Didática no Ensino Superior • HRB4097
DOCENTES RESPONSÁVEIS:
Sergio Henrique Kiemle Trindade
NÚMERO DE CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
4h | 7h | 4h | 3 semanas | 45h |
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno de pós-graduação stricto sensu bases teóricas e práticas sobre as novas tecnologias associadas à prática docente promover um treinamento sobre as diferentes formas de apresentação em congressos, seminários, teses e aulas teóricas.
JUSTIFICATIVA:
Frente ao avanço tecnológico vivenciado na última década e à presença de plateias cada vez mais conectadas, a finalidade da disciplina é discutir métodos de ensino e habilidades pessoais relacionadas à didática e colocá-los em prática, promovendo um treinamento para a realização de boas apresentações em diferentes situações acadêmicas.
São, ainda, objetivos da disciplina discutir novas tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula e que tornam o processo de ensino-aprendizado mais dinâmico e atrativo.
Por fim, treinamento relacionado à preparação para concurso público docente também será realizado.
CONTEÚDO:
• Saberes docentes essenciais
• Didática no ensino superior
• A prática docente
• Aspectos atitudinais e relação aluno-professor
• Recursos didáticos
• Seminários e Aulas
• O ritual dos concursos docentes
BIBLIOGRAFIA:
Van Horn ER, Hyde YM, Tesh AS, Kautz DD. Teaching pathophysiology: strategies to enliven the traditional lecture. Nurse Educ. 2014 Jan-Feb;39(1):34-7.
Tanner KD. Structure matters: twenty-one teaching strategies to promote student engagement and cultivate classroom equity. CBE Life Sci Educ. 2013 Fall;12(3):322-31.
Consolaro A. O “Ser” Professor: Arte e Ciência no ensinar e aprender.. Editora Dental Press. 2011
Anderson C TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público. Editora Intrínseca. 2016.
Gallo C. Faça como Steve Jobs. Editora Lua de Papel. 2011.
http://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=32056
http://docs.google.com/forms/u/0/?tgif=d
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