FMBRU-USP promove Ciclo de Encontros para exposição de agendas aos futuros gestores do executivo e legislativo municipais
Segundo Encontro aconteceu no dia 27/8, na USP Bauru; objetivo foi apresentar itens de agenda que podem melhorar o desempenho e a confiança nas políticas públicas brasileiras, reunidos em livro organizado pela USP em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU
A Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP) – em parceria com o HRAC-USP/Centrinho, o Hospital das Clínicas de Bauru, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru – promoveu, no dia 27/8, a segunda edição do Ciclo de Encontros FMBRU-USP e a Comunidade. O evento aconteceu no Teatro Universitário do Campus USP Bauru.
Este segundo Encontro teve como tema “Itens de agenda para os futuros gestores do executivo e legislativo municipais que podem melhorar o desempenho e a confiança nas políticas públicas brasileiras”. A finalidade foi apresentar os itens de agenda, os êxitos e, também, as fragilidades na execução das políticas públicas de grande impacto social, no contexto de eventos adversos reais. O objetivo, em perspectiva, foi pactuar compromissos para melhorar a efetividade e a confiança da sociedade nessas políticas.
“A ideia é oferecer aos futuros gestores municipais do executivo e legislativo um conjunto de itens de agenda para as políticas públicas brasileiras reunidos em livro organizado pela USP, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como experiências das instituições de controle social, como Ministério Público e Tribunal de Contas, e cotejar com avaliações de associações, defensorias, conselhos de classe profissional, organizações do terceiro setor e imprensa”, explica José Sebastião dos Santos, diretor pro tempore da FMBRU-USP e superintendente pro tempore do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP/Centrinho).
José Sebastião destaca ainda que, “desde a Constituição Federal de 1988, os municípios se esforçaram para estruturar uma rede de serviços voltados à execução das políticas de impacto social, mas ainda há muito o que fazer para melhorar a organização dos sistemas de educação, pesquisa, inovação e prestação de serviços de saúde e assistência social. A insuficiência nas entregas e os eventos adversos na execução das políticas públicas de maior impacto social aumentam a necessidade de maior interação entre municípios para fortalecer a região e facilitar o diálogo com mais propriedade com o Estado, a União e a sociedade”.
“As oportunidades de interação entre a Universidade, o Poder Público (Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunal de Contas e Judiciário, dentre outros) dos três entes federados, as sociedades científicas, os conselhos de classe profissional, a imprensa, as organizações da sociedade civil e, também, a iniciativa privada poderão contribuir para aperfeiçoar a execução e a confiança nas políticas públicas junto à comunidade”, ressalta.
Abertos à comunidade USP e a toda a sociedade de Bauru e região, os Encontros estão associados à criação e à adoção de compromissos da FMBRU-USP e serão objeto de registros para organização de livro da criação, instalação e evolução da Unidade.
Programa Eixos Temáticos
O livro que norteou o foco desta segunda edição do Ciclo de Encontros FMBRU-USP e a Comunidade, intitulado Agendas para políticas públicas brasileiras: uma contribuição da USP para a sociedade, tem como organizadores Marcos Silveira Buckeridge, professor titular do Instituto de Biociências (IB-USP) e vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP); e Arlindo Philippi Junior, professor titular da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), membro do IEA-USP e chefe de Gabinete do Reitor da USP.
A obra foi produzida no âmbito do Programa Eixos Temáticos (ProETUSP), uma iniciativa da Reitoria da Universidade de São Paulo em parceria com o IEA-USP, que tem como objetivo central reunir grupos de especialistas da USP em torno de 11 eixos – baseados no conhecimento científico e articulados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – para criarem um conjunto de propostas capazes de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas no país. Os 11 eixos temáticos são: Agricultura e Pecuária; Cidades; Combate às Desigualdades; Cultura e Artes; Democracia; Economia; Educação; Energia; Indústria; Meio Ambiente; e Saúde.
Saiba mais
Livro Agendas para políticas públicas brasileiras: uma contribuição da USP para a sociedade:
https://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/view/46/42/186-1;
Programa Eixos Temáticos (ProETUSP):
https://proetusp.webhostusp.sti.usp.br/.
(Imagem de capa: Primeira edição do Ciclo de Encontros FMBRU-USP e a Comunidade ocorreu no dia 11/6, na USP Bauru; objetivo do primeiro Encontro foi identificar pautas da sociedade sensíveis à atuação da recém-criada Faculdade de Medicina, na perspectiva de cooperar com o desenvolvimento das políticas públicas de educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação. Crédito: Tiago Rodella/USP)