Serviços

A Seção de Referência Especializada em Malformações Congênitas Craniofaciais (SRE), em conjunto com a Seção de Documentação e Informação (SCDOCINF) – oferece os seguintes serviços:

Assistência ao Usuário: (ver mais)

Trata-se da orientação ao usuário para uso do acervo e seus recursos; orientação ou realização de pesquisa bibliográfica em bases de dados; orientação técnica para elaboração de documentos e trabalhos científicos (projetos, protocolos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses etc.); orientação para normalização técnica (aplicação de normas de referência e citações); outras informações de caráter geral. Essas assistências podem ser solicitadas pessoalmente, via correio eletrônico ou telefone.

Capacitação de Usuários: (ver mais)

Tem como objetivo capacitar o usuário para o conhecimento e uso dos recursos e fontes informacionais na área de saúde, buscando e localizando dados bibliográficos, sobre assuntos pertinentes a seu estudo e pesquisa, em bases de dados, de acesso público ou restrito.

Consulta: (ver mais)

É permitida a utilização de seu acervo também pela comunidade não pertencente à USP.

Empréstimo: (ver mais)

O empréstimo domiciliar destina-se aos usuários de todas as Unidades da USP, permitindo que o próprio usuário realize a renovação de empréstimo e a reserva de material via Internet.

Pesquisa Bibliográfica: (ver mais)

Busca e localização de dados bibliográficos, sobre assuntos previamente determinados pelos usuários, em bases de dados, de acesso público ou restrito. O prazo para envio da pesquisa é de 7 dias úteis, após confirmação do recebimento da solicitação.

Normalização Técnica de Trabalhos Científicos: (ver mais)

Orientação e execução de normalização técnica para trabalhos acadêmicos ou científicos, segundo as normas técnicas estabelecidas. O prazo para envio da normalização é de 15 dias úteis, após confirmação do recebimento da solicitação.

Comutação Bibliográfica: (ver mais)

Consiste na solicitação e envio de material disponível em outra biblioteca do país ou do exterior a partir das principais redes de informação – Comut Grupo, Comut/IBICT e SCAD/BIREME.

Empréstimo-Entre-Bibliotecas (EEB): (ver mais)

Realiza a localização e obtenção por empréstimo, junto às Instituições congêneres, do material bibliográfico não existente no acervo local, especialmente livros e teses. Ao mesmo tempo, encaminha material às demais Bibliotecas da USP, mediante solicitação.

Cursos, Treinamentos e Palestras: (ver mais)

Constituem o programa formal de formação de usuários, tendo como objetivo desenvolver habilidades de busca e produção de informação, com o pleno uso dos recursos disponíveis.

Visitas Orientadas: (ver mais)

O programa de visitas orientadas individual ou em grupo, apresenta a equipe, a infraestrutura, explica o funcionamento e serviços e recursos oferecidos, e mostra que além dos recursos informacionais e técnicos que oferecemos, somos uma equipe disposta a ajudá-los em todas as suas dúvidas.

Inscrição de Pesquisadores em Identificadores Únicos (ResearcherID e Orcid): (ver mais)

É o serviço de orientação, criação e atualização de ResearcherID (RID) e ORCID para os profissionais HRAC/USP e ORIENTAÇÃO aos alunos HRAC-USP, visando ampliar a visibilidade da produção científica da USP no âmbito nacional e internacional.

O ResearcherID, desenvolvido pela Thomson Reuters, e o Orcid, coordenado por uma organização sem fins lucrativos, são sistemas de identificação única para pesquisadores, diferenciando homônimos e diferentes entradas de autor, cujo procedimento garante facilidade e agilidade no processo de gerenciamento e compartilhamento de informações científicas; identificação de linhas de pesquisa e áreas de interesse de pesquisadores e visibilidade e interação entre pesquisadores com a divulgação de seus perfis e trabalhos.

Disseminação Seletiva da Informação: (ver mais)

O serviço de referência virtual via correio eletrônico, um serviço personalizado com o objetivo de disseminar a informação das revistas eletrônicas assinatura SiBi-USP, disponíveis nas áreas de interesse do pesquisador. Para receber os alertas via e-mail, o pesquisador deverá encaminhar informações sobre periódicos de seu interesse.

Captação da Produção Bibliográfica do HRAC: (ver mais)

Por meio de alertas específicos, coletamos a produção científica de técnicos de nível superior do HRAC-USP.

Após publicação, nos informe sobre o seu trabalho (em formato impresso ou eletrônico) e encaminhe-nos uma cópia como doação ou empréstimo, pois este é um requisito para ser registrado no DEDALUS – Banco de Dados Bibliográficos da USP e na Memória Institucional.

Divulgação de Produção Intelectual: (ver mais)

Divulgação da produção intelectual do HRAC-USP por meio do cadastramento na Base de Dados Bibliográfica Institucional e no Dedalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP e elaboração de relatórios Institucionais.

Controle de Produção Intelectual: (ver mais)

Acompanhamento e cadastramento da produção científica da Unidade junto ao Dedalus (Banco de Dados Bibliográficos da USP) e Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP (BDPI); realiza levantamento e registro da produção institucional nas bases de dados Web of Science e Scopus, permitindo fornecer relatórios referentes a citações dos trabalhos e índice H dos pesquisadores) e oferece orientação sobre a criação de perfis no ResearcherID, Orcid e Google Scholar.

Apoio à Publicação Científica: (ver mais)

Orientação, normalização e indicação de periódicos para submissão de artigos, levando em consideração o assunto do trabalho e o Índice Qualis e Fator de Impacto (JCR) das revistas.

Reprografia e Encadernação: (ver mais)

É oferecido o serviço de cópia, impressão e encadernação simples. A reprodução dos documentos segue os parâmetros estabelecidos pela Lei de Direitos Autorais e pela Universidade.

Documentação: (ver mais)

A SCDOCINF dispõe de parte da documentação clínica dos pacientes do HRAC-USP – fotografias em slides até 2005, e exames médicos por imagem, que estão disponíveis para a equipe de profissionais do Hospital e pesquisadores com pesquisas aprovadas pelo CEP-HRAC, visando dar suporte à decisão clínica.