HRAC-USP Bauru

Residência Multiprofissional

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As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões da saúde, sob a  forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de 02 (dois) anos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129/2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, abrangendo profissões da área da saúde diversas à medicina. Por meio desta Lei também foi criada, no âmbito do MEC, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do HRAC-USP contemplam as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo é realizado anualmente pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), por meio de Edital unificado da Universidade de São Paulo.

Durante todo o período do curso é assegurada ao profissional da saúde residente uma bolsa, oferecida e administrada pelo Ministério da Saúde, com valor fixado em Portaria Interministerial. O valor bruto atual é R$ 4.106,09 (Portaria Interministerial MEC/MS nº 09, de 13 de outubro de 2021).


PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DO HRAC-USP

 

Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais (ver mais)

 

Natureza: Residência em Área Profissional da Saúde – Modalidade Multiprofissional 

Formato: Presencial

Duração: 02 anos (24 meses)

Carga horária semanal: 60 horas (regime de dedicação exclusiva) 

Carga horária total: 5.860 horas

Público-alvo: profissionais graduados em Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social

Coordenador (Responsável Institucional): Prof. Dr. Renato Yassutaka Faria Yaedú

Vice-Coordenador (Coordenador Técnico): Profa. Dra. Ana Paula Fukushiro

 

HISTÓRICO

O Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais teve seu projeto inicial orientado pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, dos Ministérios da Saúde e da Educação. O Pró-Saúde propôs uma estrutura curricular voltada para a integração ensino-serviço, abordagem integral do processo saúde-doença e ênfase na atenção básica – em outras palavras, incentivou a formação do profissional com visão multidisciplinar, para o ser humano como um todo. 

O primeiro oferecimento do programa pelo HRAC-USP aconteceu em agosto de 2010, após ser contemplado pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Portaria Interministerial nº 1.077, de 12/11/2009). A concessão das bolsas, oferecidas e administradas pelo Ministério da Saúde, foi homologada pela Portaria Conjunta MS/MEC nº 01, de 24/02/2010, e renovada pela Portaria Conjunta MS/MEC nº 03, de 15/09/2015.

A Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais trouxe uma proposta inédita para a formação de profissionais da área da saúde, que até hoje possibilita a capacitação de profissionais especializados no atendimento e reabilitação de pessoas com anomalias craniofaciais, além do atendimento das demandas de outros serviços e regiões. Seu projeto pedagógico foi estruturado para disseminar o conhecimento adquirido, formar e capacitar profissionais especializados e ampliar os serviços necessários para o diagnóstico/prognóstico e reabilitação de pessoas com anomalias craniofaciais e síndromes associadas, repassando a competência técnica e filosofia de trabalho humanizada, que atende aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade e modelo de vigilância à saúde. 

CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

O Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais do HRAC-USP oferece 17 vagas anuais, distribuídas nas seguintes áreas profissionais: Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O preenchimento das vagas ocorre por meio de processo seletivo com Edital público amplamente divulgado, atualmente gerenciado pela Fuvest. Durante todo o período do curso é garantido ao profissional da saúde residente uma bolsa mensal financiada pelo Ministério da Saúde, com valor fixado em Portaria Interministerial MS/MEC.

Estruturado com dois anos de duração (R1 e R2), o programa visa colaborar com a formação de profissionais especializados capazes de realizar os planejamentos, intervenções e, em nível administrativo, assessorar os gestores e demais autoridades no que concerne às síndromes e anomalias craniofaciais. Pretende, ainda, formar profissionais de saúde especialistas em síndromes e anomalias craniofaciais, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício profissional com rigor científico e pautado em princípios éticos, visando a atuação integrada, por meio do treinamento em serviço. 

Ao final da Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais, o profissional da saúde deverá estar capacitado a: exercer ações multi e interdisciplinares nos campos de saber e prática de atenção à saúde; a divulgar o conhecimento e a experiência dos profissionais especializados nas áreas de atuação do HRAC-USP em atendimentos, pesquisas e resultados de condutas e técnicas terapêuticas; a oportunizar aos profissionais interessados complementarem sua formação para diagnóstico/prognóstico, tratamentos ambulatoriais, internações e cirúrgicos, nas áreas oferecidas; a ampliar a oferta e o acesso das pessoas com síndromes e anomalias craniofaciais a serviços de qualidade em todo o país.

PROGRAMA

Núcleo Comum (NC) (ver mais)

NC – Aspectos psicossociais, legais e reabilitação das fissuras orofaciais
NC – Biossegurança
NC – Dinâmica das relações interpessoais e do trabalho em equipe
NC – Ética e Bioética
NC – Etiologia, epidemiologia, classificação das fissuras labiopalatinas e suas considerações morfológicas, funcionais e estéticas
NC – Família e desenvolvimento humano
NC – Genética das síndromes e anomalias craniofaciais
NC – Metodologia de Pesquisa e Bioestatística
NC – Políticas Públicas de Saúde
NC – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa I
NC – Seminários de estudos interdisciplinares
NC – Treinamento prático multidisciplinar

Núcleo Comum (NC) (clique para fechar)

Núcleos Específicos Práticos (NEP) (ver mais)

Biomedicina
NEPB – Análises Clínicas
NEPB – Fisiologia da respiração, fala e sono
NEPB – Genética Clínica
NEPB – Laboratório de Biologia Molecular
NEPB – Laboratório de Citogenética

Enfermagem
NEPE – Atuação da Enfermagem em centro cirúrgico e central de material e esterilização
NEPE – Processo de cuidar da família e/ou cuidadores informais
NEPE – Processo de cuidar do paciente com fissuras orofaciais e síndromes relacionadas
NEPE – Processo de cuidar do paciente em atendimento ambulatorial
NEPE – Processo de cuidar do paciente em cuidado intensivo e semi-intensivo
NEPE – Programas de ensino, pesquisa, atualização e supervisão

Fonoaudiologia
NEPF – Gerenciamento das disfunções orofaciais
NEPF – Gerenciamento dos distúrbios da comunicação e da deglutição nas síndromes e anomalias craniofaciais
NEPF – Gerenciamento dos distúrbios da comunicação nas fissuras labiopalatinas e disfunção velofaríngea
NEPF – Gerenciamento interdisciplinar e integrado dos distúrbios da comunicação e funções orais

Odontologia
NEPO – Cirurgia Oral Menor
NEPO – Dentística
NEPO – Endodontia
NEPO – Odontologia em Saúde Coletiva
NEPO – Odontopediatria
NEPO – Periodontia
NEPO – Prótese de Palato
NEPO – Prótese Dentária
NEPO – Radiologia

Psicologia
NEPP – Atendimento em ambulatório e internação
NEPP – Estudo temático e supervisão
NEPP – Orientação à família, escola e comunidade

Serviço Social
NEPSS – Programas de ensino e pesquisa do Serviço Social
NEPSS – Serviço Social de projetos comunitários
NEPSS – Serviço Social: prática de ambulatório e internação

Núcleos Específicos Práticos (NEP) (clique para fechar)

Núcleos Específicos Teóricos (NET) (ver mais)

Biomedicina
NETB – Análises Clínicas
NETB – Fisiologia do Sistema Estomatognático
NETB – Genética Clínica
NETB – Laboratório de Biologia Molecular
NETB – Laboratório de Citogenética
NETB – Orientação, elaboração e apresentação do TCR
NETB – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa II

Enfermagem
NETE – Ética, bioética e humanização
NETE – Orientação, elaboração e apresentação do TCR
NETE – Processo de cuidar do paciente com fissuras orofaciais e síndromes relacionadas
NETE – Processos gerenciais do serviço de Enfermagem
NETE – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa II

Fonoaudiologia
NETF – Cuidado interdisciplinar e integrado dos distúrbios da comunicação e funções orofaciais
NETF – Disfunções orofaciais nas anomalias craniofaciais
NETF – Distúrbios da comunicação e da deglutição nas síndromes e anomalias craniofaciais
NETF – Distúrbios da comunicação nas fissuras labiopalatinas e disfunção velofaríngea
NETF – Orientação e desenvolvimento do TCR
NETF – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa II

Odontologia
NETO – Diagnóstico Bucal
NETO – Odontopediatria e Saúde Coletiva
NETO – Orientação, elaboração e apresentação do TCR
NETO – Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial
NETO – Prótese de Palato e Próteses Extraorais
NETO – Reabilitação Oral
NETO – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa II

Psicologia
NETP – Acompanhamento familiar e da reabilitação psicossocial nas fissuras labiopalatinas
NETP – Estudos de temas específicos da área
NETP – Orientação, elaboração e apresentação do TCR
NETP – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa II
NETP – Seminários, discussão e apresentação de estudos de casos

Serviço Social
NETSS – Aspectos psicossociais, familiares e legais na reabilitação das fissuras orofaciais
NETSS – Estudos de temas e prática em Serviço Social
NETSS – Organização e gestão social de serviços
NETSS – Orientação, elaboração e apresentação do TCR
NETSS – Seminário de acompanhamento e avaliação do programa II
NETSS – Seminários e apresentação de estudos de casos

Núcleos Específicos Teóricos (NET) (clique para fechar)

Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais (clique para fechar)

 

Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva (ver mais)

 

Natureza: Residência em Área Profissional da Saúde – Modalidade Multiprofissional 

Formato: Presencial

Duração: 02 anos (24 meses)

Carga horária semanal: 60 horas (regime de dedicação exclusiva)

Carga horária total: 5.860 horas

Público-alvo: profissionais graduados em Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social

Coordenador (Responsável Institucional): Profa. Dra. Natália Barreto Frederigue Lopes

Vice-Coordenador (Coordenador Técnico): Profa. Dra. Dagma Venturini Marques Abramides

 

HISTÓRICO

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC-USP teve sua primeira edição no ano de 2013, após ser contemplado pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009). A concessão das bolsas foi homologada pela Portaria Conjunta MS/MEC nº 07, de 27/11/2012, e renovada pela Portaria Conjunta MS/MEC nº 03, de 15/09/2015.

O atendimento à pessoa com deficiência auditiva (DA) foi incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no início da década de 1990. Embora as Portarias publicadas desde então tenham sido de extrema importância para o acesso da população ao tratamento, ela não englobavam todos os procedimentos que visam às boas práticas de atenção e cuidado à saúde auditiva. Somente a partir de setembro de 2004, com as Portarias 2.073/GM e SAS 587 e 589, surgiu uma nova realidade no atendimento do DA, com a instalação de uma Política Nacional de Saúde Auditiva (PNSA). O HRAC-USP, por ser um serviço de referência em saúde auditiva e possuir o primeiro programa de Implante Coclear (IC) multicanal do Brasil, ao longo dos anos desenvolveu pesquisas que forneceram subsídios e auxiliaram na proposição e definição de protocolos aplicados na rotina de atendimento da população com DA. Assim, os resultados obtidos nesses estudos foram de fundamental importância para as discussões junto ao Ministério da Saúde quanto à definição das políticas públicas voltadas aos usuários de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e IC.

Devido ao desenvolvimento de tecnologias e procedimentos, buscando o melhor para a reabilitação global do paciente, o HRAC-USP se tornou referência nacional e internacional, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tal reconhecimento deu origem à demanda de estudantes e profissionais a procura de aperfeiçoamento em suas áreas, bem como de gestores de saúde com a intenção de instalar serviços em suas comunidades. Assim, no contexto da capacitação de profissionais, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva foi criado com a proposta de formar profissionais de saúde para atender pessoas com DA em todas as faixas etárias, realizar trabalho de prevenção, orientação e encaminhamento segundo os princípios do SUS, dentro de uma filosofia interdisciplinar e humanização, conhecedor das novas tecnologias e capaz de usá-las, permitindo ao HRAC-USP disseminar o conhecimento construído e adquirido.

CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva oferece 20 vagas anuais, distribuídas nas seguintes áreas profissionais: Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. O preenchimento das vagas ocorre por meio de processo seletivo com Edital público amplamente divulgado, atualmente gerenciado pela Fuvest. Durante todo o período do curso é garantido ao profissional da saúde residente uma bolsa mensal financiada pelo Ministério da Saúde, com valor fixado em Portaria Interministerial MS/MEC.

Estruturado com dois anos de duração (R1 e R2), o programa visa colaborar com a formação de profissionais especializados capazes de atender às pessoas com deficiência auditiva, em todas as faixas etárias (realizando trabalhos de prevenção, orientação e encaminhamento, dentro de uma filosofia interdisciplinar e com conhecimento de novas tecnologias e da aplicação das mesmas), e de realizar planejamentos, intervenções e, em nível administrativo, assessorar os gestores e demais autoridades no que concerne à saúde auditiva. Pretende, ainda, formar profissionais de saúde, especialistas em saúde auditiva, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício profissional com rigor científico e pautado em princípios éticos, visando a atuação integrada, por meio do treinamento em serviço. 

Ao final da Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva o profissional de saúde deverá estar capacitado a: exercer ações multi e interdisciplinares nos campos de saber e prática de atenção à saúde; a divulgar o conhecimento e a experiência dos profissionais especializados nas áreas de atuação do HRAC-USP em atendimentos, pesquisas e resultados de condutas e técnicas terapêuticas; a oportunizar aos profissionais interessados complementarem sua formação em programas de prevenção na atenção básica, em diagnóstico e tratamento das deficiências auditivas, nas áreas oferecidas; e também, a ampliar a oferta e o acesso das pessoas a serviços de qualidade, em todo o país, mediante a formação de profissionais especializados com vistas à promoção da saúde auditiva.

PROGRAMA

Núcleo Comum (NC) (ver mais)

NC – A prática profissional na interdisciplinaridade I
NC – A prática profissional na interdisciplinaridade II
NC – Aspectos psicossociais e reabilitação das deficiências auditivas
NC – Avaliação e diagnóstico dos problemas auditivos
NC – Biossegurança
NC – Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa
NC – Ética e Bioética
NC – Etiologia e classificação das patologias auditivas
NC – Família e desenvolvimento humano
NC – Humanização em saúde auditiva
NC – Interdisciplinaridade e trabalho em equipe
NC – Metodologia de Pesquisa e Bioestatística
NC – Orientação, elaboração e defesa do TCR
NC – Políticas Públicas de Saúde
NC – Seminários de acompanhamento e avaliação do programa I
NC – Seminários de acompanhamento e avaliação do programa II
NC – Telessaúde em Saúde Auditiva
NC – Treinamento prático multidisciplinar

Núcleo Comum (NC) (clique para fechar)

Núcleos Específicos Práticos (NEP) (ver mais)

Fonoaudiologia
NEPF – Diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva
NEPF – Estudo temático e supervisão

Psicologia
NEPP – Diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva
NEPP – Supervisão Clínica

Serviço Social
NEPSS – Diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva
NEPSS – Supervisão Clínica

Núcleos Específicos Práticos (NEP) (clique para fechar)

Núcleos Específicos Teóricos (NET) (ver mais)

Fonoaudiologia
NETF – Audiologia Educacional
NETF – Estudo de temas específicos da área
NETF – Estudo e apresentação de casos
NETF – Implante Coclear
NETF – Indicação e adaptação de próteses e aparelhos de amplificação sonora individual e coletiva
NETF – Métodos de avaliação da audição nas diversas faixas etárias
NETF – Reabilitação da audição no adulto e no idoso

Psicologia
NETP – Diagnóstico, reabilitação e aspectos psicológicos da deficiência auditiva
NETP – Estudo de temas específicos da área
NETP – Estudo e apresentação de casos

Serviço Social
NETSS – Diagnóstico, reabilitação e aspectos sociais da deficiência auditiva
NETSS – Estudo de temas específicos da área
NETSS – Estudo e apresentação de casos

Núcleos Específicos Teóricos (NET) (clique para fechar)

Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva (clique para fechar)


Veja também:

Processos seletivos
abertos ou em andamento | encerrados

Normativas
Normas Governamentais e da USP que regulamentam as residências em área profissional da saúde
Regimento dos programas de residência multiprofissional do HRAC

Materiais informativos
Área do aluno (requerimentos, formulários etc.)
Manual do aluno ingressante
Manual do residente multiprofissional


 

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