Professor Carlos Ferreira dos Santos é designado para novo mandato como superintendente do HRAC-USP

Designação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado, 05/02/2022, com mandato a partir de 29/01/2022; dirigente ficou em primeiro lugar na lista tríplice eleita pelos membros do Conselho Deliberativo do Hospital em 09/12/2021

O professor Carlos Ferreira dos Santos foi designado para novo mandato à frente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

Imagem: Reprodução DOE

Santos ficou em primeiro lugar na lista tríplice eleita pelos membros do Conselho Deliberativo do Hospital em 09/12/2021 e encaminhada para a Reitoria da USP, a quem cabe indicar o superintendente do HRAC-USP. A Portaria do Reitor com a designação para exercer a função de superintendente a partir de 29/01/2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado, 05/02/2022 (disponível neste link).

Conforme regimento, o mandato do superintendente do HRAC-USP é coincidente com o do reitor da Universidade.

Trajetória
O professor Carlos Ferreira dos Santos já foi superintendente substituto do HRAC-USP entre 2016 e 2019 e é presidente do Conselho Deliberativo do Hospital desde 10/03/2018, quando assumiu a Diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Foi designado pela Reitoria da USP como superintendente “pro tempore” do HRAC-USP a partir de 08/06/2019 e como superintendente a partir de 01/06/2021 (após ser eleito também pelos membros do Conselho Deliberativo do Hospital).

Cirurgião-dentista formado pela FOB-USP, é professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da mesma Faculdade. Mestre e Doutor em Ciências (Farmacologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), fez doutorado sanduíche e pós-doutorado no Medical College of Wisconsin (Estados Unidos), onde desenvolveu estudos moleculares relacionados à Farmacologia e Fisiologia Cardiovascular.

Também tem atuação como editor e membro do conselho consultivo de importantes periódicos científicos nacionais e internacionais, membro efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) e International Association for Dental Research (IADR), além de ter sido coordenador da área da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2008 a 2019.

De abril de 2020 a dezembro de 2021, sob a liderança e atuação direta do professor Carlos Santos, o Laboratório de Farmacologia da FOB-USP deu grande contribuição com a testagem molecular para covid-19 por meio de RT-PCR em tempo real, ação fundamental para o controle e gerenciamento da pandemia, com mais de 100 mil amostras analisadas em quase dois anos. Em 10/09/2021, data em que completou 51 anos, recebeu o título de Cidadão Bauruense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Bauru a partir de iniciativa da vereadora Chiara Ranieri e aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal em dezembro de 2020.

Desde 08/01/2022, preside um Grupo de Trabalho designado pela Reitoria da USP com o objetivo de elaborar a proposta para a criação da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo.

(Imagem de capa: Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP. Foto: Denise Guimarães/FOB-USP – 2018)