HRAC-USP Bauru
Coronavírus (COVID-19)Notícias

Após abertura de 10 novos leitos, HC de Bauru começa a receber pacientes na UTI

Segundo a Prefeitura, cinco pacientes com pedido de vaga UTI Covid já tiveram as solicitações aceitas pela Cross para transferência à unidade de campanha no dia 15/04/2021

Por G1 Bauru, 15/04/2021

Pacientes já estão sendo transferidos para os novos leitos de UTI do Hospital das Clínicas de Bauru (SP), de acordo com a Prefeitura da cidade.

Dez leitos de UTI foram abertos na unidade de campanha nesta quinta-feira [15/04/2021], depois que um convênio foi assinado entre a Prefeitura e a Famesp no último dia dado pela Justiça para abertura das vagas hospitalares.

Segundo a Prefeitura de Bauru, cinco pacientes da rede municipal de saúde, com pedido de vaga UTI Covid, já tiveram as solicitações aceitas pelo Cross para transferência ao HC, e as transferências seriam realizadas já nesta quinta-feira (15).

O hospital está funcionando como uma unidade de campanha para tratamento da Covid-19 no prédio que pertence ao HRAC/Centrinho da USP [com leitos clínicos no quarto e quinto andares desde julho de 2020].

Os novos leitos instalados [no oitavo andar] são para o tratamento de pacientes graves de Covid-19, com todo o suporte ventilatório, e também aparelhos de hemodiálise para os casos em que há necessidade. Cerca de 100 funcionários vão atuar na UTI do HC, incluindo equipes de assistência e administrativa [contratados por meio da Famesp].

As equipes recém-contratadas foram treinadas por profissionais já atuantes e experientes no enfrentamento da Covid-19, que ajudaram no detalhamento dos protocolos, inclusive.

O custo da diária por leito é de R$ 2.473,18, e o convênio é válido por 90 dias, totalizando um investimento de R$ 2.225.862,00 com recursos municipais. A prefeitura já entrou com pedido de credenciamento dos leitos junto ao Ministério da Saúde e, se forem habilitados, a União repassará parte do valor necessário ao custeio.

A assinatura do convênio entre a Prefeitura de Bauru e a Famesp contou com a presença de diversas autoridades. Pela USP, participaram o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da FOB-USP; Dra. Cleide Carrara, assistente técnica de direção; e o engenheiro Nilton Saggioro. Participaram ainda: a prefeita Suéllen Rosim e o secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias; o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Antonio Rugolo Júnior; o promotor de Saúde Pública de Bauru, Enilson Komono; a diretora do Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo (DRS-6), Doroti Vieira Alves Ferreira; vereadores; entre outras autoridades.

(Fotos: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru. Com informações do G1 Bauru: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/04/15/apos-abertura-de-10-novos-leitos-hc-de-bauru-comeca-a-receber-pacientes-na-uti.ghtml)

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP