HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Pesquisa: Impacto da música na infância

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Responsáveis interessados em acompanhar o desenvolvimento da criança e participar de musicalização infantil em Bauru devem entrar em contato até dia 14/07

A Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), em parceria com a Bravo Academia de Música, está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Impacto da música na infância”. A pesquisa visa averiguar o impacto da musicalização infantil no desenvolvimento global de crianças ouvintes durante o primeiro ano de vida.

O trabalho envolve um projeto da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Fonoaudiologia da FOB-USP, desenvolvido pela fonoaudióloga Alice Andrade Lopes Amorim, e projeto de pós-doutoramento da musicista Paula Said pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP), ambos orientados pela professora Kátia de Freitas Alvarenga.

A pesquisa

Os pais ou responsáveis com interesse em acompanhar o desenvolvimento da criança e participar de aulas de musicalização infantil em Bauru (SP) devem entrar em contato pelo WhatsApp (14) 98213-5182 ou e-mail alicendr@usp.br até o dia 14/07/2023.

Os bebês precisam necessariamente ter 6 meses de idade no dia da primeira avaliação do desenvolvimento global. As pesquisadoras ressaltam que estão buscando bebês nascidos entre 01/12/2022 e 14/01/2023.

Assim, as pesquisadoras solicitam que os pais entrem em contato quando as crianças estiverem entre 5 a 6 meses de idade, para que seja possível marcar uma avaliação a tempo. Essa avaliação será realizada aos 6 meses, antes das aulas de música, e aos 12 meses, após as aulas de música.

Para verificar como a música afeta o desenvolvimento infantil serão realizados exames auditivos completos, com o objetivo de identificar se o sistema auditivo do bebê exposto à música terá um desenvolvimento mais rápido que o esperado para cada faixa etária.

Também serão avaliadas habilidades de linguagem, cognição e sistema motor. Isso se dará com a aplicação de uma Escala de Desenvolvimento Infantil validada para o português.

 

(Fonte: Assessoria de Comunicação da PUSP-B. Crédito da foto de capa: Freepik)

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP