VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas • 24 e 25 de março de 2023
evento realizado em 24 e 25 de março de 2023
PREMIAÇÕES:
Número de trabalhos inscritos: 101
Número de trabalhos apresentados: 98
Quesitos avaliados:
• Postura e conhecimento científico
• Tempo de apresentação (5 min)
• Relevância científica do tema
• Método científico ou clínico aplicado
• Apresentação e interpretação dos resultados
• Etapas de avaliação:
• Pré-avaliação técnica do resumo
• Aprovação do resumo para o simpósio
• Avaliação por pares no simpósio
• Atribuição sistematizada das notas pelos avaliadores locais
• Escolha do 1º lugar e menção honrosa por 5 avaliadores (3 discentes, 1 docente do programa e 1 docente externo)
PREMIADOS
CATEGORIA PESQUISA:
1º lugar: “ALEITACLEFT: CONSTRUCTION OF A WEBSITE REGARDING BREASTFEEDING IN INFANTS WITH OROFACIAL CLEFT”
NAYARA TOMAZI BATISTA / ARMANDO TRETTENEMenção honrosa: “INCIDENCE OF COVID -19 IN ADULT INDIVIDUALS WITH CLEFT LIP AND PALATE ENROLLED AT HRAC-USP”
LUIZA RUIZ SIMÃO / IVY TRINDADE-SUEDAM
CATEGORIA REVISÃO SISTEMÁTICA:
1º lugar: “ORAL REHABILITATION IN PATIENTS WITH PALATE PROSTHESIS: SYSTEMATIC REVIEW”
MARIA CAROLINA NEVES / JOEL FERREIRA SANTIAGO JUNIOR
CATEGORIA PROJETO:
1º lugar: “PREVALENCE OF SLEEP BREATHING DISORDERS IN INDIVIDUALS WITH CHROMOSOME 22q11.2 DELETION SYNDROME AND ITS RELATIONSHIP WITH CARDIORESPIRATORY CAPACITY”
SARAH SPILARI / SERGIO TRINDADEMenção honrosa: “SLEEP AND BREATHING IN INDIVIDUALS WITH TREACHER COLLINS SYNDROME: COMPARISON OF TWO POLYSOMNOGRAPHIC METHODS FOR THE DIAGNOSIS OF OBSTRUCTIVE SLEEP APNEA”
LEIDE VILMA FIDÉLIS DA SILVA / IVY TRINDADE-SUEDAM
CATEGORIA CASO CLÍNICO:
1º lugar: “PATHOGENIC VARIATION IN SMCHD1 CAUSING ARHINIA: A MILD FORM OF BOSMA ARHINIA MICROPHTHALMIA SYNDROME?”
VINICIUS CONTRUCCI DANTAS SEGARRA / ROSELI ZECHI-CEIDEMenção honrosa: “BARAITSER-WINTER CEREBROFRONTOFACIAL SYNDROME: AN ADDITIONAL BRAZILIAN CASE REPORT”
HENRIQUE REGONASCHI SERIGATTO / ROSELI ZECHI-CEIDE
* OS PREMIADOS RECEBERÃO O CERTIFICADO POR E-MAIL
**OS PREMIADOS EM PRIMEIRO LUGAR DEVERÃO COMPARECER À SECRETARIA PARA RETIRADA DO PRÊMIO SIMBÓLICO
CONHEÇA OS PALESTRANTES:
PRÉ-EVENTO:
INSCRIÇÕES GRATUITAS! Para mais informações e inscrições no pré-evento, acesse aqui
SUBMISSÃO DE TRABALHOS (ver mais)
Durante o “VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas” os pesquisadores terão a oportunidade de apresentar os trabalhos na modalidade de e-Poster (formato de painel digital), no intuito de enriquecer e disseminar o conhecimento.
Poderão ser submetidos:
• Pesquisas com resultados parciais ou completos;
• Projeto de pesquisa aprovado pelo CEP;
• Relato de caso clínico;
• Revisões sistemáticas.
Não serão aceitas revisões bibliográficas!
• Informações para submissão de resumos:
• O período para submissão dos resumos para avaliação será de 14/11/2022 a 03/02/2023 – prorrogado até 17/02/2023!
• Não serão aceitos resumos enviados após este período, a fim de não comprometer o cronograma estabelecido.
• Não será aceito o resumo cujo autor principal não esteja inscrito no evento.
• O envio do resumo não caracteriza a inscrição no evento. É necessário preencher o formulário de inscrição.
• O resumo deverá ser enviado SOMENTE através do formulário de submissão de trabalhos.
• Os autores deverão RESPEITAR as normas descritas abaixo para submissão dos seus resumos. O descumprimento das mesmas implicará automaticamente a rejeição do trabalho.
Normas para submissão de resumos
• Após a submissão do resumo, não serão aceitas alterações no texto, inclusão e/ou correção de nomes de autor, coautores e orientador, exceto quando recomendado pelo avaliador.
• O certificado de apresentação do painel e os Anais do evento serão confeccionados de acordo com as informações enviadas no resumo. Portanto, antes de submetê-lo para avaliação, consulte e confira todas as informações com o seu orientador e atente-se ao preenchimento correto!
• O recebimento do resumo para avaliação será informado de maneira automática através do e-mail cadastrado. Favor verificar o recebimento do e-mail de confirmação, inclusive na “caixa de spam”. Caso não encontre, favor entrar em contato conosco em tempo hábil.
• Todos os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do “VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas”. Resumos que não observarem as normas mencionadas ou que contenham dados ou informações incorretas e/ou inconsistentes poderão ser rejeitados.
• A avaliação dos resumos será realizada pela Comissão Científica do evento por meio de processo de análise às cegas. Não será atribuído a um avaliador trabalhos em que este figure como autor, coautor ou orientador, evitando desta forma o conflito de interesse.
• O resultado dos resumos aprovados pela Comissão Científica, para apresentação durante o Simpósio, será comunicado no dia 03/03/2023, exclusivamente através do e-mail cadastrado no formulário. Portanto, fique atento a seu e-mail cadastrado, inclusive na “caixa de spam”!
• Os resumos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do “VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas”, que será disponibilizado em formato eletrônico (e-Book) na página hrac.usp.br/eventos.
Instruções para preparação do resumo
• O texto do resumo deve ser redigido em inglês, com o limite máximo de 250 palavras.
• O resumo deverá conter: título, autor, coautores, orientador, identificação da instituição e o resumo propriamente dito, que deverá ser preenchidos nos campos apropriados do formulário.
• Somente o primeiro autor deverá ser identificado todo em letras maiúsculas.
• Para garantir que seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize a ordem de seu sobrenome e das abreviações em todos os resumos em que você for autor ou coautor.
• Identificação:
alunos de iniciação científica devem ser identificados no resumo com 1 asterisco: *
alunos de especialização/residência/aprimoramento devem ser identificados com 2 asteriscos: **
alunos de mestrado/doutorado devem ser identificados com 3 asteriscos: ***
pesquisadores e pós-doc devem ser identificados com 4 asteriscos: ****
• Identifique as instituições com números, conforme modelo abaixo:
1- Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC/USP, Bauru
2- Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP, Bauru
• Para as modalidades Pesquisas com resultados parciais ou completos e Revisões sistemáticas, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Para a modalidade Projeto de pesquisa aprovado pelo CEP, coloque no corpo do resumo os títulos dos itens: Objetivos, Métodos, Resultados esperados (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Para a modalidade Relato clínico, podem ser usados os seguintes títulos: Objetivos, Relato clínico e Conclusão (sendo somente a primeira letra de cada item em maiúsculo).
• Caso tenha recebido apoio financeiro, é obrigatório citá-lo. Exemplos: CAPES, FAPESP, CNPq ou outra. Se o seu trabalho é oriundo de Programa de Pós-Graduação financiado pela CAPES, o nome da agência deverá necessariamente constar no “Apoio Financeiro”.
modelo de resumo
TÍTULO DO TRABALHO
(todo em letra maiúscula)FIDELIS DA SILVA, L 1**, Medeiros, LH 1**, Trindade-Suedam, IK 1,2 ****
(somente o autor principal deverá ser citado em letra maiúscula; o nome do orientador deverá ser sempre o último a ser citado)
1- Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC/USP, Bauru
2- Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP, BauruObjetivos: Neste item devem ser relacionados os fundamentos e os objetivos para a execução do trabalho. Caso sejam feitas citações bibliográficas, siga o exemplo: Silva AC et al, Cleft Palate Craniofacial J, 2007. Métodos: Apresentar a metodologia utilizada. Resultados: Descrição dos resultados obtidos. Não esqueça de colocar o número de amostras, unidades de medidas de variância (desvio padrão, erro padrão etc.) e nível de significância nos casos em que já se obteve resultados. Conclusão: O resumo deve ser finalizado com uma conclusão que deverá necessariamente estar embasada nos dados apresentados.
Apoio Financeiro: CAPES ou FAPESP ou CNPq ou outra.
• Formulário de subsmissão de trabalhos (envie aqui seu resumo)
Data limite para envio: 03/02/2023 – prorrogada até 17/02/2023!
Apresentação de trabalhos APROVADOS
• Informações para entrega e apresentação de (e-Posters): (ver mais)
Data-limite para envio do painel trabalho: 17 de março de 2023
Fique atento ao prazo de envio, pois não haverá prorrogação desta data!
Os painéis deverão ser elaborados conforme o arquivo de modelo disponibilizado abaixo, para download:
• modelo-painel-ePoster-VII_Simposio_Internacional_PG-HRAC.pptx (download)
versão Google Slides: modelo-painel-ePoster-VII_Simposio_Internacional_PG-HRAC(download)
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
• A elaboração do painel conforme o arquivo de modelo disponibilizado é imprescindível, para que o mesmo seja exibido corretamente nos monitores de apresentação!
• Se o arquivo com o painel de trabalho for enviado mais de uma vez, no caso de correções, somente o último arquivo enviado será considerado!
• O painel deverá ser enviado exclusivamente respondendo ao e-mail recebido com estas instruções, sem alterar o “Assunto” da mensagem, para que seu e-mail seja facilmente localizado!
• O envio do painel em arquivo PDF é obrigatório
O material do trabalho deverá ser elaborado e apresentado em Português
No cabeçalho do painel deverão constar, obrigatoriamente: logo do HRAC, logo do “VII Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas” e foto do autor (ou apresentador), disponíveis abaixo:
Logo do VII Simpósio Internacional PG-HRAC (download)
Para garantir uma boa exibição e leitura de conteúdo, sigam as recomendações de tamanhos de fontes de texto abaixo:
• Título: conforme o resumo submetido, em MAIÚSCULAS, e com tamanho de fonte de texto entre 36 e 48
• Identificação de autores/coautores e Instituições: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto entre 22 e 28
• Sub-Títulos: conforme os que constam no resumo submetido, em MAIÚSCULAS, com tamanho de fonte de texto 28
• Corpo de texto: conforme o resumo submetido, com tamanho de fonte de texto 22 (mínimo)
• Legendas de fotos, gráficos ou ilustrações (se necessárias): tamanho de fonte de texto 18
Informações sobre a apresentação do painel:
• O horário da apresentação do painel será enviado através do e-mail cadastrado no ato da inscrição, em data mais próxima, durante a semana do evento
• O apresentador poderá utilizar até 5 minutos para a exposição do conteúdo, seguido de mais 5 minutos para discussão com a banca examinadora
• O tempo de apresentação deverá ser respeitado e, caso não aconteça, o apresentador será convidado a finalizar a apresentação
ATENÇÃO:
• Caso o Trabalho tenha sido submetido à um Comitê de Ética em Pesquisa: é obrigatória a citação do Nº. de Aprovação junto ao CEP no corpo de apresentação do trabalho
LOCAL
Teatro Universitário “Dioracy Fonterrada Vieira” • FOB-USP
Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75
17012-901 – Vila Nova Cidade Universitária
Campus USP, Bauru – SP
INFORMAÇÕES
• e-mail: simposiointernacional_pghrac@usp.br