HRAC-USP recebe inscrições para cursos gratuitos de pós-graduação e de extensão

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de pós-graduação e de extensão no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo em Bauru.

Fachada da portaria interna do HRAC-USP. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

São oferecidas 142 vagas no total, para mestrado, doutorado, especializações, práticas profissionalizantes e cursos de atualização e difusão, todos homologados pela USP.

O mestrado e o doutorado podem ser realizados de dois até quatro ou cinco anos, e os candidatos devem ter formação superior compatível com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

Já as especializações têm duração de dois anos e são voltadas a candidatos com graduação em Odontologia. Os demais cursos têm duração de um ano e são destinados a profissionais graduados em Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia, com exceção do curso de difusão, que tem como requisito o ensino fundamental completo.

As inscrições serão recebidas nos meses de janeiro e fevereiro e o início das atividades será em fevereiro ou março, de acordo com o curso.

Mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação oferece 46 vagas para os cursos de mestrado e doutorado, seis delas destinadas a pessoas com anomalias craniofaciais, a pessoas pretas, pardas ou indígenas e a estrangeiros ou refugiados, como política de ação afirmativa.

A novidade neste ano é que agora o Programa conta com duas áreas de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas (18 vagas), já tradicional; e Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida (28 vagas), que inicia em 2024.

O Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP tem nota 5 da Capes, que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção científica e captação de fomento.

As inscrições para o mestrado e doutorado deverão ser feitas exclusivamente por meio dos formulários eletrônicos de inscrição e de súmula curricular, disponíveis em hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado, até às 17h do dia 5/2/2024. O edital completo, requisitos e calendário do processo seletivo podem ser consultados no mesmo endereço. Mais informações pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Atualização em Ortodontia
A Atualização em Ortodontia Interceptora e Ortopedia Facial oferece 12 vagas a candidatos com graduação em Odontologia. Com duração de um ano, o curso tem carga horária de 28 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até 19/1, a seleção será no dia 6/2 e o início das atividades em 4/3.

Especializações odontológicas
Também voltadas a candidatos com graduação em Odontologia, os cursos de Especialização oferecem 58 vagas, nas áreas de Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia. A duração é de dois anos e as cargas horárias variam de 24 a 32 horas semanais, conforme o curso. As inscrições serão recebidas até 19/1, as seleções ocorrem em janeiro e fevereiro e as atividades começam em 4/3.

Práticas Profissionalizantes
Para as Práticas Profissionalizantes, que têm duração de um ano, são oferecidas 12 vagas. As cargas horárias variam de 16 a 40 horas semanais.

As Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e em Dentística são voltadas a candidatos com graduação em Odontologia e as inscrições devem ser realizadas até 19/1.

Já as Práticas Profissionalizantes em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis e em Implante Coclear são destinadas a candidatos graduados em Medicina e Fonoaudiologia, respectivamente. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 24/1.

Os processos seletivos serão realizados em fevereiro e as atividades têm início em 1º ou 4/3, de acordo com o curso.

Auxiliar de Saúde Bucal
Também estão abertas, até 19/1, as inscrições para o Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), na modalidade difusão. Voltado a candidatos com ensino fundamental completo, o curso oferece 14 vagas, tem duração de um ano e carga horária de 20 horas semanais.

A seleção terá duas fases. A primeira é composta por prova teórica de conhecimentos de biossegurança e pontuação do histórico escolar, e acontece no dia 24/1. A segunda etapa é composta por avaliação socioeconômica dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 na primeira fase, que será realizada por assistente social do HRAC-USP no dia 31/1. Para a ordem de classificação dos candidatos, será levado em consideração tanto o nível socioeconômico como a nota obtida na primeira fase do processo seletivo. As atividades do curso terão início em 19/2.

Inscrições
As inscrições para os cursos de atualização, especializações, práticas profissionalizantes e difusão serão realizadas exclusivamente via Sistema Apolo USP (uspdigital.usp.br/apolo). Os períodos de inscrição variam conforme o curso.

Os editais completos, requisitos e calendários dos processos seletivos de cada curso estão disponíveis no site hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao. Mais informações pelo e-mail saac@usp.br.

Relação dos cursos, vagas e períodos de inscrição

CURSO

VAGAS

Mestrado e Doutorado – Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas