Grupos de Pesquisa
A pesquisa científica no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo é fundamental por colaborar constantemente com o aperfeiçoamento do tratamento e, também, com a comunidade científica em nível mundial. Para tanto, além das publicações científicas, os pesquisadores se organizam em Grupos de Pesquisa.
O Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados em torno de um ou mais objetos de estudo. A liderança do grupo ocorre por um docente da USP.
• Guia para Criação de Grupos de Pesquisa CNPq (Pró-Reitoria de Pesquisa) (ver mais)
No HRAC-USP, os Grupos de Pesquisa estão divididos por áreas predominantes:
(Atualizado em: 16/11/2015. Aprovação CEP: 27/06/2012. Aprovação CPq: 20/09/2012.)
Fisiologia (ver mais)Fisiologia (clique para fechar)Fisiologia de Vias Aéreas e do Sistema Estomatognático (ver mais)Fisiologia de Vias Aéreas e do Sistema Estomatognático (clique para fechar)
• Ano de Formação: 1984
• Data da última atualização: 16/02/2021
• Área Predominante: Ciências Biológicas; Fisiologia
• Líder(es): Inge Elly Kiemle Trindade
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Alceu Sergio Trindade Junior; Ana Claudia Martins Sampaio Teixeira; Ana Paula Fukushiro; Andressa Sharllene Carneiro da Silva; Bruna Mara Adorno Marmontel Araújo; Carlos Eduardo Bertier; Débora Natália de Oliveira; Estudantes; Inge Elly Kiemle Trindade; Ivy Kiemle Trindade Suedam; Katia Flores Genaro; Renata Paciello Yamashita; Sergio Henrique Kiemle Trindade.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: O trabalho do grupo se caracteriza por contribuir para a geração de conhecimentos a respeito da fisiologia da fala, respiração e sono e aplicar esses conhecimentos para o estudo e o diagnóstico dos desvios de função observados em portadores de fissuras labiopalatinas e outras anomalias craniofaciais. Insere-se dentro de um contexto multidisciplinar, envolvendo docentes da Faculdade de Odontologia de Bauru, USP e profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, USP. O grupo atende às finalidades da Universidade através de : 1) pesquisas, com publicações em revistas nacionais e internacionais e em anais de congressos, 2) ensino e formação de recursos humanos, com atuação em cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado e, em orientações de monografias, dissertações e teses, 3) apoio diagnóstico à área clínica e prestação de serviços à comunidade.
• Linhas de Pesquisa: A aerodinâmica e a acústica da fala; Distúrbios respiratórios no sono; Funções e disfunções do sistema estomatognático; Morfofisiologia das vias aéreas superiores.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4967507431767198
(clique para fechar)
Fonoaudiologia (ver mais)Fonoaudiologia (clique para fechar)
Interdisciplinaridade e Integralidade nos Cuidados em Sáude (ver mais)Interdisciplinaridade e Integralidade nos Cuidados em Sáude (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2010
• Data da última atualização: 01/06/2021
• Área Predominante: Ciências da Saúde; Fonoaudiologia
• Líder(es): Jeniffer de Cássia Rillo Dutka ; Viviane Cristina de Castro Marino
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Ademir Antonio Comerlatto Junior; Armando dos Santos Trettene; Caroline Antonelli Mendes; Elvio Gilberto da Silva; Fabricio Carneiro Piscinelli; Fernanda Guarnieri Santana Santos; Gabriela Zuin Ferreira; Homero Carneiro Aferri; Iriane Du Aguiar Leme; Jeniffer de Cássia Rillo Dutka; Lídia Cristina da Silva Teles; Luciana Paula Maximino; Luiz Fernando Manzoni Lourençone; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; Maria Daniela Borro Pinto; Maria Inês Pegoraro Krook; Mariana Jales Felix da Silva-Mori; Mariza Ribeiro Feniman; Melina Evangelista Whitaker; Mônica Moraes Waldemarin Lopes; Olívia Mesquita Vieira de Souza; Rita de Cassia Tonocchi; Rosana Prado de Oliveira; Tarcila Lima da Costa; Telma Vidotto de Sousa Brosco; Thais Alves Guerra; Thyago Cezar; Vanessa Moraes Cardoso; Viviane Cristina de Castro Marino.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRALIDADE NOS CUIDADOS EM SAÚDE surgiu a partir de encontro entre pesquisadores, docentes, profissionais da saúde e alunos que participam de atividades de ensino, pesquisa e assistência na área das Ciências da Reabilitação. As atividades conduzidas neste grupo vêm de encontro às políticas públicas voltadas para promoção e proteção da saúde, visando dar subsídios científicos que possibilitem práticas clínicas baseadas nos princípios da humanização da assistência e em evidências científicas para o gerenciamento de anomalias craniofaciais e outras condições que podem afetar saúde e educação. O grupo envolve colaboração entre pesquisadores nacionais e internacionais que trabalham em linhas de pesquisa voltadas para promoção, proteção, prevenção e (re)habilitação da saúde com vistas a contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para uma atuação interprofissional numa interface entre saúde e educação.
• Linhas de Pesquisa: Abordagem Clínica e Instrumental dos Distúrbios da Comunicação; Aspectos Psicossociais e Educacionais da Reabilitação; Prevenção, Avaliação e Terapia em Fonoaudiologia; Processos e Distúrbios da Voz, Fala e das Funções Orofaciais; Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8593996210576842
(clique para fechar)
Genética (ver mais)Genética (clique para fechar)
Sindromologia Craniofacial (ver mais)Sindromologia Craniofacial (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2002
• Data da última atualização: 18/09/2014
• Área Predominante: Ciências Biológicas; Genética
• Líder(es): Antonio Richieri da Costa ; Nancy Mizue Kokitsu Nakata
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Antonio Richieri da Costa, Camila Wenceslau Alvarez, Daniela Maria Cury Ferreira Ruiz, Nancy Mizue Kokitsu Nakata, Roseli Maria Zechi Ceide, Siulan Vendramini Paulovich Pittoli.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: O objetivo do Grupo é estudar, sob o aspecto clínico-genético, indivíduos com anomalias craniofaciais isoladas e sindrômicas (fissuras orofaciais, defeitos de linha média com hipo/hipertelorismo, anomalias de arcos faríngeos, deficiência auditiva, entre outros), contribuindo com o delineamento sindrômico e história natural das diferentes condições que cursam com anomalias craniofaciais. O Grupo se dedica ao estudo das síndromes craniofaciais há, pelo menos, 20 anos, o que possibilita, de forma contínua, estabelecer diagnóstico de síndromes raras e contribuir com seu delineamento; estabelecer distinção clínica entre quadros sindrômicos sobrepostos; descrever síndromes novas; contribuir para o conhecimento da etiologia e prognóstico de síndromes craniofaciais; contribuir para o aconselhamento genético e, ainda, reunir grupos homogêneos de indivíduos com síndromes raras para identificação de genes relacionados a síndromes craniofaciais e ao desenvolvimento craniofacial normal.
• Linhas de Pesquisa: Anomalias 1o e 2o arcos branquiais; Anomalias craniofaciais; Avaliação do Sistema Nervoso Central em Síndromes Raras com Defeitos de Linha Média Facial; Avaliação Fonoaudiológica em Síndromes Craniofaciais Raras; Defeitos de linha média com hipotelorismo; Defeitos de linha média facial com hipertelorismo ocular; Deficiência Auditiva sindrômica e não sindrômica; Disostose mandibulofacial; Epidemiologia das anomalias craniofaciais; Estudo molecular das anomalias craniofaciais; Fissuras labiopalatinas não sindrômicas; Imaginologia em Fissuras Craniofaciais Raras; Seqüência de Robin isolada e sindrômica.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8396992961413961
(clique para fechar)
Medicina (ver mais)Medicina (clique para fechar)
OTOUSP Pesquisa - Grupo de Pesquisa em Otologia, Audiologia e Anomalias Craniofaciais (ver mais)OTOUSP Pesquisa - Grupo de Pesquisa em Otologia, Audiologia e Anomalias Craniofaciais (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2023
• Data da última atualização: 29/11/2023
• Área Predominante: Ciências da Saúde; Medicina
• Líder(es): Luiz Fernando Manzoni Lourençone ;
• Pesquisadores: Luiz Fernando Manzoni Lourençone; Rubens Vuono de Brito Neto.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: —-.
• Linhas de Pesquisa: Sequência de Pierre Robin.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0415405032571012
Grupo de estudos sobre Sequência de Pierre Robin (ver mais)Grupo de estudos sobre Sequência de Pierre Robin (clique para fechar)
• Ano de Formação: 1997
• Data da última atualização: 30/03/2018
• Área Predominante: Ciências da Saúde; Medicina
• Líder(es): Ilza Lazarini Marques ; Telma Vidotto de Sousa Brosco
• Pesquisadores: Cleide Carolina da Silva Demoro Mondini; Ilza Lazarini Marques; Renise de Assumpção Costa; Rosana Prado de Oliveira; Roseli Maria Zechi Ceide; Suely Prieto de Barros; Telma Vidotto de Sousa Brosco; Vera Helena Valente Leirião.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: Os estudos resultaram em: – Vários artigos científicos publicados: Cleft Palate Craniofacial Journal,2001; 38:171-78. Cleft Palate Craniofacial Journal, 2003; 40:618-23. Cleft Palate Craniofacial Journal, 2004; 41:53-8. Jornal de Pediatria, 2005; 1:14-22. Cleft Palate Craniofacial Journal,2006; 43:55-60. – Vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais, sendo os últimos em 2014. – Quatro teses de mestrado concluídas, Quatro teses de doutorado concluídas. Projeto de pesquisa entitulado “Refluxo gastroesofágico na sequência de Robin”, orgão fomentador FAPESP, processo n°01/11636-6. – Em 2008 e 2009 foram publicados mais 3 artigos científicos: De 2009 até 2017 foram publicados mais 4 artigos científicos.
• Linhas de Pesquisa: Sequência de Pierre Robin.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2518198941810203
(clique para fechar)
Odontologia (ver mais)Odontologia (clique para fechar)
Fisiologia Aplicada à Odontologia (ver mais)Fisiologia Aplicada à Odontologia (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2010
• Data da última atualização: 05/12/2014
• Área Predominante: Ciências da Saúde; Odontologia
• Líder: Ivy Kiemle Trindade Suedam
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Carlos Ferreira dos Santos, Inge Elly Kiemle Trindade, Ivy Kiemle Trindade Suedam, Luiz Andre Freire Pimenta.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo de pesquisa denominado 'FISIOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA' tem como foco principal investigar o impacto de procedimentos odontológicos sobre a as vias aéreas superiores e sobre o sistema estomatognático. Por estar vinculado a 2 laboratórios de pesquisa da USP, o Laboratório de Fisiologia do HRAC-USP e o Laboratório de Fisiologia Humana da FOB-USP, o grupo apresenta 2 linhas de pesquisa principais, quais sejam, 1) o impacto das cirurgias ortognáticas sobre as vias aéreas e sobre a qualidade do sono de indivíduos com fissuras labiopalatinas, e, 2) o impacto dos procedimentos odontológicos reabilitadores sobre o sistema estomatognático de indivíduos com fissuras labiopalatinas.
• Linhas de Pesquisa: Análise crítíca sistemática da qualidade do tratamento cirúrgico-odontológico oferecido a indivíduos com Fissura Labiopalatina; As vias aéreas superiores nos pacientes com Fissura Labiopalatina: análise tridimensional por tomografia computadorizada de feixe cônico; Contribuição dos polimorfismos rs10830963 e rs1387153 no gene da melatonina para ocorrência de diabetes mellitus gestacional e Fissuras Orofaciais; Efeitos da expansão rápida da maxila sobre as dimensões internas nasais de crianças com Fissura Labiopalatina; Força de mordida em crianças com Fissura Labiopalatina; Impacto das cirurgias de enxerto ósseo alveolar sobre a cavidade nasal de pacientes com Fissuras Labiopalatinas; Qualidade do sono em estudantes universitários de Odontologia.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3580560143877997
Odontologia em indivíduos com fissuras labiopalatinas e anomalias associadas (ver mais)Odontologia em indivíduos com fissuras labiopalatinas e anomalias associadas (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2010
• Data da última atualização: 18/09/2020
• Área Predominante: Ciências da Saúde; Odontologia
• Líder(es): Ana Lucia Pompeia Fraga de Almeida ;
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Ana Lucia Pompeia Fraga de Almeida; Daniela Gamba Garib Carreira; Lucimara Teixeira das Neves; Renato Yassutaka Faria Yaedú; Simone Soares; Thais Marchini de Oliveira.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: - Ampliar o conhecimento sobre as alterações dentárias em indivíduos com fissuras labiopalatinas e síndromes craniofaciais - Difundir para o meio científico estes resultados - Aprimorar os protocolos de tratamento para estes pacientes.
• Linhas de Pesquisa: Etiologia, epidemiologia e prevenção; Forma e função; Reabilitação.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5502131790537235
Respiração, sono e mastigação nas anomalias craniofaciais (ver mais)Respiração, sono e mastigação nas anomalias craniofaciais (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2010
• Data da última atualização: 01/02/2021
• Área Predominante: Ciências da Saúde; Odontologia
• Líder(es): Ivy Kiemle Trindade Suedam;
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Ivy Kiemle Trindade Suedam; Maria Noel Marzano Rodrigues Petruzzi; Sergio Henrique Kiemle Trindade.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo de pesquisa RESPIRAÇÃO, SONO E MASTIGAÇÃO NAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS é formado por docentes e pesquisadores do HRAC-USP e da FOB-USP e visa, de forma ampla, investigar as repercussões das anomalias craniofaciais, em especial das fissuras labiopalatinas, sobre a morfofisiologia das vias aéreas superiores e, consequentemente, sobre a qualidade do sono desta população, utilizando métodos como imagens 3D, fluidodinâmica computacional, rinometria acústica e polissonografia.
• Linhas de Pesquisa: Desordens respiratórias do sono nas anomalias craniofaciais; Imagens funcionais aplicadas às vias aéreas superiores; O sistema estomatognático de indivíduos com anomalias craniofaciais..
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1054138096734511
(clique para fechar)
Psicologia (ver mais)Psicologia(clique para fechar)
GEP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Fissura e Anomalias Craniofaciais: prevenção, avaliação e reabilitação (ver mais)GEP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Fissura e Anomalias Craniofaciais: prevenção, avaliação e reabilitação (clique para fechar)
• Ano de Formação: 2010
• Data da última atualização: 11/03/2020
• Área Predominante: Ciências Humanas; Psicologia
• Líder: Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
• Pesquisadores: (ver mais)Pesquisadores: Armando dos Santos Trettene; Jerusa Roberta Massola de Oliveira; Lucimara Teixeira das Neves; Márcia Cristina Almendros Fernandes Moraes; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim; Maria José Monteiro Benjamin Buffa; Patricia Abreu Pinheiro Crenitte.
• Repercussões dos trabalhos do grupo: (ver mais)Repercussões dos trabalhos do grupo: A linha de pesquisa desenvolvida há mais de 09 anos está estruturada para permitir a formação de alunos-pesquisadores e profissionais-pesquisadores, resultando na construção de monografias, dissertações e teses, além de publicações em anais de eventos, periódicos nacionais e internacionais. Este grupo de estudo e pesquisa investiga as funções corticais superiores de crianças e adolescentes em fase escolar e pré-escolar,com fissura e outras anomalias craniofaciais, identificando os distúrbios da aprendizagem e déficit de atenção. De abordagem multidisciplinar, se caracteriza pela avaliação neuropsicológica, complementada pelas avaliações de áreas correlatas, tais como a fonoaudiológica, neurológica, genética, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e assistente social. Contempla premiações em eventos nacionais e internacionais, como grupo de pesquisa e particularmente como pesquisadores e co-participantes em estudos científicos.
• Linhas de Pesquisa: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica; Processos Psicossociais, Neurodesenvolvimento e Comunicação.
• Link para a página deste Grupo de Pesquisa no DGP-Lattes (CNPq): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1092565631205555
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP-Lattes), regulamentados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), constitui-se em bases de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no país. É capaz de fornecer informação sobre detalhes de quem realiza as atividades, como e onde se realizam, e sobre o quê pesquisam. Assim, têm sido utilizado pela comunidade científica e tecnológica, e também pelos comitês assessores do CNPq, como ferramenta de orientação para suas atividades.
Também é possível consultar os Grupos de Pesquisa do HRAC-USP atualmente registrados no sistema Tycho (Sistema de apoio à avaliação e a gestão institucional da USP), no portal Sistemas USP (USP Digital).
Cadastro no DGP/CNPq (ver mais)Cadastro no DGP/CNPq(clique para fechar)
A Portaria PRP 648/2018 instituiu os novos procedimentos para criação e atualização de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq). A solicitação deverá ser encaminhada para aprovação da Comissão de Pesquisa (CPq) e do Conselho Deliberativo do HRAC-USP. O líder do Grupo de Pesquisa deve ser docente ativo da USP com título mínimo de doutor.
- Cadastro do líder via Sistema Atena/Fale Conosco;
- Os currículos Lattes de todos os membros devem estar atualizados;
- Cadastro do Grupo de Pesquisa no DGP/CNPq. O solicitante será comunicado sobre a liberação do acesso ao DGP/CNPq, onde deverá preencher o formulário para cadastramento do Grupo de Pesquisa. O formulário deve ser salvo em pdf para posteior utilização nas próximas etapas. O procedimento deve atender ao item 2 (Cadastro do GP no DGP) do Ofício Circular nº 006/2018/PRP;
- A Aprovação do Grupo de Pesquisa pela Comissão de Pesquisa (CPq) e pelo Conselho Deliberativo do HRAC-USP deve ser tramitada pelo Sistema Atena/Pesquisa Atende (tutorial). Encaminhar as informações e os documentos necessários para a tramitação da solicitação. Nessa etapa deve-se atender ao item 3 (Solicitação de Aprovação do GP) do Ofício Circular nº 006/2018/PRP;
Observação: Para que um Gurpo de Pesquisa do HRAC-USP seja divulgado nessa página é necessário que o pesquisador solicite a inclusão do grupo pelo e-mail scapesq@usp.br. Buscas completas e atualizadas dos grupos estão disponíveis no site do DGP/CNPq. É responsabilidade do líder garantir que a situação do grupo sejam “certificado pela instituição” e “atualizado”, bem como comunicar seu encerramento.