HRAC-USP: Prática profissionalizante para cirurgiões plásticos está com inscrições abertas

ONG Smile Train concederá bolsas de estudo de R$ 5,5 mil e apoio financeiro para cirurgias de fissura labiopalatina; programa conta com apoio dos Rotary Clubs Campinas Sul e Evanston-Lighthouse, dos EUA

Estão abertas as inscrições para a Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais Associadas, voltada a cirurgiões plásticos e oferecida de forma inédita pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru.

São cinco vagas para candidatos graduados em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica e bolsas no valor de R$ 5.500,00, concedidas pela Smile Train – maior organização filantrópica internacional de fissura labiopalatina e parceira do HRAC-USP – e administradas pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).

Com duração de um ano e carga de 40 horas semanais de atividades teóricas e práticas, o programa visa promover a difusão do conhecimento sobre anomalias craniofaciais com ênfase nas fissuras labiopalatinas e deformidades da face.

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Apolo (https://uspdigital.usp.br/apolo/) até às 18h do dia 21/02/2021 (domingo). O segundo edital do Programa traz como novidade o formato e a data das provas, que serão realizadas no dia 22/02/2021 por meio de plataformas on-line.

A iniciativa inclui apoio financeiro para 100 cirurgias de fissura labiopalatina em centros especializados pelo país. Além disso, após a conclusão da bolsa, cada um dos cinco bolsistas se comprometerá a realizar 50 cirurgias, em pacientes atendidos em centros parceiros da Smile Train Brasil, totalizando 250 cirurgias reparadoras. O programa de bolsas conta com apoio do Rotary Club Campinas Sul e do Rotary Club Evanston-Lighthouse (dos Estados Unidos).

“Trata-se de uma excelente oportunidade para jovens cirurgiões plásticos aprimorarem prática e conhecimentos em cirurgias reparadoras. Este programa resultará também em importante contribuição para a formação de profissionais especializados, ampliando o acesso ao tratamento”, destaca o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). “É uma parceria que aproxima ainda mais a Universidade da sociedade, por meio da área de expertise do HRAC”, completa.

“Nosso objetivo é tornar esses cirurgiões multiplicadores de conhecimento, visando atingir o número ideal de profissionais qualificados para a realização de cirurgias de fissura labiopalatina no país”, afirma Mariane Manfredini Goes, diretora para as Américas da Smile Train.

Rotarianos do Brasil e do exterior acompanharão o projeto durante um ano, com visitas in loco para conhecer o HRAC-USP, os bolsistas, pacientes e familiares beneficiados.

A Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais Associadas terá início em 01/03/2021 e tem coordenação do professor Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e vice-coordenação do professor Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e docente do Curso de Medicina da FOB-USP.

Atualização em Ortodontia
O HRAC-USP também oferece oito vagas para o Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, que terá duração de um ano, de abril de 2021 a abril de 2022, com 40 horas semanais de atividades. Os candidatos devem ter graduação em Odontologia.

As inscrições serão via Sistema Apolo (https://uspdigital.usp.br/apolo/), de 01/03 a 31/03/2021. A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP no dia 05/04/2021 e constará de prova teórica de conhecimentos específicos de Ortodontia e Fissuras Labiopalatinas, prova prática de Ortodontia e análise curricular.

Editais e mais informações
O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Os editais completos e todos os detalhes podem ser consultados no site http://www.hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao. Mais informações com a Seção de Apoio Acadêmico do HRAC, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

Relação de cursos e vagas

Curso

Vagas

Inscrições

Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais Associadas

5

Até 21/02/2021

Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva

8

01/03 a 31/03/2021

Sobre o HRAC-USP
Fundado em 1967, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP é pioneiro em suas áreas de atuação e referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais congênitas, síndromes associadas e deficiências auditivas, com assistência disponibilizada via Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso de novos pacientes é por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), a partir de avaliação inicial em unidade básica de saúde.

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o HRAC-USP é também um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento e inovações, com programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), além de cursos lato sensu e de extensão (residências médicas e multiprofissionais, especializações e práticas profissionalizantes), todos gratuitos.

Nesses 53 anos de atividades, o Hospital registra mais de 120.000 pacientes já atendidos (sendo 53.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.600 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Site: www.hrac.usp.br.

Sobre a Smile Train
A Smile Train é uma instituição filantrópica internacional, líder mundial no tratamento de fissura labiopalatina, presente em mais de 75 países e com mais de 40 centros parceiros de atendimento no Brasil. A Smile Train promove um modelo de saúde sustentável, usando o conceito “Ensine o homem a pescar”, que visa empoderar profissionais de saúde locais com treinamento e também provendo recursos e financiamento para ajudar a fornecer cirurgia e todos os tratamentos complementares necessários, gratuitos, para melhorar a vida das pessoas nascidas com essa condição, a fim de que elas sejam prósperas, saudáveis e independentes. Para saber mais sobre a abordagem sustentável da Smile Train e como as doações têm um impacto imediato e a longo prazo no Brasil, visite www.smiletrainbrasil.com.

 

(Imagem de capa: Dr. Cristiano Tonello e Dr. Nivaldo Alonso durante cirurgia no Centro Cirúrgico do HRAC-USP. Foto: Denise Guimarães, FOB-USP)