HRAC-USP Bauru
EXPORTARNotícias

(Português do Brasil) HC Bauru completa um ano e amplia oferta de serviços de saúde à população de Bauru e região

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Unidade Clínicas, que iniciou suas atividades atendendo casos de covid-19 com 30 leitos e 100 profissionais, hoje tem 76 leitos e 421 profissionais em diversas especialidades e linhas de cuidado à saúde, além de servir de campo para estudantes de Medicina da USP

Quando começou a funcionar como Hospital das Clínicas, em 1º de agosto de 2022, o HC Bauru iniciou suas atividades atendendo casos de Covid-19, com 30 leitos – 20 de clínica médica adulto e dez de UTI adulto – e com 100 profissionais. Hoje, completando um ano, a estrutura da Unidade Clínicas saltou de um Hospital de Campanha exclusivo para Covid-19 para um Hospital Geral de 76 leitos – 40 de clínica médica adulto, 10 de UTI adulto, 16 de clínica pediátrica geral e 10 de UTI pediátrica -, um incremento de 153%, contando com mais de 420 profissionais próprios, e mais de 60 terceirizados.

Na área médica, atuam no HC Bauru especialistas em Cardiologia, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Nefrologia e Pneumologia, em serviços de retaguarda em clínica cirúrgica para pacientes internados nas áreas de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Urologia. O HC Bauru conta ainda com profissionais de diversas outras áreas da saúde – como assistentes sociais, biologistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas -, além da equipe técnica, administrativa e de apoio.

Adicionalmente, na Unidade Centrinho, que integra o complexo do Hospital das Clínicas de Bauru desde 1º de fevereiro de 2023, há 39 leitos gerais de pediatria clínica e cirúrgica e de internação cirúrgica adulto, mais seis leitos de UTI pediátrica, para retaguarda clínica e cirúrgica dos pacientes com anomalias craniofaciais e deficiência auditiva (cirurgias de próteses auditivas implantáveis, como o implante coclear), totalizando 121 leitos ativos em ambos os prédios.

“Neste primeiro ano, tivemos um grande avanço na estruturação do hospital. Além do aumento do número de leitos, ampliamos o atendimento para pacientes com diversas condições clínicas, além da covid-19, tanto nos casos mais simples quanto nos casos mais graves. A abertura de leitos de pediatria e UTI pediátrica possibilitou uma abrangência ainda maior no cuidado à população”, avalia a médica Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde do HC Bauru.

“Buscamos proporcionar um atendimento de excelência à população, com cuidado multiprofissional, visando não apenas o tratamento da doença mas o cuidado com o indivíduo. Foi um ano de muito trabalho, estamos orgulhosos do que já foi implementado e empenhados em ampliar o serviço, visando sempre a qualidade da assistência à população”, completa.

O diretor-geral do HC Bauru, Danilo Arruda de Souza, destaca que há diversas frentes de trabalho em andamento no processo de estruturação deste novo complexo. “Será iniciada, neste segundo semestre de 2023, a reforma no Centro Cirúrgico da Unidade Clínicas, com expectativa de ativação no segundo semestre de 2024 – sendo nove salas, oito para cirurgias eletivas e uma para cirurgia de urgência -, e a construção de uma Central de Materiais e Esterilização nova, melhorias viabilizadas por investimento do Governo do Estado anunciado no último dia 14 de julho”.

Danilo acrescenta que “esses recursos permitirão ainda a abertura de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, com exames de tomografia, ainda neste segundo semestre de 2023, e com equipamento de ressonância magnética para 2024”.

Segundo o diretor-geral do HC Bauru, além do acompanhamento odontológico já realizado na Unidade Centrinho para os pacientes com fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, existe o planejamento para iniciar a oferta, ainda neste segundo semestre de 2023, de serviço odontológico para crianças e adultos com síndromes ou deficiência mental ou intelectual, que necessitem de anestesia geral.

“É importante ressaltar que, em todo este processo de estruturação do HC Bauru, a Unidade Centrinho teve todos os atendimentos e linhas de cuidado preservadas, sem qualquer redução, ao contrário, já foram feitas diversas contratações de funcionários que estão atuando na Unidade Centrinho”, reforça o dirigente.

“O aporte para o Hospital das Clínicas de Bauru tem o objetivo de colocá-lo 100% em funcionamento. Com o repasse desses recursos, darão início à reforma da estrutura física para a adequação do prédio às normas vigentes, além da aquisição de equipamentos. A unidade funcionará em sua totalidade, aumentando a oferta dos serviços de saúde à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Medicina
Além dos serviços de assistência à saúde da população, o HC Bauru também serve de campo para o ensino e treinamento dos cursos de graduação e pós-graduação da USP.

“O HC Bauru é onde os internos de Medicina – 5º e 6º ano – fazem estágios curriculares, atendendo com supervisão de preceptores e docentes nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina intensiva e urgências. Há também alunos do 1º ao 4º ano em estágios de treinamento como a semiologia médica. Temos ainda, na Unidade Centrinho, além dos estudantes de Medicina, alunos de Odontologia e Fonoaudiologia em estágios curriculares e optativos”, explica o professor Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Para Tales, “o HC Bauru, em franca expansão assistencial, propiciou um diferencial importante para o Curso de Medicina, onde os estudantes conseguiram, já nas primeiras turmas, vivenciar a rotina de cuidado e atendimento em diversas áreas da medicina”.

O coordenador da Medicina salienta ainda que “o HC Bauru consolidou a estruturação da futura Faculdade de Medicina da USP, auxiliando e proporcionando local de estágio para as primeiras turmas do Curso de Medicina da FOB-USP. A expectativa é de aumento gradativo dos campos de estágios dos alunos e da ampliação a curto e médio prazo das residências médicas já para o ano de 2024”.

Linha do tempo

– Julho de 2018: Decreto de criação do Hospital das Clínicas de Bauru (Decreto Estadual Nº 63.589, de 6/7/2018);

– Julho de 2020: Parte da atual Unidade Clínicas passa a funcionar, em 1/7/2020, como Hospital de Campanha para o atendimento de pacientes com covid-19, sob responsabilidade da (SES-SP);

– Dezembro de 2021: USP e SES-SP firmam, em 29/12/2021, Acordo de Cooperação Técnica para a implantação e funcionamento do HC Bauru;

– Maio de 2022: Publicação, em 28/5/2022, no Diário Oficial do Estado (DOE), do Despacho da SES-SP que declarou a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Faepa) como a Organização Social de Saúde (OSS) vencedora do processo de Convocação Pública para a gestão do HC Bauru;

– Agosto de 2022: Início, em 1/8/2022, das atividades do HC Bauru, complexo hospitalar da SES-SP – ao qual a Unidade Centrinho passou a integrar -, sob gestão da Faepa, com 30 leitos e 100 profissionais na Unidade Clínicas;

– Agosto de 2023: HC Bauru completa um ano de atividades, em 1/8/2023, contando com 76 leitos e 421 profissionais em diversas especialidades e linhas de cuidado à saúde na Unidade Clínicas – mais 45 leitos na Unidade Centrinho e 513 profissionais da USP -, além de servir de campo para estudantes de Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia da USP, mestrandos, doutorandos, residentes e especializandos das diversas áreas da saúde.

 

(Imagem de capa: Fachada do HC Bauru. Foto: Klaus Aires/Acervo USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP