HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado no HRAC-USP

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

São oferecidas 36 vagas no total, com 30 bolsas de estudo da CAPES, sendo 6 vagas destinadas exclusivamente a candidatos com anomalias craniofaciais; pretos, pardos ou indígenas; e estrangeiros e/ou refugiados. As inscrições serão recebidas até às 17h do dia 30 de janeiro. Também estão abertas as inscrições para especialização odontológica, práticas profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e formação, todos gratuitos

 

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para mestrado e doutorado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 36 vagas no total (23 para mestrado e 13 para doutorado), voltadas a pessoas com formação na área da saúde e áreas afins. Está prevista a concessão de 30 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo 20 para mestrado e 10 para doutorado, viabilizado por meio de acordo de cooperação técnica.

A seleção adotará política de ação afirmativa, destinando 6 vagas exclusivamente a candidatos com anomalias craniofaciais; pretos, pardos ou indígenas; e estrangeiros e/ou refugiados.

Único no país e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do HRAC-USP tem nota cinco da CAPES, que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Os candidatos devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa; disponibilidade presencial para as atividades de pesquisa e disciplinas do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais relacionadas à pesquisa no HRAC-USP; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico, ou produção bibliográfica ou técnica acadêmica relevante nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado/, no período de 12/01/2023 (a partir das 14h) até às 17h do dia 30/01/2023.

O processo seletivo será realizado em formato on-line, nos dias 02 e 08/03/2023. A seleção será composta por prova específica dissertativa e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line. Para os candidatos que não tenham certificado de proficiência, haverá prova de língua inglesa no dia 03/02/2023, também por meio de plataforma on-line. As aulas e demais atividades terão início em 21/03/2023.

O edital completo (com formulários de autodeclaração), formulário de inscrição, súmula curricular e relação de orientadores estão disponíveis em https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado/. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Cursos lato sensu e de extensão
O HRAC-USP também está com processos seletivos abertos para diversos cursos lato sensu e de extensão. Para essa modalidade, são oferecidas 46 vagas, para especialização odontológica, práticas profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e formação, todos gratuitos. Os cursos são voltados a profissionais com formação na área da saúde.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), até os dias 20 ou 31 de janeiro, conforme o curso. As atividades dos cursos têm início em fevereiro e março de 2023. A duração, carga horária e cronograma dos processos seletivos também variam de acordo com o curso.

Os editais e todos os detalhes da especialização odontológica, práticas profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e formação podem ser consultados no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. Mais informações pelo e-mail saac@usp.br.

Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires/Acervo HRAC

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP foi fundado em 24/06/1967. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 55 anos, registra mais de 126.000 pacientes já atendidos (sendo 47.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.800 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. O HRAC-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Site: www.hrac.usp.br.

 

Relação de cursos, vagas e períodos de inscrição

Curso

Vagas

Inscrições até

Mestrado

23

30/01/2023

Doutorado

13

30/01/2023

Especialização em Ortodontia

10

31/01/2023

Prát. Prof. em Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais (Medicina)

2

31/01/2023

Prát. Prof. em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (Medicina)

3

31/01/2023

Prát. Prof. em Implante Coclear (Fonoaudiologia)

3

31/01/2023

Prát. Prof. em Próteses Auditiva Implantáveis (Fonoaudiologia)

2

31/01/2023

Prát. Prof. em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

3

31/01/2023

Prát. Prof. em Dentística

3

20/01/2023

Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora

10

31/01/2023

Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

10

20/01/2023

Total de vagas

82

 

(Imagem de capa: Defesa realizada no HRAC-USP em 2019. Foto: Acervo HRAC-USP)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP