trabalho: PREVALÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA NO HRAC/USP
Área: Fissuras orofaciais e anomalias craniofaciais

Modalidade Apresentação Oral (clique para fechar)

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