Pesquisadores lançam livro sobre anomalias craniofaciais e peculiaridades no tratamento

Obra de pesquisadores do HRAC visa servir como recurso de consulta para o profissional clínico |

Pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP lançaram, no mês de novembro, o e-book (livro eletrônico) “Craniofacial Disorders: Orofacial Features and Peculiarities in Dental Treatment” – “Anomalias Craniofaciais: Características Orofaciais e Peculiaridades no Tratamento Odontológico”, em Português.

Organizada por Gisele da Silva Dalben, chefe da Seção de Odontopediatria e Saúde Coletiva do HRAC-USP, e Marcia Ribeiro Gomide, odontopediatra aposentada do Hospital, a obra está publicada em língua inglesa.

“O objetivo do livro é servir como um recurso que o profissional clínico possa consultar com facilidade, quando for realizar atendimento a pacientes com anomalias craniofaciais, melhorando assim o acesso ao tratamento odontológico para estes pacientes, em abrangência e em qualidade”, explica Gisele. “O livro aborda todas as especialidades odontológicas, e também tem informações úteis para outras áreas da saúde, porque apresenta um resumo das características clínicas de diversas síndromes e alterações”.

De acordo com Gisele, o livro nasceu dentro do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP (que completa 20 anos em 2017). Em 2002, as organizadoras do livro, Gisele e Marcia, eram, respectivamente, mestranda e orientadora, e estavam trabalhando na dissertação de mestrado sobre aspectos odontológicos de algumas síndromes craniofaciais.

Durante a busca de literatura sobre o assunto, notaram que havia muito material disponível sobre a área de genética, algumas especialidades médicas, mas havia falta de informação organizada sobre o tratamento odontológico para indivíduos com as diversas anomalias craniofaciais. Realizaram então uma extensa revisão de literatura e decidiram escrever um manual sobre o assunto, disponibilizando-o, em 2003, no acervo bibliográfico do HRAC-USP e em formato digital.

“Com o passar dos anos, percebemos que o manual era extensamente consultado por diversos profissionais, sendo frequentemente utilizado como referência. Por se tratar de um material bibliográfico informal, decidimos expandir a informação e organizá-la no formato do presente livro. A organização em capítulos foi amplamente baseada no livro clássico ‘Syndromes of the head and neck’ (Gorlin, 1990), que consideramos uma obra fundamental, mas é bastante extenso para utilização rotineira por clínicos”, relata Gisele.

A obra conta com capítulos de autoria de profissionais, ex-profissionais, pesquisadores, alunos e ex-alunos do HRAC-USP, e de pesquisadora de universidade norte-americana. São eles: Adriano Porto Peixoto, Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida, Beatriz Costa, Cleide Felício de Carvalho Carrara, Gisele da Silva Dalben, Lucimara Teixeira das Neves, Marcia Ribeiro Gomide e Vivian de Agostino Biella Passos (Odontologia); Cristiano Tonello, Maurício Mitsuru Yoshida, Michele Madeira Brandão e Nivaldo Alonso (Cirurgia Craniofacial); Melissa Zattoni Antoneli (Fonoaudiologia); além de Kathleen K. Sulik (Embriologia), da University of North Carolina at Chapel Hill School of Medicine.

Prefaciaram o livro o professor José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), um dos fundadores e ex-superintendente do HRAC-USP, aposentado em 2012, e Terumi Okada Ozawa, ortodontista do Hospital.

Os interessados podem adquirir o livro, em versão digital ou impressa, no site da editora Bentham Science: www.ebooks.benthamscience.com/book/9781681085166. Em formato digital, também é possível adquirir capítulos individuais.

O lançamento oficial da obra ocorreu no Teatro Universitário da USP-Bauru, no último dia 10 de novembro, durante o 5º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

……………………………………………………………………………………………………..
Legendas e créditos
Foto 1: Capa do livro / Crédito: Divulgação, Bentham Science
Foto 2: Parte dos autores durante o lançamento oficial do livro. A partir da esquerda: Nivaldo Alonso, Melissa Zattoni Antoneli, Lucimara Teixeira das Neves, Marcia Ribeiro Gomide, Gisele da Silva Dalben, Cleide Felício de Carvalho Carrara, Adriano Porto Peixoto e Cristiano Tonello / Crédito: Márcio Antonio da Silva, HRAC-USP