Plataforma Brasil

Aqui, encontram-se tutoriais, orientações e demais informações sobre os procedimentos que envolvem a Plataforma Brasil, necessários à todos os projetos de pesquisa protocolados junto à CPq e ao CEP, no HRAC-USP:

• Site do portal Plataforma Brasil: plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Ofício circular 05/2012, da coordenadoria do CEP-HRAC (clique para visualizar o arquivo original)

Tutorial para cadastrar Pesquisador (ver mais)

• Tutorial para submeter o Projeto de Pesquisa – Pesquisas com metodologias na área de Ciências da Saúde (ver mais)

• Tutorial para submeter o Projeto de Pesquisa – Pesquisas com metodologias na área de Ciências Humanas e Sociais (ver mais)

• OFICINA: Plataforma Brasil – Submissão e Acompanhamento de Projetos (ver mais)

• Tutorial para solicitar alteração/emenda pela Plataforma Brasil (ver mais)

Emenda é toda proposta de modificação ao projeto original, apresentada com a justificativa que a motivou.
As emendas devem ser apresentadas ao CEP de forma clara e sucinta, identificando a parte do protocolo a ser modificado e suas justificativas.

Será necessário: 

Anexar arquivo do projeto modificado, o formulário do HRAC-USP atualizado e assinado por todos os participantes da pesquisa (se aplicável) e modificar os campos da Plataforma Brasil compatibilizando com as novas alterações.
 Anexar arquivo do ofício de encaminhamento ao CEP.

A emenda será analisada pelas instâncias de sua aprovação final (CEP e/ou CONEP).

Clique aqui, para efetuar o download do arquivo de tutorial. (fonte: CONEP)

• Tutorial para solicitar alteração/emenda pela Plataforma Brasil (clique para fechar)

• Tutorial para encaminhar notificação: Relatório Parcial e Final (Comunicações e Ofícios) (ver mais)

OBS.: Este será realizado quando não houver alteração (através da Plataforma Brasil) no conteúdo do projeto.

Para pesquisas que envolvam seres humanos, será necessário entregar TCLE e declarações assinadas e rubricadas para a Seção de Apoio à Pesquisa, que serão devolvidas ao pesquisador após análise do CEP-HRAC.

Clique aqui, para efetuar o download do arquivo de Tutorial. (fonte: CONEP)

• Tutorial para encaminhar notificação: Relatório Parcial e Final (Comunicações e Ofícios) (clique para fechar)

• Tutorial de pré-solicitação para alteração de Pesquisador Responsável do Projeto (fonte: CONEP)

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: (ver mais)

 

• Todos os documentos assinados anexados pelo pesquisador devem possibilitar o uso dos recursos “Copiar” e “Colar” em qualquer palavra ou trecho do texto, conforme Norma Operacional 1/2013.

Ao entregar o Protocolo de Pesquisa na Seção de Apoio à Pesquisa, a submissão na Plataforma Brasil deverá estar finalizada.

Ao finalizar a submissão, a secretaria do CEP recebe o protocolo e faz a checagem documental, que pode resultar na aceitação documental ou na devolução do protocolo de pesquisa. Em caso de devolução, o pesquisador receberá um e-mail para que realize os ajustes apontados e reencaminhe, via Plataforma Brasil, para nova análise documental. 7. O projeto é apreciado na reunião do CEP de determinado mês, somente se os documentos obrigatórios forem aceitos dentro do prazo de uma semana após a data limite de submissão do mesmo mês. Fora deste prazo a protocolo será analisado na reunião subsequente.

 A notificação de pendências e o parecer do CEP serão obtidos através da Plataforma Brasil. O pesquisador receberá um email notificando da necessidade de acessar o arquivo “parecer consubstanciado do CEP” do sistema, encontrado em “detalhar pesquisa” (ícone: lupa).

Considerando que o parecer foi emitido pelo(a) coordenador(a) do CEP, que entrou no sistema com seu login e sua senha, não há obrigatoriedade de que o parecer seja fisicamente assinado pelo(a) coordenador(a), dado que o mesmo já foi emitido pela Plataforma Brasil de forma segura.