HRAC-USP Bauru
Notícias

Paciente reabilitado e doutorando do HRAC-USP recebe Moção de Aplausos da Alesp

Thyago Cezar foi uma das 20 lideranças negras homenageadas em evento que marcou o Mês da Consciência Negra na Casa Legislativa              

Renata Cezar, a deputada estadual Mônica Seixas, Thyago Cezar e a ialorixá Cris de Oxum. Foto: Arquivo Pessoal

O advogado Thyago Cezar, paciente reabilitado e doutorando do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Ele foi uma das 20 lideranças negras homenageadas na Casa Legislativa em evento organizado pela deputada estadual Mônica Seixas e realizado no Auditório Franco Montoro da Alesp no último dia 30 de novembro, mês em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra.

Os homenageados são lideranças negras de áreas diversas como literatura, religião, educação, arte, gastronomia, história, bem como saúde pública e mental, reconhecidas por todo seu trabalho social e enfrentamento político.

“Com este evento homenageamos lideranças negras que são potências em seus territórios e são peças-chaves na luta diária contra o racismo e na transformação de vidas”, explica a deputada Monica Seixas.

“Nasci com uma anomalia chamada fissura labiopalatina e um médico desavisado disse à minha mãe que talvez eu nunca falaria. Entretanto, ele não sabia que paz sem voz, não é paz, é medo, e medo eu não tenho! E além de falar, juntei a minha voz com as vozes de mais de meio milhão de brasileiros, bem como com a voz do maior hospital de reabilitação de anomalias craniofaciais do mundo, lutando diariamente para que pessoas possam ter acesso ao direito à saúde e à devida inclusão social”, assinalou Thyago em seu discurso.

“Divido esta honraria com meus pais, familiares, amigos, professores e professoras, Rede Profis e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP. Também divido com as milhares de mães de pacientes que abandonaram as suas vidas em busca da reabilitação de seus filhos. Por fim, divido com todos os milhares de profissionais que doam suas vidas em favor da construção do nosso Sistema Único de Saúde”, concluiu.

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP