USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Atividades da FOB e HRAC demonstraram a centenas de estudantes o papel da ciência na inclusão

Como parte da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações de 15 a 21 de outubro, com o tema “Ciência para a redução das desigualdades” – a Universidade de São Paulo promoveu a Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018, com atividades gratuitas nos campi da capital e do interior do estado.

Foto: Denise Guimarães/ FOB USP

Em Bauru, a USP participou da programação com três atividades. Nos dias 16 e 18 de outubro, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) recebeu cerca de 80 alunos do Ensino Médio para a atividade “Ciência vai à escola”, com ações interativas e palestras sobre prevenção e tratamento em saúde bucal e sobre ciência e tecnologia no auxílio às pessoas com distúrbios da comunicação (alterações na fala, audição, voz, leitura e escrita).

Foto: Denise Guimarães/ FOB USP

No dia 17 de outubro, foi realizada no campus a atividade “Ciência tour: Na trilha da inclusão”, com a participação de cerca de 500 alunos de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental 2 de escolas públicas e particulares de Bauru. Atividades interativas e dinâmicas demonstraram o papel da ciência na inclusão de pessoas com deficiência e na redução das desigualdades, e os estudantes puderam conhecer melhor os cursos oferecidos pela FOB (Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina) e o trabalho realizado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho).

Foto: Márcio Antonio da Silva, HRAC-USP

Encerrando a programação, no dia 19 de outubro, no Recinto Mello Moraes, ocorreu a “Festa da Ciência”, organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) da Prefeitura Municipal de Bauru junto com instituições da cidade. O evento teve a participação da FOB e do HRAC, com estandes dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina e com o Trailer da Saúde Auditiva, com ações de fonoaudiologia.

As ações na USP foram coordenadas pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e de Pesquisa (PRP). No campus de Bauru, a programação foi organizada pelas Comissões de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da FOB e HRAC.

(Com informações da PRCEU-USP. Fotos: Denise Guimarães/FOB-USP e Márcio Antonio da Silva/HRAC-USP)