(Português do Brasil) Pós-Graduação: dirigentes da CAPES fazem visita técnica ao HRAC-USP

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Objetivo foi iniciar tratativa de acordo de cooperação para concessão de novas bolsas e fomento à pesquisa no Hospital

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru recebeu, no último dia 18/10/2022, visita técnica de dirigentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Julio Siqueira, coordenador-geral de Programas Estratégicos da CAPES; Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES; Ivy Trindade-Suedam, coordenadora do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP; Claudia Toledo, presidente da CAPES; e Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP. Foto: Divulgação HRAC

A visita foi solicitada pela CAPES e o objetivo foi iniciar tratativa de acordo de cooperação técnica entre o órgão e o Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP que prevê a concessão de novas bolsas para projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de fomento para custeio de material de pesquisa.

Integraram a delegação da CAPES a presidente do órgão, Claudia Toledo; Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País; e Julio Siqueira, coordenador-geral de Programas Estratégicos da CAPES. Eles foram recebidos pelos professores Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP; e Ivy Trindade-Suedam, coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Hospital.

“Receber os membros de maior expressão dentro da CAPES é uma grande honra. Além da possibilidade de incremento à formação dos nossos pós-graduandos e ao fomento à pesquisa aqui realizada, representa um reconhecimento dos esforços e da qualidade do nosso Programa”, ressalta Ivy Trindade.

Coordenação da Câmara de Avaliação

Ivy Trindade-Suedam. Foto: Arquivo pessoal

Outro destaque recente da Pós-Graduação do HRAC-USP foi a eleição para a Coordenação da Câmara de Avaliação (CaA) do Conselho de Pós-Graduação (CoPGr) da Universidade de São Paulo, que elegeu a professora Ivy Trindade como coordenadora. A docente já havia sido eleita vice-coordenadora da CaA.

A Câmara de Avaliação é uma das três Câmaras do Conselho de Pós-Graduação, formada por membros do CoPGr e coordenada por membro eleito com mandato de dois anos.

Compete à Câmara de Avaliação: propor critérios mínimos para criação e reestruturação de programas e cursos de Pós-Graduação; acompanhar e avaliar periodicamente os programas e cursos; propor o processo de avaliação periódica dos programas; aprovar e submeter as propostas de criação, reestruturação e desativação de programas e cursos; deliberar sobre os critérios para credenciamento e recredenciamento de orientadores; entre outras atribuições.

Carlos F. dos Santos. Foto: Camila Medina/FOB-USP

Excelência

“Os destaques recentes evidenciam o nível de excelência do nosso Programa de Pós-Graduação, seja na formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, qualidade da pesquisa, impacto da produção cientifica e também captação de fomento”, pontua o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP.

“Aproveito para agradecer e cumprimentar a professora Ivy Trindade por sua competência e liderança à frente da Pós-Graduação do HRAC, assim como todos os docentes e orientadores, que têm contribuído para elevar a qualidade de nossas atividades acadêmicas e também o prestígio do nosso Programa junto à USP e aos órgãos de fomento”, finaliza o dirigente.