HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Solenidade marca formatura de 85 alunos de extensão do HRAC-USP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Dentre os formandos, estavam os concluintes da primeira turma de Residência Médica em Anestesiologia, das demais residências médicas e multiprofissionais, especializações, práticas profissionalizantes e curso de aperfeiçoamento

Uma solenidade realizada na noite do dia 22/2 marcou a formatura dos alunos de extensão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP).

Realizada no Teatro Universitário da USP Bauru, a cerimônia contou com a entrega simbólica dos certificados de conclusão de curso e a participação de familiares dos alunos.

Dentre os formandos, estavam os concluintes da primeira turma de Residência Médica em Anestesiologia, iniciada em 2021, com o apoio da organização filantrópica Smile Train – parceira do HRAC-USP -, por meio da concessão de bolsas aos residentes.

Formatura ocorreu no Teatro Universitário da USP Bauru, no dia 22/2. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

Também se formaram os concluintes dos seguintes cursos: Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial; Residência Médica em Otorrinolaringologia; Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva; Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais; Especializações em Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e em Radiologia Odontológica e Imaginologia; Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais, Implante Coclear (área de Fonoaudiologia), Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (área de Medicina) e em Próteses Auditivas Implantáveis; e Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora.

Ao todo, o HRAC-USP já titulou ao longo das décadas mais de 2.200 especialistas e profissionais em cursos de extensão universitária.

Aprendizado técnico e humano
Em seu discurso, a superintendente substituta em exercício do HRAC-USP, doutora Cleide Felício de Carvalho Carrara, destacou que a data era de festa, pela conclusão de 17 diferentes cursos por 85 alunos. “A trajetória do HRAC na área de ensino tem origem em meados da década de 1970, com a residência odontológica, da qual eu me orgulho de ter sido aluna de Odontopediatria nos anos de 1986 e 1987”, recordou.

Dra. Cleide Carrara, superintendente substituta do HRAC-USP em exercício. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

A superintendente em exercício agradeceu aos docentes dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), que gentilmente colaboram como coordenadores dos diferentes programas de ensino do Hospital, e aos servidores do HRAC-USP, profissionais altamente capacitados, responsáveis por estarem lado a lado dos alunos como preceptores nos atendimentos clínicos dos pacientes.

“Nosso especial agradecimento à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na pessoa da pró-reitora Marli Quadros Leite, pelo constante apoio na gestão e viabilização dos cursos de extensão do HRAC”, acrescentou.

Cleide Carrara concluiu sua fala com uma mensagem aos formandos. “Espero que vocês tenham tido a oportunidade de vivenciar aqui não apenas o aprendizado técnico, mas também o aprendizado humano. Nossos pacientes, vindos de todos os estados brasileiros, encontram em Bauru a esperança de um futuro melhor. Não tenho dúvida nenhuma que cada um de vocês levará não apenas uma experiência profissional, mas sim uma experiência de vida. O sentimento é de orgulho pela contribuição do nosso Hospital na formação de todos vocês”.

Profa. Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

Na sequência, foi transmitido vídeo com mensagem da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. “É com grande satisfação que venho cumprimentar cada um de vocês por alcançar este momento significativo em suas trajetórias acadêmicas. Que os conhecimentos adquiridos neste renomado Centro de Reabilitação sejam a base sólida para futuros sucessos em suas carreiras. Parabéns por toda a dedicação que resulta em conquistas como a que ora alcançam”, desejou aos concluintes.

O professor Renato Yassutaka Faria Yaedú, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do HRAC-USP e docente do Departamento de Cirurgia da FOB-USP, parabenizou os formandos por todo o esforço, dedicação, abdicação para aprender e se transformarem em profissionais com valores éticos, habilidades técnicas e conhecimento científico, ressaltando que a data marca a conclusão de uma das etapas mais importantes de suas vidas profissionais.

Prof. Renato Yaedú, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do HRAC. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

“Parabenizo também aos familiares por acreditarem em seus filhos e serem o alicerce que os estimularam a estar aqui e seguir até o fim por este longo caminho. Hoje vocês têm a prova de que a missão está cumprida. Entregam à sociedade um profissional habilitado e treinado a assistir seus pacientes. Agradeço a todos que fazem essa mágica acontecer na vida destes jovens profissionais: coordenação, tutores, preceptores e todos os profissionais e funcionários que participam direta e indiretamente na formação”, pontuou.

Renato Yaedú encerrou seu discurso desejando aos formandos muito sucesso. “Que levem consigo todos os ensinamentos e que os utilizem com sabedoria, fazendo o melhor para e pelos seus pacientes. Espero poder ouvir e acompanhar as conquistas de vocês, transformando os locais por onde passarem e levando todo o conhecimento, amor e humanismo aprendido aqui”.

Prof. Nivaldo Alonso, chefe de Cirurgia Craniofacial do HRAC e membro do Conselho Médico Consultivo Global da Smile Train. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

Já o professor Nivaldo Alonso, chefe de Cirurgia Craniofacial, coordenador da Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e da Prática Profissionalizante em Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais do HRAC-USP e docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), da capital, afirmou: “essa é uma noite muito especial. Temos muita satisfação de estar aqui e ver vocês junto com seus familiares aproveitando esse momento. Considero essa residência médica e essa prática profissionalizante o fim de uma era e o começo de suas vidas profissionais. É um passo enorme, e espero que vocês tenham aproveitado bastante essa oportunidade dentro desse centro de cirurgia craniofacial, considerado sem dúvida nenhuma um dos melhores centros de formação dentro das áreas de odontologia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica e cirurgia craniofacial”.

Também representando a ONG Smile Train, da qual é membro do Conselho Médico Consultivo Global e diretor do Conselho Médico Consultivo no Brasil, Nivaldo Alonso assinalou que a organização mantém parceria com o HRAC-USP desde 2017 e que participa ativamente dos processos de educação na instituição, focando o desenvolvimento de profissionais que se habilitam para tratar as anomalias craniofaciais, com ênfase em fissura labiopalatina.

“Esse momento é bastante ímpar para vocês e eu queria desejar muita sorte e muito sucesso em suas trajetórias. Gostaria também de agradecer a todos que colaboraram na formação de vocês e à estrutura oferecida pelo Centrinho”, finalizou.

Profa. Natália Frederigue Lopes, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

Para a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC-USP e docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, professora Natália Barreto Frederigue Lopes, esta conclusão valoriza a formação e a atuação em equipe, com experiências e habilidades complementares, que compartilham objetivos comuns e exercem esforços combinados para a promoção da saúde, para o tratamento e a reabilitação.

“Vocês estão agora frente a novos desafios e oportunidades. Desejamos sucesso e temos orgulho de vê-los capacitados para contribuírem com a saúde e melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. Tenham comprometimento, amor e dedicação para trilharem um caminho com êxito na especialidade escolhida. Ultrapassem aquilo que aqui aprenderam. O guia supremo de cada um de vocês deverá ser sempre a consciência. Nela estão depositadas as vivências, a vocação, a vontade de servir, a determinação em superar limites. Associem a ela a necessidade do aperfeiçoamento técnico e estudo constantes e a busca pela atualização. Felicidades aos formandos”, frisou a professora, representando os coordenadores dos cursos de extensão do HRAC-USP.

Thaisa do Nascimento Dias, formanda do Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais do HRAC. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

A mesa de abertura da cerimônia também foi composta por duas formandas. “Apesar das diferenças, acredito que todos nós temos algo em comum. Existiu um motivo que foi combustível para estarmos aqui hoje. Para alguns foi o sonho, para outros um desafio, mais um degrau no currículo. Mas, desde que entramos pela primeira vez pela portaria do HRAC, o maior ganho foi humano. Aprendemos mais do que uma especialidade, tivemos um crescimento pessoal e íntimo com o cuidado que podemos oferecer, cada um à sua maneira”, registrou a cirurgiã-dentista Thaisa do Nascimento Dias, concluinte do Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais, representando os alunos da área de Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais do HRAC-USP.

“Alguns de nós viemos de longe, colocamos muita coisa na bagagem, e agora chegou este momento que estamos vivenciando nesta noite. Só posso agradecer àqueles grandes apoiadores que nos acolheram e nos ajudaram, nossa família, nossos amigos e colegas de profissão. Meu muito obrigado e o desejo de um futuro brilhante aos meus colegas”, salientou.

Giovana Orru Tiengo, formanda do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

Já a psicóloga Giovana Orru Tiengo, concluinte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva, destacou que “esta noite é a concretização do que no passado foi um sonho distante” e fez uma analogia entre a vivência nesses anos de especialização e a canção “Sujeito de sorte”, de Belchior.

“‘Presentemente, eu posso me considerar um sujeito de sorte’. E eu seguramente confirmo: a experiência em poder trabalhar em um serviço de notável credibilidade nacional e internacional, com profissionais de competência ímpar e acompanhados por companheiros de trabalho excepcionais, é, de fato, uma prova de que somos sujeitos de sorte. ‘Porque apesar de muito moço, me sinto são, e salvo e forte’. No começo, ainda engatinhávamos para um universo de amadurecimento pessoal e profissional. E ainda que haja muitos caminhos a serem percorridos, por todo conhecimento aprendido, aplicado e ensinado, nós nos tornamos sãos. Por cada demanda atendida, história ouvida, coração acarinhado, de aperto de mão a abraços e presentes compartilhados, nós sempre fomos salvos. E por nos dispormos inteiramente aos pacientes e crescermos juntos como profissionais, nas facilidades e dificuldades, nós ficamos fortes. ‘E tenho comigo pensado, Deus é brasileiro e anda do meu lado”. Independente da religião ou crença, é inegável que a energia ao atender a população alvo do Hospital e da Universidade é imensuravelmente sublime, fortalecendo nossa fé no trabalho dedicado ao cuidado, zelo e amor ao próximo”, discursou.

“E por mais que dentro deste período, inúmeras vezes temos ‘sangrado demais’ e ‘chorado pra cachorro’ por impasses e tribulações profissionais e pessoais, os ‘anos passados’ literalmente se passaram e ‘esse ano’ não somente nos formamos como profissionais especialistas, como também ‘podemos nos considerar sujeitos de sorte’. Agradeço a toda a equipe do HRAC por cada momento de aprendizado e de suporte nesta jornada”, concluiu Giovana, representando os alunos da área de Saúde Auditiva do HRAC-USP.

Apresentação de trabalhos durante o 7º ECEx. Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC

Apresentações dos trabalhos
No dia 17/2, foi realizado o 7º Encontro da Cultura e Extensão (ECEx) do HRAC-USP, no hall do Teatro Universitário da FOB-USP.

Durante o Encontro, os concluintes dos cursos de Especialização e Residência Multiprofissional do HRAC-USP puderam apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Residência (TCR), na modalidade de e-poster, e o os demais alunos matriculados nos cursos de extensão também puderam apresentar trabalhos e pesquisas desenvolvidas.

Foram apresentados relatos clínicos, relatos de experiência, revisões de literatura ou sistemática e trabalhos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do HRAC-USP.

Álbum de fotos
Confira o álbum de fotos da formatura dos cursos de extensão do HRAC-USP em: https://photos.app.goo.gl/To1pwqYS3ZG8tEJx6.

 

(Imagem de capa: Formandos dos cursos de extensão do HRAC-USP. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP