Vestibular da USP 2018: manual do candidato

Manual já traz o curso de Medicina da USP-Bauru; inscrições abertas de 21/08 a 11/09 |

Os interessados em concorrer ao vestibular da USP já podem acessar gratuitamente, pela internet, o Manual do Candidato 2018. Ele é disponibilizado pela Fuvest, organizadora do exame, contém todas as informações sobre o processo de seleção e pode ser acessado gratuitamente pela internet.

O documento em PDF traz a lista de vagas, o edital completo do concurso, informações sobre inscrição, provas, matrículas, além da apresentação de carreiras e cursos – e já inclui o novo curso de Medicina da USP-Bauru.

A prova da Fuvest 2018 selecionará alunos para 8.402 vagas oferecidas pela USP, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas.

A Universidade ainda disponibiliza outras 2.745 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O processo de ingresso por esse sistema é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. A Universidade de São Paulo é pública e gratuita.

Os estudantes que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2017, também poderão participar da Fuvest como “treineiros” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Inclusp
Alunos de escola pública podem ganhar acréscimo na nota da prova da 1ª fase e na nota final do vestibular. O Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) prevê bônus de 12% para o candidato que cursou ou esteja cursando o ensino médio integralmente em escola pública. Se o aluno estudou o ensino fundamental e médio na rede pública, o bônus é de 15%. E se se autodeclarar preto, pardo ou indígena, há mais 5%.

O Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) também oferece bônus na nota para estudantes ainda matriculados no ensino médio público – treineiros – e que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública: 5%.

Inscrições
A inscrição para o exame da Fuvest 2018 deverá ser feita das 10h do dia 21 de agosto até as 23h59 do dia 11 de setembro, exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br). A taxa de inscrição é de R$ 170,00 e deve ser paga antes do término do expediente bancário no dia 12 de setembro. É possível solicitar a redução ou isenção do valor até o dia 7 de agosto. As regras podem ser conferidas aqui.

A primeira fase das provas será no dia 26 de novembro e a segunda fase ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018. Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro. O calendário completo está disponível neste link.

Neste ano, a prova da primeira fase será aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo. Acesse o manual aqui.

(Fonte: Jornal da USP / Assessoria de Comunicação da Fuvest)