HRAC-USP Bauru
Notícias

Jubileu de Prata: Simpósio internacional celebra os 25 anos da Pós-Graduação do HRAC-USP

Evento reuniu renomados especialistas do Brasil e do exterior e contou com a participação de dirigentes da USP e da CAPES. Edição especial contou ainda com exposição de artes plásticas e apresentações musicais realizadas por pacientes do HRAC, acadêmicos e voluntários, além de homenagem aos coordenadores do Programa de Pós-Graduação, anteriores e atuais

O 7º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas celebrou os 25 anos do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP, com o 1º Encontro de Ex-alunos de Pós-Graduação do Hospital e o pré-evento – 1º Encontro Brasileiro de Direito à Reabilitação da Pessoa com Deficiência –, entre os dias 23 e 25/03/2023.

Prof. Carlos F. Santos

A sétima edição ocorreu no Teatro Universitário do campus e reuniu renomados especialistas do Brasil e do exterior. A solenidade de abertura do Simpósio contou com a participação do reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior (que visitou o HRAC em seguida); do pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho; do superintendente do HRAC, Carlos Ferreira dos Santos; da diretora da FOB e presidente do Conselho Deliberativo do HRAC, Marília Afonso Rabelo Buzalaf; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação do HRAC, Ivy Trindade Suedam; da doutoranda Leide Fidelis, coordenadora acadêmica do Simpósio; e do coordenador-geral de Fomento e Ações Estratégicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Julio César Piffero de Siqueira. O convidado internacional foi Ronald Strauss, professor de Odontologia e de Medicina Social da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (Estados Unidos).

Voltado a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e demais interessados, o evento teve como objetivo discutir e disseminar os avanços no diagnóstico e tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais associadas.

A programação trouxe conferências sobre temas como interdisciplinaridade, diagnóstico, fala e função velofaríngea, sono, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, protocolos cirúrgicos e saúde auditiva nas anomalias craniofaciais. Também foram abordados assuntos como a montagem de um centro de reabilitação de fissuras orofaciais, a experiência de egressos da Pós-Graduação e a fissura labiopalatina como impulso na vida e na carreira, com depoimento da mestranda do HRAC Ana Carla Nogueira e de seu pai, Antônio Augusto Nogueira, cirurgião-dentista e paciente reabilitado da instituição. Adicionalmente, os pesquisadores tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos na modalidade de e-poster (painel digital), no intuito de enriquecer e disseminar o conhecimento científico.

Pedro Henrique Barbosa, violinista, paciente em reabilitação no HRAC

Esta edição especial do Simpósio contou ainda com exposição de artes plásticas e apresentações musicais com violão, baixo, piano e violino, realizadas por pacientes do HRAC, acadêmicos e voluntários.

Encerrando a programação, foram homenageados os coordenadores e vice-coordenadores do Programa de Pós-Graduação do HRAC, anteriores e atuais: Inge Elly Kiemle Trindade (1998-2011); José Roberto Pereira Lauris (vice-coordenador 1998-2011); Daniela Garib (2011-2017); Ana Paula Fukushiro (2017-2019); Ivy Kiemle Trindade Suedam (coordenadora 2019-atual); e Jeniffer de Cássia Rillo Dutka (vice-coordenadora (2019-atual).

O Programa
Único no país e no mundo em sua área de concentração – Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas – o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP tem nota cinco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP foi reconhecido como estratégico pela CAPES, em razão da formação de excelência para o país e do seu impacto social, contribuindo para a criação e o desenvolvimento de novos centros especializados, como o Instituto Yaçuri da Amazônia. Com isso, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em dezembro de 2022 entre a CAPES e a USP, o Programa receberá investimentos ao longo de quatro anos, que serão destinados a recursos de custeio, recursos de capital e para a concessão de até 48 bolsas de mestrado, 20 de doutorado e 28 de pós-doutorado.

Durante o 7º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, o coordenador-geral de Fomento e Ações Estratégicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Julio César Piffero de Siqueira, anunciou uma atualização que será feita no âmbito do ACT, em decorrência do reajuste do valor das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado ocorrido em fevereiro de 2023 e da extensão da vigência das bolsas de doutorado (de 36 para 48 meses), o que implica em um investimento total de R$ 6,8 milhões (em vez de R$ 4,7 milhões) nos próximos quatro anos.

Com 143 alunos matriculados em dezembro de 2022, o Programa já concedeu 409 títulos nesses 25 anos de atividades, 260 de mestre e 149 de doutor.

 

Veja mais fotos do 7º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e do 1º Encontro Brasileiro de Direito à Reabilitação da Pessoa com Deficiência nas páginas do HRAC no Instagram e Facebook.

 

(Fotos: Álvaro Campoy Neto/FOB, Márcio Antonio da Silva/HRAC, Tiago Rodella/HRAC e Comissão Organizadora)

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP