HRAC-USP Bauru
Notícias

HRAC-USP abre processos seletivos para cursos lato sensu e de extensão

Ao todo, são ofertadas 53 vagas, para residências médicas, especialização odontológica, práticas profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e formação, todos gratuitos; inscrições serão realizadas em janeiro e fevereiro, conforme o curso

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru está com processos seletivos abertos para diversos cursos lato sensu e de extensão.

Ao todo, são ofertadas 53 vagas, para residências médicas, especialização odontológica, práticas profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e formação, todos gratuitos. Os cursos são voltados a profissionais com formação na área da saúde.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), nos meses de janeiro e fevereiro, conforme o curso.

As atividades dos cursos têm início em fevereiro e março de 2023. A duração, carga horária e cronograma do processo seletivo também variam de acordo com o curso.

Especialização odontológica
A Especialização em Ortodontia oferece 10 vagas para candidatos com graduação em Odontologia. Com duração de dois anos, o curso será oferecido de março de 2023 a fevereiro de 2025.

A carga horária é de 40 horas semanais e as inscrições serão recebidas até 31/01/2023. O processo seletivo será composto por provas específica teórica, prática e de proficiência em Inglês, além de análise curricular. As provas serão realizadas em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP, nos dias 02 e 03/02/2023.

Práticas profissionalizantes
Para as Práticas Profissionalizantes, são oferecidas 16 vagas, nas áreas de Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia.

Na área médica, a Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis oferece 03 vagas, com inscrições até 31/01/2023. O candidato deverá ser graduado em Medicina com residência concluída em Otorrinolaringologia. A Prática Profissionalizante em Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais oferta 02 vagas para médicos especialistas em Cirurgia Plástica ou Cirurgia Craniomaxilofacial, com bolsas no valor de R$ 5.500,00 concedidas pela Smile Train e administradas pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). As inscrições já estão abertas e serão recebidas até 31/01/2023. Ambas as Práticas Profissionalizantes têm duração de um ano (março de 2023 a fevereiro de 2024) e carga horária de 40 horas semanais.

Já na área de Fonoaudiologia, são 03 vagas para a Prática Profissionalizante em Implante Coclear (carga horária semanal de 24 horas) e 02 vagas para a Prática Profissionalizante em Próteses Auditivas Implantáveis (carga horária de 16 horas por semana), com inscrições até 31/01/2023. Os dois cursos têm duração de um ano (março de 2023 a fevereiro de 2024) e os candidatos devem ter graduação em Fonoaudiologia.

Na área odontológica, são oferecidas a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (03 vagas, com inscrições até 31/01/2023), e a Prática Profissionalizante em Dentística (03 vagas, com inscrições até 20/01/2023), para candidatos graduados em Odontologia. As cargas horárias são de 40 e 16 horas semanais, respectivamente, com duração de um ano.

Para todas as Práticas Profissionalizantes, os processos seletivos ocorrerão em fevereiro de 2023.

Aperfeiçoamento
O Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora oferece 10 vagas para candidatos graduados em Odontologia. O curso terá duração de um ano (março de 2023 a fevereiro de 2024), com carga horária semanal de 32 horas. As inscrições serão recebidas até o dia 31/01/2023.

A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP, no dia 06/02/2023, e constará de prova teórica de conhecimentos específicos de Ortodontia e Fissuras Labiopalatinas, prova prática de Ortodontia e análise curricular.

Auxiliar de Saúde Bucal
Também são ofertadas 10 vagas para o Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), voltado a jovens de baixa renda. O curso tem duração de seis meses (fevereiro a julho de 2023), com carga horária de 20 horas por semana.

As inscrições serão recebidas até o dia 20/01/2023. Os candidatos devem ter o ensino fundamental completo no momento da inscrição e ter no mínimo 18 anos na data de início do curso (06/02/2023). A prova teórica e a avaliação socioeconômica serão realizadas nos dias 24 e 27/01/2023, respectivamente.

Residências médicas
O HRAC-USP oferece ainda 07 vagas para os Programas de Residência Médica, todas com bolsas de estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Para a Residência Médica em Anestesiologia, são ofertadas 03 vagas, preenchidas por meio da Seleção Pública para Residência Médica 2023 do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo, realizada pelo Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br).

Pela mesma seleção pública, também são oferecidas 03 vagas para a Residência Médica em Otorrinolaringologia.

Ambos os programas de Residência são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), estruturados com três anos de duração e voltados a candidatos com graduação em Medicina. As inscrições já se encerraram e a divulgação do resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 03/02/2023.

Já a Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial conta com 01 vaga e os candidatos devem ser graduados em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e/ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Também credenciada pela CNRM/MEC, a Residência terá duração de um ano, a partir de março de 2023. As inscrições serão realizadas via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), até o dia 10/02/2023. A prova objetiva, prova prática e análise curricular ocorrerão no dia 15/02/2023, no HRAC-USP. O edital completo está disponível no site do HRAC-USP.

Editais e mais informações
Os editais e todos os detalhes das residências médicas, especialização odontológica, práticas profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e formação podem ser consultados no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. O HRAC-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br.

Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires/Acervo HRAC

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP foi fundado em 24/06/1967. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 55 anos, registra mais de 126.000 pacientes já atendidos (sendo 47.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.800 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. Site: www.hrac.usp.br.

Relação de cursos e vagas

Curso

Vagas

Residência Médica em Anestesiologia

3

Residência Médica em Otorrinolaringologia

3

Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

1

Especialização em Ortodontia

10

Prát. Prof. em Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais (Medicina)

2

Prát. Prof. em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (Medicina)

3

Prát. Prof. em Implante Coclear (Fonoaudiologia)

3

Prát. Prof. em Próteses Auditiva Implantáveis (Fonoaudiologia)

2

Prát. Prof. em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

3

Prát. Prof. em Dentística

3

Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora

10

Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

10

Total de vagas

53

 

(Imagem de capa: Especializanda durante realização de tomografia computadorizada no HRAC. Foto: Tiago Rodella/HRAC)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP