HRAC-USP Bauru
Notícias

(Português do Brasil) Smile Train realiza Semana da Nutrição e Saúde com participação de especialistas do HRAC-USP

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

 

Inspirada na celebração do Dia Nacional da Saúde e Nutrição marcado para 31 de março, a Smile Train, maior organização do mundo dedicada à causa da fissura labiopalatina, realiza a Semana da Nutrição e Saúde com uma programação voltada à educação de profissionais da saúde especializados e famílias, abordando a importância da alimentação durante os essenciais “Primeiros 1.000 Dias” de vida da criança.

 

 

Agenda da semana conta com lives e o lançamento de três manuais de nutrição 

A programação, realizada de forma on-line, foi elaborada com o apoio e curadoria de especialistas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC-USP, Centrinho de Bauru, parceiro da Smile Train e um dos maiores centros de referência em ensino, pesquisa e tratamento de fissuras labiopalatinas do mundo.

Inclusive, o serviço é uma das instituições que estão participando do primeiro estudo clínico multicêntrico em nutrição nos Primeiros 1.000 Dias de vida, apoiado pela área científica da Smile Train.

As atividades compreendem duas lives que serão conduzidas pela Dra. Suely Prieto de Barros, nutricionista há 35 anos no HRAC-USP, sobre a “Importância da Nutrição” e a outra pelo cirurgião craniomaxilofacial Dr. Cristiano Tonello, sobre “Cuidados pós-cirúrgicos”, além do lançamento de três manuais digitais que servirão de suporte para a educação alimentar dessas famílias com orientações referentes à amamentação, introdução de novos alimentos, alimentação no pós-cirúrgico, e um guia de medidas antropométricas.

A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com recursos educacionais e financeiros para proporcionar gratuitamente cirurgias de fissura labiopalatina e atendimentos complementares em todo o mundo. Estes são apoiados por programas com serviços de ortodontia, fonoterapia, apoio psicossocial e nutricional durante todo o ano.

Como base para seu programa de nutrição, a Smile Train Brasil segue os conceitos preconizados nosPrimeiros 1.000 Dias, que compreendem os 270 dias da gestação, mais os 730 dias do nascimento até que ele complete dois anos de idade, e representam a etapa mais importante para o desenvolvimento físico e mental da criança.

Esse período é fundamental para o desenvolvimento dos sistemas nervoso e imunológico, e para formação de bons hábitos alimentares, que contribuem e muito para que ele se torne um adulto saudável.

Bombas extratoras facilitam a amamentação com leite materno em mamadeiras em postura correta. (Foto: IRS/Sírio-Libanês)

Segundo a OMS, uma alimentação adequada durante os Primeiros 1.000 Dias, compreende uma dieta equilibrada da mãe na gravidez, mais o aleitamento materno exclusivo (sempre que possível) nos seis primeiros meses de vida do bebê, somado à introdução de alimentos, como água, sucos, chás e papinhas a partir dos 6 meses.

Henrique teve dificuldades para atingir o peso ideal para a realização de sua primeira cirurgia com segurança. (Foto: CTAC/UERJ)

É o que relata a família do pequeno Henrique, do Rio de Janeiro, nasceu com uma fissura labiopalatina, e logo que começou o tratamento, com apenas um mês de vida, apresentava algumas dificuldades na alimentação, que foram contornadas com o apoio da nutricionista Rosana Macedo e da pediatra Sônia Paredes do CTAC-UERJ, um dos 40 centros de referência da Smile Train no Brasil.

“Henrique teve dificuldade para ganhar peso e isso foi me deixando muito nervosa. Fiquei preocupada porque o ganho de peso influencia muito na hora de fazer a cirurgia. Então daí veio o meu maior medo, o de não conseguir fazer a cirurgia na hora certa”, comenta Karen, mãe de Henrique, que fez a cirurgia de lábio e de palato no início de setembro de 2020.

Para a Dra. Suely Prieto de Barros, “não existe saúde, não existe crescimento e desenvolvimento se não tiver alimentação balanceada”, palavras de uma nutricionista com larga experiência no tratamento multidisciplinar de crianças com fissura labiopalatina, e atual conselheira do programa de nutrição da Smile Train Brasil.

Dra. Suely Prieto e a enfermeira Adriana Mendes entregam kits para paciente participante do estudo multicêntrico. (Foto: HRAC/Centrinho-USP)

Para Mariane Goes, Diretora para América do Sul da Smile Train: “a desnutrição nos primeiros 1.000 dias de vida pode causar danos irreversíveis cognitivos na fase adulta. A qualidade da alimentação é fator decisivo para a garantia de uma vida saudável que permita que a primeira cirurgia de fissura aconteça no tempo correto. Atualmente, estamos investindo em pesquisas científicas e ferramentas que impactem na educação alimentar para esses bebês e no fortalecimento de seu sistema imunológico.”.

As lives da série Pergunte ao Especialista que acontecem às 20h de Brasília na segunda, dia 29, e do dia 1 de abril (quinta) são gratuitas e serão transmitidas pelo Facebook da Smile Train Brasil, quando os especialistas esperam tirar dúvidas e fazer esclarecimentos sobre a importância da nutrição e os cuidados com a alimentação no período após as cirurgias.

Sobre a Smile Train

A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com recursos educacionais e financeiros para proporcionar gratuitamente cirurgias de fissura labiopalatina e atendimentos complementares em todo o mundo. Avançamos com um modelo de saúde escalável globalmente e uma solução sustentável para o tratamento integral de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo sua capacidade de comer, respirar, falar e, por fim, prosperar.

Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train implica em um impacto de imediato e de longo prazo, visite smiletrainbrasil.com.

 

Conheça a história de Henrique e o impacto da telemedicina no seu tratamento:

http://stories.devex.com/tao-longe-e-tao-perto

 

Facebook da Smile Train Brasil:

http://www.facebook.com/smiletrainbrasil

 

 

Por Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B, com informações de:

Menotti Griggi, Assessor de Imprensa – Smile Train  
menottig@hotmail.com 

Juan Pablo de la Plata, Diretor de Marketing e Comunicações para Américas – Smile Train 
jdelaplata@smiletrain.org

 

Assessoria de Imprensa HRAC-USP

Assessoria de Imprensa HRAC-USP