HRAC-USP e Smile Train promovem curso a distância de cirurgia craniofacial

Coordenado pelos professores Nivaldo Alonso e Cristiano Tonello, curso conta com renomados especialistas internacionais; primeiro módulo ocorre entre julho e outubro     

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru, com apoio da Smile Train, promove, de 14 de julho a 27 de outubro de 2020, o primeiro módulo do Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial, na modalidade a distância, com transmissão on-line via YouTube.

Gratuito, o curso será ministrado em Inglês e conta com a participação de renomados especialistas internacionais da área.

A abertura acontece no dia 14 de julho, às 19h, e será proferida pelo professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Em seguida, ocorre a primeira aula, com o tema “Cirurgia primária de lábio e palato em pacientes com fissura unilateral”, ministrada por Roberto Flores, diretor do serviço de Fissura Labiopalatina e Cirurgia Craniofacial do NYU Langone Medical Center, da New York University (Estados Unidos). Link do evento: https://youtu.be/8M4PN-40-p8.

Professores Tonello e Alonso durante cirurgia no HRAC-USP (2019). Foto: Denise Guimarães, FOB-USP

“O objetivo do curso é permitir a todos os interessados uma atualização dos principais temas da cirurgia craniofacial com expoentes internacionais”, afirma o professor Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da FOB-USP, que coordena o curso de difusão juntamente com o professor Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina (FMUSP).

O público-alvo são profissionais que atuam em fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, bem como alunos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu. Aqueles que desejarem emissão de certificado deverão se inscrever pelo Sistema Apolo (https://bit.ly/2OdABCk).

Com carga horária de dez horas, o primeiro módulo do curso terá as demais aulas nos dias 21 de julho, 11 e 25 de agosto, 22 e 29 de setembro e 20 e 27 de outubro, sempre às 19h. O curso integral terá duração de um ano, duas vezes por mês. A programação dos demais módulos serão divulgados posteriormente.

O Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial tem apoio da Smile Train, maior organização filantrópica de fissura labiopalatina do mundo, com atuação em mais de 90 países.

 

Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial – 1º Módulo
Programação e links de acesso às aulas:

14/07/2020
“Cirurgia primária de lábio e palato em pacientes com fissura unilateral”
Roberto Flores, diretor do serviço de Fissura Labiopalatina e Cirurgia Craniofacial do NYU Langone Medical Center, da New York University (Nova York, Estados Unidos)
https://youtu.be/8M4PN-40-p8

21/07/2020
Tecnologias para regeneração, reconstrução e reabilitação em cirurgia craniofacial
Amir Dorafshar, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Rush University (Chicago, Estados Unidos)
https://youtu.be/IhxiKEFNGQU

11/08/2020
“Genética das fissuras orofaciais”
Alexandre Vieira, diretor de Pesquisa Clínica e Acadêmica da School of Dental Medicine da University of Pittsburgh (Pittsburgh, Estados Unidos)
https://youtu.be/ATILXJjvd-k

25/08/2020
“Cirurgia secundária do lábio, palato e nariz na fissura labiopalatina”
Edward Buchanan, diretor da Clínica de Fissura Labiopalatina e chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Texas Children’s Hospital (Houston, Estados Unidos)
https://youtu.be/luvhyQaL4fM

22/09/2020
“Fisher: Sua filosofia no tratamento da fissura labiopalatina unilateral”
David Fisher, diretor médico do Programa de Fissura Labiopalatina do Hospital for Sick Children, da University of Toronto (Toronto, Canadá)
https://youtu.be/05fc9XlIE_E

29/09/2020
“Expansão tecidual em cirurgia plástica”
Alexander Margulis, responsável pela Unidade de Cirurgia Plástica Pediátrica e Craniofacial do Hadassah Medical Center (Jerusalém, Israel)
https://youtu.be/SeF8GrZHcmY

20/10/2020
“A experiência com distração osteogênica do Children’s Hospital of Philadelphia”
Jordan Swanson, cirurgião na Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e professor assistente no Children’s Hospital of Philadelphia, da University of Pennsylvania (Filadélfia, Estados Unidos)
https://youtu.be/-nB2y7FK3QY

27/10/2020
“Análise objetiva dos aspectos subjetivos dos cuidados com fissuras para melhor entendimento da deformidade, dos tratamentos e resultados”
Raymond Tse, professor associado de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da University of Washington e diretor do Programa de Plexo Braquial do Seattle Children’s Hospital (Seattle, Estados Unidos)
https://youtu.be/6TcXt4RXD8w

 

(Arte: Marisa Romangnolli, FOB-USP)