HRAC-USP Bauru
Disciplinas • Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

Didática no Ensino Superior • HRB4097

 

DOCENTES RESPONSÁVEIS:

Ivy Kiemle Trindade Suedam

Sergio Henrique Kiemle Trindade

 

NÚMERO DE CRÉDITOS: 3

 

CARGA HORÁRIA:

Teórica
(por semana)
Prática
(por semana)
Estudos
(por semana)
Duração Total
4h 7h 4h 3 semanas 45h

OBJETIVOS:

Proporcionar ao aluno de pós-graduação stricto sensu bases teóricas e práticas sobre as novas tecnologias associadas à prática docente promover um treinamento sobre as diferentes formas de apresentação em congressos, seminários, teses e aulas teóricas. 

 

JUSTIFICATIVA:

Frente ao avanço tecnológico vivenciado na última década e à presença de plateias cada vez mais conectadas, a finalidade da disciplina é discutir métodos de ensino e habilidades pessoais relacionadas à didática e colocá-los em prática, promovendo um treinamento para a realização de boas apresentações em diferentes situações acadêmicas. 

São, ainda, objetivos da disciplina discutir novas tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula e que tornam o processo de ensino-aprendizado mais dinâmico e atrativo. 

Por fim, treinamento relacionado à preparação para concurso público docente também será realizado. 

 

CONTEÚDO:

Saberes docentes essenciais 
Didática no ensino superior 
A prática docente 
Aspectos atitudinais e relação aluno-professor 
Recursos didáticos 
Seminários e Aulas 
O ritual dos concursos docentes

 

BIBLIOGRAFIA:

Van Horn ER, Hyde YM, Tesh AS, Kautz DD. Teaching pathophysiology: strategies to enliven the traditional lecture. Nurse Educ. 2014 Jan-Feb;39(1):34-7.

Tanner KD. Structure matters: twenty-one teaching strategies to promote student engagement and cultivate classroom equity. CBE Life Sci Educ. 2013 Fall;12(3):322-31.

Consolaro A. O “Ser” Professor: Arte e Ciência no ensinar e aprender.. Editora Dental Press. 2011

Anderson C TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrínseca. 2016.

Gallo C. Faça como Steve Jobs. Editora Lua de Papel. 2011.

http://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=32056

http://www.socrative.com/

http://docs.google.com/forms/u/0/?tgif=d

 

 

<<< voltar para o índice de Disciplinas