HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Pesquisadores da USP-Bauru convidam maiores de 18 anos que tiveram covid-19 para pesquisa na área de audiologia

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos, comprovação da ocorrência da covid-19 por meio de teste laboratorial e ter apresentado qualquer tipo de alteração auditiva ou do equilíbrio, como tontura e vertigem

Pesquisadores da USP-Bauru convidam pessoas maiores de 18 anos que já tiveram covid-19 para participarem de pesquisa na área de audiologia.

Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, o estudo é intitulado “Achados audiológicos e otoneurológicos em indivíduos acometidos por Sars-Cov-2” e tem orientação da professora Andréa Cintra Lopes, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Segundo Juliana Nogueira Chaves, fonoaudióloga da Divisão de Saúde Auditiva (DSA) do HRAC-USP e uma das pesquisadoras envolvidas, os efeitos auditivos e do equilíbrio desencadeados pela covid-19 podem interferir na qualidade de vida do indivíduo de maneira impactante, por isso a importância do entendimento das possíveis consequências da doença, considerando a forma de tratamento, o tempo de internação e a gravidade da sintomatologia.

Para participar da pesquisa é necessário ter no mínimo 18 anos; ter a comprovação da ocorrência da covid-19, por meio de teste laboratorial; e ter apresentado qualquer tipo de alteração auditiva ou do equilíbrio, como tontura e vertigem. Para a pesquisa, serão realizados exames auditivos a serem agendados em horário oportuno ao participante.

Os interessados em participar ou aqueles que desejarem mais informações sobre a pesquisa devem entrar em contato com as fonoaudiólogas e pesquisadoras Gláucia Gonçalves Raineri (pelo telefone 14 3226-6403) ou Jerusa Roberta Massola de Oliveira (telefone 14 3226-6447).

A equipe de pesquisa conta ainda com os fonoaudiólogos Abikeila Juliana Genaro, Jordan Victor de Andrade Santana e Marisa Paranhos Netto.

 

(Imagem de capa: Atendimento de paciente usuário de aparelho auditivo na Divisão de Saúde Auditiva do HRAC-USP. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP, 2021)

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP