HRAC-USP Bauru
Notícias

Abertas as inscrições para Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Cirurgia Craniofacial

Em sua segunda edição e promovido em parceria com a Smile Train, o curso oferece duas vagas para médicos especialistas em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com bolsas de R$ 5.500,00; inscrições até o dia 17 de março

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Prática Profissionalizante em Fissura Labiopalatina e Cirurgia Craniofacial, oferecida pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru em parceria com a ONG Smile Train, maior organização filantrópica de fissura labiopalatina do mundo e parceira da instituição.

A Prática Profissionalizante oferta duas vagas para médicos especialistas em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com bolsas de R$ 5.500,00 concedidas pela Smile Train e administradas pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).

O programa visa promover a difusão do conhecimento sobre anomalias craniofaciais com ênfase nas fissuras labiopalatinas e deformidades da face, área em que há necessidade de ampliar acesso e condições de formação de recursos humanos especializados.

Com duração de um ano (de 04/04/2022 a 31/03/2023) e carga horária de 40 horas semanais de atividades práticas e teórico-práticas, o curso tem coordenação e vice-coordenação, respectivamente, dos professores Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), da capital, e Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e docente do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

As inscrições estão abertas e serão recebidas até às 17h do dia 17/03/2022, exclusivamente pelo sistema Apolo USP (http://uspdigital.usp.br/apolo/). A seleção será realizada de forma presencial no dia 21/03/2022, em três etapas: prova objetiva (das 8h às 12h), prova prática (às 13h) e análise e discussão do currículo documentado (após o término da prova prática).

Edital completo, cronograma e mais informações no site https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/ ou com a Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420. O HRAC-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP).

Depoimento
A Dra. Eudemara Holanda, aluna da primeira turma que acabou de ser certificada como especialista em Fissura Labiopalatina, descreve como é fazer um programa de Fellowship (Prática Profissionalizante) em fissura labiopalatina no HRAC-USP, Centro de Liderança da Smile Train.

“Aqui, nós fellows rodamos com [as áreas de] Bucomaxilofacial, Otorrinolaringologia. Não foi só a Cirurgia Plástica. Foi uma experiência multidisciplinar, então, realmente, muito aprendizado, e fazer a diferença, fazer novos sorrisos”.

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP foi fundado em 24/06/1967. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 54 anos, registra mais de 125.000 pacientes já atendidos (com cerca de 47.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou mais de 1.800 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área, fornecendo um modelo de reabilitação integral e centrado na equipe interdisciplinar, sendo referência para outros centros e garantindo que o mais alto padrão de tratamento de fissuras esteja disponível para todos. Site: www.hrac.usp.br.

 

(Imagem de capa: Cirurgia reparadora de fissura labiopalatina realizada no HRAC-USP. Foto: Klaus Aires/Smile Train)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP