HRAC-USP Bauru
Notícias

Alunas iniciam jornada de formação no HRAC-USP no Dia Internacional da Mulher

Dez mulheres iniciaram, dia 8 de março, atividades nas clínicas odontológicas do HRAC-USP, como parte do Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal

Luciana Nunes em atividade com a residente de Odontologia Cibelle Piani no laboratório de Prótese de Palato do HRAC-USP. Foto: Tiago Rodella/HRAC

“Eu trabalhava como faxineira e vi uma oportunidade de ter um diploma, uma profissão e de conseguir crescer. Hoje é só o primeiro passo e espero que muitas outras pessoas possam ter essa oportunidade que o HRAC está oferecendo. Todo Dia da Mulher eu vou lembrar desta data que está sendo um marco na minha vida. Foi uma oportunidade que pedi a Deus”.

Esse depoimento é de Luciana Aparecida Nunes Ferreira, 32, de Bauru (SP), que iniciou, em 8 de março – Dia Internacional da Mulher –, as atividades do curso de difusão Formação de Auxiliar de Saúde Bucal, oferecido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, juntamente com outras nove mulheres.

Zilma Ramires em atividade com a cirurgiã-dentista Izabel Marchi de Carvalho no setor de Radiologia Odontológica do HRAC-USP. Foto: Tiago Rodella/HRAC

“Nasci em Bauru e conheço um pouco do trabalho do Centrinho. Sempre foi um sonho, já atuei na área e não tinha um curso. A expectativa é muito grande e é um privilégio, ainda mais hoje, Dia da Mulher, estar começando este curso em uma área que é apaixonante”, relata Zilma Aparecida Ramires Villela, 31, de Bauru, que também é ingressante no curso e o último trabalho foi como operadora de caixa em supermercado.

Para o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP, “é muito especial que esse projeto com forte impacto social tenha início justamente no Dia Internacional da Mulher, abrindo novos e promissores horizontes para essas mulheres batalhadoras”.

“Ficamos muito felizes com a coincidência desse projeto iniciar as atividades nesta data significativa. Essas mulheres estão tendo a oportunidade de ter uma formação gratuita na USP e, como sabemos, conhecimento é poder e liberdade”, ressalta a idealizadora e coordenadora do curso, professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP.

O curso
Voltado a pessoas de baixa renda, o curso de difusão Formação de Auxiliar de Saúde Bucal é gratuito e tem duração de um ano, de março de 2022 a fevereiro de 2023, com carga horária de 20 horas por semana (quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira). Nesta primeira edição, oferece dez vagas, e o processo seletivo ocorreu no último mês de fevereiro. O objetivo é contribuir para a autonomia dos ingressantes, por meio da educação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho local e regional, como auxiliares de saúde bucal.

 

Imagem de capa: Profa. Daniela Garib (coordenadora do curso); nove das dez alunas: Daniele Barros, Zilma Ramires, Cíntia dos Santos, Emilly de Almeida, Angelita de Jesus, Raíssa Leite, Sidneia Lopes, Letícia Mendes e Luciana Nunes; Dra. Rita Lauris (chefe da Divisão de Odontologia do HRAC e colaboradora do projeto) e Dra. Cleide Carrara (assistente técnica de Direção do HRAC). Foto: Tiago Rodella/HRAC

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP