FOB-USP recepciona calouros de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina

Semana de recepção aos estudantes acontece de 17 a 22/02, com ações sociais, educacionais, culturais e esportivas

No próximo domingo, 17/02, às 9h, no Teatro Universitário da USP-Bauru, acontece a cerimônia de abertura da 21ª Semana de Recepção aos Calouros da FOB-USP 2019, que irá recepcionar os estudantes dos cursos de Odontologia (50), Fonoaudiologia (40) e Medicina (60).

Com o tema “Chega Mais”, a Semana é organizada pelo Grupo Setorial Pró-Calouro da FOB-USP, integrado pelos professores: Natália Barreto Frederigue Lopes, do Departamento de Fonoaudiologia (presidente), Juliana Fraga Soares Bombonatti, do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos (vice-presidente), e Augustus Tadeu Relo de Mattos, do Curso de Medicina.

A professora Natália informa que a programação da Semana, que acontece de 17 a 22/02, foi elaborada com base nas experiências dos anos anteriores, bem como nos relatos dos veteranos dos três cursos de graduação, visando atender às expectativas desses jovens universitários.

Serão realizadas atividades como ações sociais, educacionais, culturais e esportivas, no intuito de promover a integração entre os calouros, além de atividades que os informem a respeito do que a FOB e o campus de Bauru da USP pode oferecer para eles na vida acadêmica e social.

A programação envolve o Projeto Integração Universidade e Família, com a abertura no domingo, 17/02, possibilitando a presença dos familiares, em especial os pais.

A programação é variada e destaca-se, na segunda-feira, 18/02, às 9h, no Teatro Universitário, aula magna com o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP.

Na terça-feira, 19/02, a partir das 9h, haverá visitas às Clínicas de Odontologia e Fonoaudiologia, à Casa da Afasia e ao HRAC, com saída do hall de entrada da FOB. No mesmo dia, às 14h, na Sala de Treinamento do Tiro de Guerra de Bauru, será realizada a atividade “Chega mais perto – vivências”, com a professora Dagma Venturini Abramides e o professor Augustus Tadeu Relo de Mattos, para falar sobre saúde mental, com jogos, dinâmicas e apresentação do Plantão de Apoio Psicológico ao Universitário (PAPU).

Na quinta-feira, dia 21/02, às 18h, no Teatro Universitário, será realizada a palestra motivacional “O que é impossível?”, com Thais Pegoraro, formada em direito com MBA em Gestão Empresarial, headhunter, consultora de carreira para executivos e atuação com desenvolvimento humano dentro das organizações.

Após a palestra motivacional, será realizada a apresentação da Banda Sinfônica do Projeto Guri. Tanto a palestra motivacional quanto a apresentação da Banda Sinfônica são eventos abertos somente à comunidade interna do campus USP de Bauru.

Durante esta semana estão sendo realizadas duas campanhas sociais: “Calouro Humano Adota uma Pessoa Idosa”, com arrecadação de produtos de higiene pessoal para visita ao Asilo Vila Vicentina de Bauru; e “Alimentar-se Bem – Cuidados em Saúde”, com arrecadação de um saco de arroz ou feijão para a Associação de Combate ao Câncer de Bauru.

Informações sobre a programação da Semana de Recepção podem ser obtidas no telefone do Serviço de Graduação da FOB, pelo telefone (14) 3235-8292 ou e-mail procalouro@fob.usp.br.

(Fonte: Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B. Foto: Denise Guimarães, FOB-USP)