As Fissuradas lançam ‘Guia de Informações sobre Fissura Labiopalatina’

Livro tem capítulos de autoria de diversos profissionais, ex-profissionais, pesquisadores, alunos e ex-alunos do HRAC/Centrinho-USP |

Será lançado neste sábado, 19/08, em São Paulo, o livro As Fissuradas – Guia de Informações sobre Fissura Labiopalatina, organizado por Luiza Pannunzio, artista plástica, ilustradora e criadora da Rede As Fissuradas, e pela fonoaudióloga Daniela Aparecida Barbosa, professora universitária, colaboradora da Rede As Fissuradas e mestre em Ciências da Reabilitação pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP. O lançamento acontece a partir das 14h, na Galeria Ouro Fino (Rua Augusta, 2.690, Jardins).

O livro tem capítulos de autoria de profissionais, ex-profissionais, pesquisadores, alunos e ex-alunos de diversas áreas do HRAC/Centrinho-USP: Beatriz Costa, Cleide Felício de Carvalho Carrara, Gisele da Silva Dalben e Márcia Ribeiro Gomide (Odontologia); Ana Paula Fukushiro e Renata Paciello Yamashita (Fonoaudiologia); Bruna Tozzeti Alves, Francine Ramos Santos, Homero Carneiro Aferri, Maria Daniela Borro Pinto e Melina Evangelista Whitaker (Prótese de Palato); Márcia Regina Ferro e Maria de Lourdes Merighi Tabaquim (Psicologia). O prefácio é do professor José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), um dos fundadores e ex-superintendente do HRAC, aposentado em 2012.

De acordo com as organizadoras, a proposta do livro é ser um guia de informações sobre fissura labiopalatina, apresentadas de forma clara e com linguagem simples – sem termos técnicos ou figuras de difícil compreensão –, para que todos possam ter a certeza de suas escolhas e evolução neste longo e importante tratamento.

“A fissura labiopalatina, apesar de estar presente em um a cada 650 bebês brasileiros, ainda é pouco conhecida por grande parte da população. A maioria das informações sobre o tema é de revistas e livros científicos, cuja redação técnica torna a compreensão mais difícil. Temos aqui um rico material de consulta não só para as famílias, mas também para estudantes e profissionais da saúde”, destaca, na apresentação, a fonoaudióloga Daniela Aparecida Barbosa.

Os 14 capítulos do livro abordam temas como amamentação do bebê com fissura, tratamento cirúrgico, odontopediatria e saúde bucal, fala e terapia fonoaudiológica, prótese de palato, genética, medos e angústias diante da fissura, além de relatos de pessoas reabilitadas que já receberam alta do tratamento.

Sobre o livro
Título: As Fissuradas – Guia de Informações sobre Fissuras Labiopalatinas
Editora: Book Toy
Organizadores: Daniela Aparecida Barbosa e Luiza Pannunzio
Aquisição disponível pelo site www.booktoy.com.br e em breve pela página www.facebook.com/asfissuradas

A rede
As Fissuradas é uma rede de apoio para as famílias com filhos que nasceram com fissura labiopalatina e outras anomalias craniofaciais. Além da troca de conhecimento e experiências, um dos objetivos é mostrar que a fissura tem tratamento, que há completa reabilitação e que nenhuma família precisa se sentir sozinha nessa caminhada. Saiba mais: www.asfissuradas.com e www.facebook.com/asfissuradas.