HRAC-USP Bauru
DestaquesNotícias

(Português do Brasil) Aula inaugural marca recepção dos alunos de cultura e extensão do HRAC-USP

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

São 132 ingressantes em 16 diferentes cursos, como residências médicas e multiprofissionais, especializações, práticas profissionalizantes, atualização e difusão          

Foi realizada, na manhã do dia 4/3, a aula inaugural dos cursos de cultura e extensão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

Ministrada no Auditório “Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua”, no Bloco Didático 3 da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), a aula inaugural marcou a recepção de 132 ingressantes de 16 diferentes cursos do HRAC-USP.

São eles: Residências Médicas em Anestesiologia e em Otorrinolaringologia; Residências Multiprofissionais em Saúde Auditiva e em Síndromes e Anomalias Craniofaciais; Especializações em Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e em Radiologia Odontológica e Imaginologia; Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Implante Coclear (Área de Fonoaudiologia) e em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (Área Médica); Atualização em Ortodontia Interceptora e Ortopedia Facial; e Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).

Boas-vindas e mensagens
Na abertura, a superintendente substituta em exercício do HRAC-USP e odontopediatra Cleide Felício de Carvalho Carrara deu as boas-vindas aos novos alunos e destacou a história de 56 anos de atuação do Hospital na reabilitação das fissuras labiopalatinas, 39 anos na reabilitação das deficiências auditivas e 34 anos na reabilitação com implantes cocleares, sendo reconhecido como um dos maiores centros de reabilitação em anomalias craniofaciais do mundo.

Foto: Rodrigo Sobral/HRAC

“Ver essa sala cheia de alunos deixa nosso coração bem quentinho. É com muita alegria que recebemos todos vocês. Aproveitem ao máximo todo o aprendizado que será oferecido. Nossos profissionais têm muito a contribuir com a formação técnica de cada um. Respeitem a todos, pois trabalham com muito carinho para que essa jornada de vocês seja inesquecível. Respeitem os pacientes, que são fundamentais para a concretização do aprendizado. Cada paciente tem uma história para contar, e não deixem de escutar. Isso faz parte de uma formação humanizada”, ressaltou a dirigente.

“Muito obrigado por escolherem o Centrinho. O trabalho de cada aluno que passa por aqui é muito importante para mantermos os atendimentos de milhares de pacientes que necessitam do tratamento. Sabemos reconhecer o valor de cada um de vocês nesta grande engrenagem multiprofissional que se chama reabilitação. Não se esqueçam de que nada nessa vida acontece por acaso. A partir de hoje, vocês já fazem parte da linda história do Centrinho”, concluiu Cleide Carrara.

Representando a Diretoria do Hospital das Clínicas de Bauru, a médica Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde, afirmou: “é com grande satisfação que parabenizamos, damos as boas-vindas e recebemos em nossa instituição todos vocês que iniciam suas atividades de formação em 2024. Cada um traz consigo um enorme potencial e estamos ansiosos para acompanhá-los em sua jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional. Lembrem-se que o foco e o nosso principal objetivo é o paciente. Tratem todos com muito carinho. Desejamos a todos um ano de muito aprendizado, crescimento profissional e realizações”.

Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC

A médica pontuou aos ingressantes que o complexo hospitalar é composto pela Unidade Clínicas, que é o prédio vertical, e a Unidade Centrinho, que tem um legado maravilhoso. “Estamos em um momento de grande expansão, estruturando todo esse complexo para melhorar ainda mais o atendimento à população. Em 2024, existem mais horários cirúrgicos, o que significa que vocês terão mais oportunidades de participar de cirurgias e aprimorar suas habilidades técnicas. Expansão do setor de Diagnóstico por Imagem, com investimentos em novos equipamentos e tecnologias para oferecer um diagnóstico mais preciso e eficiente. E expansão do corpo de funcionários, com a contratação de novos profissionais para fortalecer nossa equipe e oferecer um atendimento ainda melhor aos nossos pacientes”, salientou Maria Fernanda.

Já o professor Renato Yassutaka Faria Yaedú, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do HRAC-USP e docente do Departamento de Cirurgia da FOB-USP, reforçou: “para nós é motivo de muito orgulho recebê-los e termos a confiança de vocês em aprender aqui conosco. Temos um legado na área das anomalias craniofaciais e somos muito bem reconhecidos fora. Vocês vão presenciar isso quando forem a congressos e apresentarem trabalhos”.

Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC

Renato Yaedú também frisou o novo momento e as oportunidades. “Estamos em expansão, para a formação e para o atendimento, e com isso abrem-se novas portas e oportunidades para todos. Espero que possamos crescer e agregar ainda mais valor aos nossos cursos. Temos uma equipe de professores, tutores, preceptores e profissionais que estão sempre dispostos a ensinar e a compartilhar conhecimentos e experiências. Vocês têm uma grande oportunidade pela frente, aproveitem e busquem seus objetivos desde já”, finalizou.

Programação
A programação da recepção dos alunos de cultura e extensão do HRAC-USP contou ainda com diversas palestras e orientações aos ingressantes.

Os temas abordados foram: apoio acadêmico e à pesquisa (com Pricila Copedê Frascarelli e Rafael Mattos de Deus, chefes das Seções de Apoio Acadêmico e de Apoio à Pesquisa do HRAC-USP, respectivamente); ética em pesquisa (bióloga Nancy Mizue Kokitsu Nakata, vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos/CEP do HRAC-USP); biossegurança (enfermeira do HRAC-USP Cleide Carolina da Silva Demoro Mondini); prontuário do paciente (fonoaudióloga Giovana Rinalde Brandão, chefe técnica do Serviço de Prontuário de Paciente do HRAC-USP); ética e humanização (enfermeira Maria Irene Bachega, ouvidora e presidente do Grupo de Humanização do HRAC-USP); sustentabilidade (professor André Luis Shinohara e Denise Maria Regiani, respectivamente, coordenador e integrante da Comissão do Programa USP Recicla da FOB-USP); e sistemas de dados e informações (Nathalia Yukie Crepaldi, analista de sistemas do HC Bauru).

(Imagem de capa: Pricila Frascarelli fala sobre apoio acadêmico aos ingressantes. Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP