HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Homenagem à Raphaela

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Jovem que tinha síndrome rara e viveu 20 anos internada no HRAC/Centrinho-USP faleceu no último dia 17/01/2022                    

A Superintendência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP manifesta profundo pesar pelo falecimento, ocorrido no dia 17/01/2022, da paciente Raphaela de Sá Agostinho, aos 20 anos.

Raphaela com vestido de princesa no aniversário de 15 anos. Foto: Elisabete Mantoanelli de Sá (in memoriam)

Internada desde bebê no HRAC-USP, a jovem tinha uma síndrome muito rara chamada Carey-Fineman-Ziter, que tem menos de dez pessoas no mundo diagnosticadas e que é caracterizada por fraqueza facial, queixo pequeno ou retraído, fissura palatina, curvatura da coluna, entre outros sintomas.

“Só tenho a agradecer por tudo o que foi feito pela Raphaela. Os profissionais em geral são nossa família e nunca poderemos retribuir tanto cuidado e amor”, relata a mãe, Mônica de Sá Nardini.

“A Rapha é muito especial, faz parte da história do Centrinho-USP e marcou a vida de muitos profissionais que cuidaram dela no dia a dia ao longo desses 20 anos. Neste momento de dor, em nome de toda a equipe do HRAC, desejamos força aos familiares e conforto aos seus corações”, solidariza-se a Dra. Cleide Felício de Carvalho Carrara, superintendente substituta do HRAC-USP.

“O cuidado é uma conduta construída diariamente pelo respeito e dedicação. Significa atender as necessidades do próximo com sensibilidade, presteza e sabedoria, promovendo o conforto e bem-estar. Todos aqueles que vivenciaram o cuidado dispensado à Rapha certamente estão com o coração cheio de carinho e bons sentimentos por toda a equipe do Centrinho que, de maneira direta ou indireta, trabalhou para que o tratamento fosse do modo mais humanizado possível. Gratidão a todos que fazem de suas vidas a arte de cuidar”, ressalta a Dra. Maria Irene Bachega, ouvidora, enfermeira do HRAC-USP há 44 anos e presidente do Grupo de Humanização do Hospital.

O corpo de Raphaela foi velado em Bauru e o sepultamento ocorreu no dia 17/01/2022, no Cemitério Jardim do Ypê.

Em homenagem e lembrança à querida Raphaela, compartilhamos a seguir matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru em 2016, na ocasião da comemoração dos 15 anos da jovem.

Jornal da Cidade, 25/05/2016
Internada desde bebê, garota faz 15 anos e tem festa no Centrinho/USP
http://www.jcnet.com.br/noticias/bairros/2016/05/465866-internada-desde-bebe–garota-faz-15-anos-e-tem-festa-no-centrinho-usp.html

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP