Preparação Pedagógica • HRB4029

DOCENTE RESPONSÁVEL:

Jeniffer de Cássia Rillo Dutka

 

NÚMERO DE CRÉDITOS: 4

 

CARGA HORÁRIA:

Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Duração Total
1h 2h 2h 12 semanas 60h

OBJETIVOS:

Analisar criticamente questões relacionadas à Universidade e o processo ensino-aprendizagem. 

Identificar recursos didáticos da atualidade no ensino superior. 

Identificar as aplicações de recursos didáticos atuais na área da saúde e na formação interprofissional.

Refletir sobre contextos culturais, políticos, sociais, institucionais e pedagógicos no processo ensino-aprendizagem.

Refletir sobre a relação entre ensino, pesquisa e extensão. 

 

JUSTIFICATIVA:

Uma reflexão sobre as práticas de ensino é essencial para que se possa preparar professores que reconheçam a necessidade de uma busca constante por conhecimentos específicos sobre o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.

Esta disciplina justifica-se, portanto, a partir da necessidade de aproximar o pós-graduando das decisões relativas a currículo, organização da aula, metodologias e estratégias didáticas e avaliação, e interação professor-aluno.

 

CONTEÚDO:

A Universidade atual  
A relação professor-aluno 
O projeto pedagógico institucional e influência das Diretrizes Curriculares de cada campo de formação na organização do currículo
O Projeto Político Pedagógico do curso (PPP) e as demandas sociais e acadêmicas de cada área de formação  
• Ensino presencial, remoto e híbrido

 

BIBLIOGRAFIA:

ANASTASIOU, L. G. C. Processos formativos de docentes universitários: aspectos teóricos e práticos. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para formação de professores. São Paulo: Editora Cortez, 2011. p. 44-74.

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010a. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075 > Acesso em: 18/02/2021.

Boeri CN; Domenico ALD. Docência no ensino superior: saberes necessários ao professor para a construção crítica do conhecimento pelos acadêmicos. http://agora.ceedo.com.br/ojs/index.php/AGORA_Revista_Eletronica/article/view/71/67. Acesso em: 18/02/2021.

BRASIL. Lei n º9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

Cadernos de pedagogia Universitária – http://www.prpg.usp.br/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia. Acesso em: 18/02/2021.

Masetto, MT. Formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração – ISSN 1984-5294 – Edição Especial – Vol. 1, n. 2, p.04-25, Julho/2009

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 39 set./dez. 2008.

 

 

<<< voltar para o índice de Disciplinas

 

 

 

 

Seção de Pós-Graduação HRAC-USP

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados) | e-mail: secpghrac@usp.br