Artigos Científicos • HRB4080
DOCENTE RESPONSÁVEL:
NÚMERO DE CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
1h | 1h | 1h | 10 semanas | 30h |
OBJETIVOS:
O objetivo desta disciplina consiste em fornecer subsídios teóricos bem como ministrar aulas práticas guiadas sobre a preparação de artigos científicos.
Os objetivos específicos compreendem o conhecimento das modalidades de artigos científicos, sua elaboração e submissão segundo as normas específicas de periódicos da área de conhecimento.
JUSTIFICATIVA:
O aluno de pós-graduação stricto sensu, principalmente em nível de doutorado, deve ser preparado para elaboração de artigos científicos internacionais, visando a difusão do conhecimento e a internacionalização. Esta atividade requer treinamento teórico e prático e esta disciplina consiste em um meio facilitador para alcançar estes objetivos.
CONTEÚDO:
• Modalidades de artigos científicos
• Estruturação dos artigos científicos
• Como escrever cada componente de um artigo científico
• Automatizando as referências bibliográficas
• Preparação das cartas ao editor
• Critérios da seleção da revista e normas para publicação
• Revisando o artigo e respondendo às observações dos revisores
• Prática de redação de artigos em língua inglesa
• O que é uma revisão sistemática
BIBLIOGRAFIA:
Bennett P. How to write a paper. Int Emerg Nurs. 2010;18(4):226-30. doi: https://doi.org/10.1016/j.ienj.2010.04.003
Brunette DM. Critical thinking: understanding and evaluating dental research. 2nd ed. Chicago: Quintessence; 2007.
Dummer PMH. Publicação internacional de artigo científico. In: Estrela C. Metodologia científica: ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas; 2001. p.449- 56.
Groves T. What makes a high quality clinical research paper? Oral Dis. 2010;16(4):313-5. doi: https://doi.org/10.1111/j.1601-0825.2010.01663.x
Hall PA. Getting your paper published: an editor’s perspective. Ann Saudi Med. 2011;31(1):72-6. doi: https://doi.org/10.4103/0256-4947.75782
Happell B. Responding to reviewers’ comments as part of writing for publication. Nurse Res. 2011;18(4):23-7. http://dx.doi.org/10.7748/nr2011.07.18.4.23.c8632
Jacinto T, Morais A, Fonseca JA. How to write a scientific paper – searching and managing biomedical information. Rev Port Pneumol. 2011;17(4):190-4. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.rppneu.2011.05.005
Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras. 2005;20(2):17-8. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502005000800005
Pattussi MP, Freire MCM. Leitura crítica de artigos científicos. In: Estrela C. Metodologia científica: ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas; 2001. p.309-25.
Publicase: comunicação científica [homepage na internet]. Rio de Janeiro: Publicase; 2017 [acesso em 2017 mar 24]. Disponível em: http://www.publicase.com.br
Roederer M, Marciniak MW, O’Connor SK, Eckel SF. An integrated approach to research and manuscript development. Am J Health Syst Pharm. 2013;70(14):1211-8. doi: http://dx.doi.org/10.2146/ajhp120167
Van Meerbeek B, Frankenberger R. How to “sell” your paper to a peer-reviewed journal. J Adhes Dent. 2016;18(2):95-6. doi: http://dx.doi.org/10.3290/j.jad.a35977
Huston P, Choi B. A guide to publishing scientific research in the health sciences. Can Commun Dis Rep. 2017 Sep
7;43(9):169-175
<<< voltar para o índice de Disciplinas