Bioética • HRB4030
DOCENTE RESPONSÁVEL:
NÚMERO DE CRÉDITOS: 1
CARGA HORÁRIA:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
8h | 4h | 3h | 1 semana | 15h |
OBJETIVOS:
Discutir os dilemas éticos que surgem nas atividades profissionais na área da saúde (“bioética do cotidiano”) bem como aqueles que ocorrem a partir do desenvolvimento científico e tecnológico na área da biomedicina.
Analisar criticamente os códigos de ética profissional, bem como normas e códigos vigentes. Refletir sobre as Diretrizes Bioéticas que envolvem o ser humano em todas as fases de sua vida.
JUSTIFICATIVA:
Preparar os pós-graduandos para o exercício de suas funções na docência, pesquisa e prática profissional com base em preceitos de bioética. Preparar os pós-graduandos para o constante exercício da avaliação bioética, seja na vida profissional, nas atividades de docência e ou de pesquisa.
A disciplina pressupõe a participação de convidados especialistas na área.
CONTEÚDO:
• Moral e Ética: conceitos filosóficos básicos
• Bioética: caracterização e campo de atuação
• Referenciais (Princípios) da ética e da bioética
• Correntes filosóficas: Racionalismo, Humanismo, Utilitarismo, Pragmatismo, Ceticismo
• Relação professor-aluno: aspectos bioéticos
• Análise crítica dos códigos de ética dos profissionais da saúde
• O segredo profissional: os direitos do paciente
• Bioética no início da vida: aborto, R.A., clonagem
• Bioética no final da vida: pacientes terminais, eutanásia, distanásia
• Bioética em situações especiais: AIDS, oncologia, deficiências físicas
• Bioética e a pesquisa em seres humanos: análise histórica, normas e situação brasileira
• Estudo de casos clínicos selecionados: seminários
• Bioética e infecção hospitalar
• Bioética e políticas de saúde
BIBLIOGRAFIA:
Barchifontaine CP. Bioética e início da vida: alguns desafios. São Paulo: Idéias e Letras; 2004.
Barchifontaine CP. Bioética: alguns desafios. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; 2001. (Coleção Bioética em Perspectiva).
Beauchamp TL, Childress JF. Principles of biomedical ethics. 5th ed. Oxford: Oxford University Press; 2001.BRASIL.
BYK, Christian. Tratado de Bioética. São Paulo: Paulus, 2015.
Ministério da Saúde. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 2000.
Drane J, Pessini L. Bioética, Medicina e Tecnologia. São Paulo: Loyola; 2005.
Esslinger I. De quem é a vida, afinal? São Paulo: Loyola; 2004.
Hossne WS. Relação professor-aluno, inquietações, indagações, ética. RevBrasEducMed 1994; 18(2):49-94.
Lolas F. Bioética: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola; 2001.
Pessini L. Bioética, um grito por dignidade de viver. São Paulo: Paulinas; 2006,
Pessini L. Diretrizes Éticas Internacionais para a pesquisa Biomédica em seres humanos. São Paulo: Loyola; 2004.
VEATCH, Robert M. Bioética. 3.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
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