(Português do Brasil) FMBRU-USP promove Ciclo de Encontros para tratar dos seus compromissos com as políticas públicas
Objetivo é identificar pautas da sociedade sensíveis à atuação da recém-criada Faculdade de Medicina, na perspectiva de cooperar com o desenvolvimento das políticas públicas de educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação; primeiro Encontro acontecerá no dia 11/6, terça-feira, às 19h30, na USP Bauru
A Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP) promove, a partir deste mês de junho, o Ciclo de Encontros FMBRU-USP e a Comunidade.
O objetivo é identificar pautas da sociedade, em especial de Bauru e região, sensíveis à atuação da recém-criada Faculdade de Medicina para a adoção de compromissos com o presente e o futuro, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento das políticas públicas de educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação, em cooperação com o HRAC-USP/Centrinho, o Hospital das Clínicas de Bauru, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).
O primeiro Encontro será realizado no dia 11/6, terça-feira, às 19h30, no Auditório Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua do campus USP Bauru, e terá como tema “A FMBRU-USP: aspectos exitosos associados à sua criação e as novas agendas para o presente e o futuro”.
Os Encontros serão objeto de registros para organização de livro da criação e instalação da FMBRU-USP.
José Sebastião dos Santos, diretor pro tempore da FMBRU-USP e superintendente pro tempore do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP/Centrinho), explica que, neste Encontro de abertura, “a ideia é apresentar aspectos da criação da Faculdade de Medicina à sociedade de Bauru e região, destacando fatos e feitos exitosos associados à sua implantação, às atividades atuais e às possibilidades de cooperações futuras para o desenvolvimento educacional, científico, tecnológico e, especialmente, da atenção à saúde, o que, certamente, tem convergência com o desenvolvimento socioeconômico loco regional”.
O evento abordará o legado de iniciativas inovadoras e com grande impacto social originadas dentro da Universidade, que antecederam e convergiram para o surgimento da FMBRU-USP, como o próprio Centrinho e a FOB-USP. Também será apresentado um trabalho filantrópico inspirador originado fora da Universidade, a Associação Procordis, de Araraquara (SP), que desenvolve projeto assistencial na área de cardiologia destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Currículo e necessidades da comunidade
A atualização dos currículos das Escolas Médicas precisa ser permanente e estar em convergência com as necessidades da comunidade local e regional. Ainda é fortemente recomendável que os projetos acadêmicos dos docentes e dos estudantes da FMBRU-USP estejam em sintonia com as pautas sociais.
“O Ciclo de Encontros FMBRU-USP e a Comunidade vem com o propósito de aproximar a Universidade das agendas que são relevantes para a sociedade, abrir espaço para a cooperação com Bauru e a região, além de tratar da origem, do presente e do futuro da FMBRU-USP”, ressalta o diretor José Sebastião dos Santos.
“Temos a convicção de que essas oportunidades de interação entre a Universidade, os governos executivo e legislativo, os órgãos de controle do Estado, as sociedades científicas, os conselhos de classe profissional, as entidades filantrópicas, as organizações da sociedade civil, a imprensa e, também, a iniciativa privada poderão contribuir para melhor atender as necessidades da comunidade e impulsionar o desenvolvimento das políticas públicas. Existem experiências exitosas já consolidadas e outras inspiradoras para serem compartilhadas e que podem apontar caminhos”.
A proposta é que o Ciclo tenha periodicidade bimestral. Para participar deste primeiro Encontro, é necessário confirmar presença até o dia 10/6, segunda-feira, pelo e-mail fmbru@usp.br. O campus USP Bauru fica localizado na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.
Serviço
Ciclo de Encontros FMBRU-USP e a Comunidade
Tema: “A FMBRU-USP: aspectos exitosos associados à sua criação e as novas agendas para o presente e o futuro”
Quando: 11/6, terça-feira, às 19h30
Onde: Auditório Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua do campus USP Bauru (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária)
Público-alvo: estudantes, docentes, servidores da Universidade, profissionais e gestores da área da saúde; representantes de órgãos governamentais, de organizações filantrópicas e da sociedade civil; e demais interessados
Confirmação de presença: até 10/6, segunda-feira, pelo e-mail fmbru@usp.br
(Imagem de capa: Vista aérea do campus da USP em Bauru. Foto: Acervo/USP)