Reitor e governador participam de aula inaugural da Medicina USP-Bauru

A solenidade fez parte das atividades da XX Semana de Recepção aos Calouros do campus

A solenidade de abertura do ano letivo no campus de Bauru foi marcada pela aula magna que inaugurou o novo curso de Medicina, e contou com a presença do reitor Vahan Agopyan, do ex-reitor Marco Antonio Zago e do governador Geraldo Alckmin.

O reitor parabenizou os novos estudantes dos cursos de odontologia, fonoaudiologia e medicina. “A USP é uma instituição que oferece a melhor formação para seus alunos e vocês são os melhores entre os melhores, aproveitem isso. A USP é uma grande universidade de pesquisa, ou seja, o ensino é oferecido em um ambiente de pesquisa. Vocês vão interagir com o conhecimento que está sendo desenvolvido, seus professores serão todos pesquisadores e, com isso, vocês terão a oportunidade de receber uma formação sólida e voltada para o desenvolvimento de suas áreas”, explicou o dirigente.

Especialmente para os alunos de medicina, Agopyan lembrou que “cada Unidade da USP tem um perfil próprio e o novo curso de medicina não será uma cópia dos que já existem nos campi da Capital e de Ribeirão Preto. Nesse sentido, os alunos desta primeira turma têm o importante papel de ajudar a forjar essa nova maneira de se formar médicos. É uma tarefa compartilhada e a Universidade oferecerá as melhores condições para isso”.

O evento foi prestigiado por dirigentes da Universidade, políticos, docentes, funcionários, alunos e familiares

Para a diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, “a USP tem no seu escopo a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, e nós estamos preparados para formar mais do que profissionais qualificados para um mercado de trabalho repleto de desafios, mas formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Como dirigentes de uma universidade pública, temos o compromisso e a obrigação de fazer uma gestão respeitosa do que é nosso e preservar esse benefício maravilhoso que é a USP, não só para os futuros estudantes, mas também para toda a sociedade que usufrui de nossos serviços”.

O evento foi prestigiado pelo pró-reitor de Graduação pro tempore, Gerson Aparecido Yukio Tomanari; pelo secretário geral da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco; pelo superintendente de Espaço Físico, Osvaldo Shigueru Nakao; pelo secretário municipal de Saúde de Bauru, José Eduardo Fogolin Passos; além de políticos, dirigentes, docentes, funcionários, alunos e seus familiares.

Aula Magna
Inaugurando o curso de Medicina de Bauru, o ex-reitor Marco Antonio Zago ministrou a aula magna abordando o tema: “Câncer: uma doença mortal, tratável e curável”. Zago é um dos responsáveis pela criação do novo curso.