Programas de Extensão

Com grande vocação para o ensino, o HRAC-USP oferece, desde a década de 1990, cursos de pós-graduação lato sensu reconhecidos pela USP e órgãos oficiais, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem nas áreas de fissuras labiopalatinas, anomalias craniofaciais e saúde auditiva.

Todos os cursos possuem carga horária prática, propiciando aos alunos oportunidade de aprofundar os conhecimentos específicos e desenvolver habilidades. São todos gratuitos e, em geral, com duração de um a três anos de desenvolvimento. 

 

[expand title=”HISTÓRICO (ver mais)” swaptitle=”(clique para fechar)” alt=”clique para exibir/ocultar.” id=”historiaccex”]

O HRAC, como unidade complementar da USP, não possui curso de graduação. Seus programas de ensino se concentram nos níveis de pós-graduação e de cultura e extensão.

No ano de 1995, o HRAC-USP iniciou a oferta de cursos de Especialização, em sua maioria direcionados às especialidades odontológicas, e de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva.

No ano de 2000, iniciou o Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia, estruturado em três níveis (R1, R2 e R3) e com um diferencial na área: aprendizado em implante coclear. Ainda na área médica, em 2018 o HRAC-USP passou a oferecer o Programa de Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, direcionado a profissionais com residência médica concluída em Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 

Com a criação dos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde pelos Ministérios da Saúde e da Educação, ampliou-se as alternativas de formação de recursos humanos especializados. Assim, aderindo à modalidade, em 2010 o HRAC-USP abriu sua primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais e, em 2013, a primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva

Em relação às Práticas Profissionalizantes, desde 2011 o HRAC-USP possui o curso de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. A partir de 2017, ampliou o oferecimento dessa modalidade de ensino com os cursos de Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial) e Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Na modalidade de Difusão, desde 2018 o HRAC-USP oferece o curso de Cirurgia Ortognática em Pacientes com Fissura Labiopalatina, com duração de 15 dias. 

HISTÓRICO (clique para fechar) [/expand]

 

[expand title=”PROPOSTA (ver mais)” swaptitle=”(clique para fechar)” alt=”clique para exibir/ocultar.” id=”proposta”]

Os cursos de cultura e extensão e de pós-graduação lato sensu, juntos, oferecem mais de 120 vagas por turma.

São cursos focados na área da saúde, oferecidos gratuitamente e reconhecidos pela USP e por órgãos oficiais, que buscam formar recursos humanos especializados nas áreas de expertise do HRAC-USP, que apresentam grande demanda. 

Os dois programas de Residência Multiprofissional em Saúde são únicos no país em seu gênero: são desenvolvidos com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bauru, e seu objetivo é formar profissionais para atuação na saúde básica da região. 

Além das aulas teóricas, o diferencial dos programas oferecidos pelo HRAC-USP está na possibilidade de contato dos alunos com a prática, sendo que todos os cursos têm uma extensa carga horária clínica.

PROPOSTA (clique para fechar) [/expand]

 

[expand title=”CURSOS OFERECIDOS (ver mais)” swaptitle=”(clique para fechar)” alt=”clique para exibir/ocultar.” id=”cursos”]

Atualização: nesta modalidade de ensino, o HRAC-USP oferece o curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, voltado para graduados em Odontologia. Com ampla carga horária em atividades práticas, esta atualização tem duração de 12 meses. 

Especializações: os cursos de Especialização do HRAC-USP têm duração de 24 meses e, atualmente, são oferecidos nas seguintes áreas odontológicas: Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Práticas Profissionalizantes: para médicos otorrinolaringologistas, são oferecidos os cursos de Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis e Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial); para graduados em Odontologia, o HRAC-USP oferece a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Os três cursos possuem duração de 12 meses e ampla carga horária em atividades práticas nestas áreas de alta complexidade. 

Programa de Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial: com 12 meses de duração e seleção anual para uma vaga, é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e oferece bolsa de estudo administrada pelo Ministério da Saúde. 

Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia: possui 36 meses de duração (níveis R1, R2 e R3) e a seleção anual conta com três vagas. Oferece bolsas de estudo administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva: desenvolvido conforme deliberações da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC), possui 24 meses de duração e 20 vagas anuais distribuídas entre as áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. As bolsas de estudo são oferecidas e administradas pelo Ministério da Saúde. 

Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais: desenvolvido conforme deliberações da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC), possui 24 meses de duração e 17 vagas anuais distribuídas entre as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. As bolsas de estudo são oferecidas e administradas pelo Ministério da Saúde. 

Curso de Difusão: cada edição do curso de Cirurgia Ortognática em Pacientes com Fissura Labiopalatina possui duração de 15 dias o oferece oito vagas para estudantes de Odontologia (graduandos) e cirurgiões-dentistas (graduados). As edições acontecem semestralmente e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição. 

CURSOS OFERECIDOS (clique para fechar) [/expand]

 

[expand title=”COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (CCEx) (ver mais)” swaptitle=”(clique para fechar)” alt=”clique para exibir/ocultar.” id=”comissao”]

Membros Titulares

Profa. Dra. Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida (Presidente)
Prof. Dr. Renato Yassutaka Faria Yaedú (Vice-Presidente)
Profa. Dra. Ana Paula Fukushiro
Prof. Dr. Cristiano Tonello
Profa. Dra. Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Profa. Dra. Simone Soares
Flávia Ferraz Baldo (representante discente) 

Membros Suplentes

Profa. Dra. Daniela Gamba Garib Carreira
Profa. Dra. Ivy Kiemle Trindade Suedam
Profa. Dra. Jeniffer de Cássia Rillo Dutka
Prof. Dr. Luiz Fernando Manzoni Lourençone
Profa. Dra. Thais Marchini de Oliveira Valarelli
Profa. Dra. Wanderléia Quinhoneiro Blasca
Geovanna Delvivo Toledo (representante discente)

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (CCEx) (clique para fechar)[/expand]