Equipe de Cirurgia Craniofacial visita hospital ligado à Harvard Medical School

Visita técnica de médicos do Centrinho-USP ao Boston Children’s Hospital, nos EUA, visou troca de experiências e discussão de proposta de cooperação acadêmica

Membros da equipe multidisciplinar de Cirurgia Craniofacial do Centrinho-USP realizaram visita técnica ao Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos, no período de 24 a 28/7/2023. Integraram a delegação do Centrinho-USP os médicos Cristiano Tonello, cirurgião craniofacial; Michele Madeira Brandão, neurocirurgiã; e Luciano Brandão, anestesiologista.

A visita foi realizada a convite do professor John Meara, chefe do Departamento de Cirurgia Plástica e Oral do Boston Children’s Hospital e docente da Harvard Medical School, que esteve na Universidade de São Paulo (USP) em Bauru em março de 2023, onde acompanhou cirurgias e atendimentos no Centrinho e ministrou palestra para os alunos de Medicina e comunidade do campus, juntamente com Mark Proctor, neurocirurgião-chefe do Boston Children’s Hospital e docente da Harvard Medical School.

O objetivo desta visita de julho foi a troca de experiências e a discussão de proposta de cooperação acadêmica entre as instituições, que são referência no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais congênitas. O Boston Children’s Hospital é o principal hospital universitário pediátrico da Harvard Medical School, com destaque na assistência de pacientes com doenças raras e condições complexas.

A cooperação acadêmica internacional deverá abranger o intercâmbio entre profissionais, alunos e residentes, além de pesquisas em conjunto, envolvendo áreas como cirurgia craniofacial, neurocirurgia, cirurgia orofacial, cirurgia de mão e anestesiologia.

Na foto, a partir da esquerda: Cristiano Tonello, cirurgião craniofacial; Jay Berry, pediatra; Michele Brandão, neurocirurgiã; John Meara, cirurgião craniofacial; Luciano Brandão, anestesiologista; Susan Goobie, anestesiologista; Mark Proctor, neurocirurgião; e Craig McClain, anestesiologista.

(Foto: Divulgação/USP-Bauru)