HC Bauru lança logotipo oficial e abre novos serviços
Além do lançamento da identidade visual, HC Bauru abriu seis novos leitos de UTI adulto, no final de agosto, e, neste mês de setembro, abre para a rede de saúde ambulatório de ultrassom com exames de clínica médica, ortopedia, cardiologia e de saúde da mulher
O Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru) acaba de lançar seu logotipo, escolhido por meio de concurso aberto a toda a comunidade, que recebeu 69 inscrições. 68% dos participantes têm vínculo com o HC Bauru ou com o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru. As categorias com maior participação foram: funcionários do HC Bauru – Unidade Clínicas e Unidade Centrinho (31%), estudantes de Medicina da USP Bauru (11%) e designers gráficos e ilustradores (11%).
“Completamos um ano de atividades em 1º de agosto com incremento significativo na oferta de serviços de saúde para Bauru e região. O lançamento da identidade visual e marca do HC Bauru, portanto, é um passo importante para o reconhecimento do hospital como parte integrante da vida da população”, afirma Danilo Arruda de Souza, diretor-geral do HC Bauru.
A homologação do resultado final do concurso foi publicada no dia 18 de setembro, no site https://bit.ly/concurso-logo-hc-bauru. O trabalho vencedor do concurso é de autoria de Valmir Wenceslau, técnico de manutenção e obras do HC Bauru, que ingressou no Centrinho-USP em 2013. Na justificativa de sua proposta, Valmir descreveu que a inclusão do logotipo do Centrinho – desenvolvido por Márcio Bompean, Marisa Romangnolli (analista de comunicação da USP Bauru) e Napoleon Fujisawa – na identidade visual do Hospital das Clínicas de Bauru representa uma parceria cujo trabalho na assistência à saúde, ensino e pesquisa beneficiará ainda mais a sociedade.
A avaliação e seleção das propostas foi conduzida por uma Comissão de Avaliação composta por três membros da Diretoria do HC Bauru, um representante docente do Curso de Medicina da USP de Bauru (coordenador do Curso) e um representante dos Alunos de Medicina da USP de Bauru (indicado do Centro Acadêmico). Os trabalhos foram analisados sem qualquer identificação dos autores, a partir de critérios como comunicação, criatividade, originalidade e ineditismo, e aplicabilidade.
A ideia original foi reelaborada e adaptada profissionalmente por designer gráfico e o logotipo final foi aprovado como símbolo oficial do HC Bauru pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e pela Reitoria da Universidade de São Paulo (USP).
Seis novos leitos de UTI
O Hospital das Clínicas de Bauru também acaba de concluir a primeira etapa de ampliação dos leitos de UTI adulto, como parte do pacote de investimentos anunciado pelo Governo do Estado em 14 de julho.
“Com estes seis novos leitos que entraram em operação no dia 25 de agosto, agora temos 16 leitos de UTI adulto. A previsão é que, no decorrer desse processo de ampliação, a UTI adulto cresça ainda mais, chegando ao número previsto de 30 leitos, quando o hospital estiver com capacidade plena”, informa o médico intensivista Pedro Henrique Della Libera, responsável técnico pela UTI Adulto do HC Bauru.
Os novos leitos ampliarão os cuidados aos pacientes de clínica médica provenientes de Bauru e demais cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), com acesso via Sistema Informatizado de Regulação do Estado. “Destes seis novos leitos, cinco são de isolamento, em espaços amplos, com banheiros individualizados e capacidade para hemodiálise, além de central de monitorização a distância”, complementa Pedro.
Para a abertura e funcionamento dos seis novos leitos de UTI adulto, foram contratados pela FAEPA, organização que gere o HC Bauru, cerca de 40 novos profissionais, entre médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e cirurgiões-dentistas.
Ambulatório de ultrassom
Outro serviço viabilizado por meio dos investimentos do Governo do Estado é a abertura do Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas do Hospital das Clínicas de Bauru para a rede de saúde de Bauru e região, inicialmente com a oferta de exames de ultrassom, mas posteriormente também com tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Segundo o médico radiologista Marcel Koenigkam Santos, responsável técnico pelo Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas do HC Bauru e docente do Curso de Medicina da USP Bauru, o serviço já funciona para atendimento dos pacientes internados no hospital, com exames de raios-x e ultrassom.
“Agora, passaremos a ofertar exames de ultrassom para a rede, com início em 18 de setembro. Começaremos ofertando aproximadamente 350 exames por mês via CROSS [Sistema Informatizado de Regulação do Estado], mas teremos um aumento progressivo do número de exames ofertados”, explica Marcel.
De acordo com o médico, neste período inicial, o Ambulatório de Ultrassom do HC Bauru atenderá as especialidades de clínica médica, ortopedia, cardiologia e de saúde da mulher, oferecendo exames da região do pescoço, abdome, mama e ultrassom transvaginal, além de exames mais especializados, como o ecocardiograma, ultrassom do sistema musculoesquelético e ultrassom Doppler de carótidas.
“O Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas será completo e atenderá toda a população dos municípios do DRS-6, crianças e adultos. Oferecerá desde os exames mais simples até os mais complexos, contemplando as diferentes especialidades médicas e todas as modalidades de exame radiológico, como raio-x, mamografia, ultrassom, densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O projeto prevê até mesmo exames como angiotomografia de artérias coronárias e ressonância magnética cardíaca, além da parte de radiologia intervencionista, com biópsias e outros procedimentos. Além disso, será um centro de ensino e pesquisa, com programa de residência médica em radiologia e pós-graduação, ligados à futura Faculdade de Medicina”, pontua Marcel.
Conforme o planejamento, os exames de tomografia computadorizada deverão ter início ainda neste segundo semestre de 2023 e os de ressonância magnética, em 2024.
(Imagem de capa: Logotipo oficial do HC Bauru. Imagem: Divulgação/HC Bauru)