Inscrições para residência em saúde na USP encerram dia 5 de agosto

No HRAC, são 37 vagas para biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e serviço social, com bolsas de 3.330,43; inscrições até 05/08   

A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), recebe, até às 12h do dia 5 de agosto (quarta-feira), as inscrições para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional para o período letivo 2021. As inscrições e a seleção serão realizadas pela Fuvest, que disponibiliza o edital e demais informações no endereço www.fuvest.br. A taxa de inscrição é de R$ 290,00.

No Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, são disponibilizadas 37 vagas, para profissionais com formação em biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e serviço social. São 17 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais e 20 para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva.

As residências preveem bolsa mensal para os classificados no valor de R$ 3.330,43, custeada pelo Ministério da Saúde, pelo período de duração do curso, a partir do início das atividades.

Poderão participar dos Programas os interessados que concluíram ou venham a concluir, até 01/03/2021, o bacharelado em um dos cursos de graduação mencionados, e que, até o dia da matrícula, obtenham a inscrição definitiva ou provisória no respectivo conselho regional de classe, sempre que for aplicável.

O objetivo dos Programas oferecidos no HRAC-USP é formar profissionais de saúde, especialistas em Síndromes e Anomalias Craniofaciais ou em Saúde Auditiva, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício em suas profissões, com rigor científico e pautado em princípios éticos, visando atuação integrada, por meio do treinamento em serviço.

Seleção
O processo seletivo terá duas fases. A primeira fase será constituída de provas objetiva e dissertativa e realizada nos municípios de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo no dia 30 de agosto de 2020. A segunda fase será uma análise curricular pela comissão do processo seletivo a partir dos documentos que deverão ser anexados no site da Fuvest.

O local das provas será informado no site da Fuvest a partir do dia 18 de agosto de 2020, às 12h, juntamente com a relação dos candidatos efetivamente inscritos e convocados. Em razão da pandemia de covid-19, as datas e o formato da prova poderão sofrer alteração, e qualquer mudança será devidamente comunicada aos candidatos. A bibliografia para conhecimentos gerais e específicos a cada uma das áreas está disponível no edital.

Ensino em serviço
A Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional, se constitui como ensino de pós-graduação lato sensu sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantão. A duração é de dois ou três anos, conforme a Portaria Interministerial nº 1.077, de 12/11/2009.

Os Programas de Residência da USP têm carga horária total mínima de 5.760 horas, com atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, devendo ser cursadas em regime de dedicação exclusiva.

O HRAC-USP oferece esta modalidade de ensino desde 2010. Mais informações sobre os dois Programas oferecidos pelo Hospital em www.hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao.

Edital
O edital completo e mais informações podem ser obtidas no site da Fuvest, pelo link https://www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude/.

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da PRCEU-USP e da Fuvest / Foto: Marcio Antonio da Silva, HRAC-USP)