(Português do Brasil) Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Guilherme Janson

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Guilherme Janson, vice-diretor da FOB-USP e superintendente substituto do HRAC-USP

A Diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e a Superintendência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP) manifestam seu profundo pesar pelo falecimento, ocorrido hoje, 30/07/2021, do Prof. Dr. Guilherme dos Reis Pereira Janson, aos 62 anos, vice-diretor e professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB-USP e superintendente substituto do HRAC-USP.

Um dos grandes expoentes da Ortodontia mundial, o professor Guilherme Janson se formou cirurgião-dentista em 1980 pela FOB-USP, onde também concluiu mestrado (1983) e doutorado (1985) em Ortodontia.

Pós-Doutor pelo Departamento de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto, Canadá (1991), foi apontado em 2019 como o segundo pesquisador mais influente na Ortodontia mundial, em ranking que levantou as citações pelos pares em artigos científicos publicados entre 2007 e 2017.

De família tradicional de cirurgiões-dentistas, o professor Guilherme Janson era neto Emílio Janzon, um dos primeiros profissionais de Odontologia de Bauru, e filho de Waldyr Antonio Janson (falecido em 2014), um dos pioneiros e mais eminentes docentes da FOB-USP, que teve participação ativa para a implantação da Faculdade, em 1962. Além de Guilherme, os irmãos Marcos, Reinaldo e Vinicius também são cirurgiões-dentistas, e a irmã Suzana, nutricionista.

“Eu preferiria ter que enfrentar mais dez pandemias a me despedir do meu professor de Ortodontia durante meu curso de Odontologia e o meu parceiro de trabalho nos últimos três anos e meio, que se tornou um grande amigo, com inestimável contribuição à gestão como vice-diretor da FOB e superintendente substituto do HRAC, funções exercidas por ele com muita fibra e cumplicidade. O professor Guilherme é um filho da FOB, literalmente. Filho do professor Waldyr Janson, um dos pilares e fundadores da Faculdade de Odontologia de Bauru e um dos pioneiros da internacionalização da instituição, que teve a coragem de ir aos Estados Unidos com toda a família, no final da década de 1960, a fim de realizar seu mestrado. Anos mais tarde, o professor Guilherme Janson escreveu sua linda história como primeiro colocado no vestibular, brilhante aluno de graduação, de mestrado e de doutorado na FOB, seguindo novamente para a América do Norte, agora ao Canadá, para fazer seu pós-doutoramento na Universidade de Toronto e ser um dos poucos brasileiros a se credenciar como Member of the Royal College of Dentists of Canada”, ressalta o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP e superintendente do HRAC-USP.

“Toda essa trajetória impecável o tornou um professor muito admirado, além de pesquisador diferenciado e respeitado mundialmente. O professor Guilherme Janson deixa um legado de amor à Odontologia, principalmente à Ortodontia, com sua vontade de ensinar, e, acima de tudo, de pesquisar. Honrou a FOB com as suas conquistas no mundo acadêmico, assim como honrou a Universidade de São Paulo. O mundo inteiro reverencia o professor Guilherme Janson na área de Ortodontia, o que nos enche de orgulho. Nesse momento de tristeza, nós enviamos as melhores energias para a família, para que os corações de todos sejam confortados, assim como os corações de todos os amigos”, completa o dirigente.

Homenagens
A pedido da família, o velório do professor Guilherme Janson será realizado no Teatro Universitário da FOB-USP – assim como o de seu pai –, com início às 9h30 desta sexta-feira, 30/07. A entrada será pelo saguão principal da FOB-USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75). A Diretoria da FOB-USP pede a compreensão de todos para os procedimentos que serão adotados a fim de evitar aglomeração em função do momento imposto pela covid-19.

O sepultamento será realizado às 15h30 de hoje, 30/07, no Cemitério da Saudade em Bauru (Rua Hermínio Pinto, 2-1, Vila Cardia).

Por reconhecimento e homenagem ao professor Guilherme Janson, a FOB-USP e o HRAC-USP também declaram Luto Oficial de três dias.

(Imagem de capa: Prof. Dr. Guilherme Janson no dia da posse como vice-diretor da FOB-USP, em 05/04/2018. Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

…………………………………………………………………………………………..

PREFEITURA DO CAMPUS USP DE BAURU (PUSP-B)
NOTA DE PESAR

A Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B/USP) manifesta tristeza e pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Guilherme dos Reis Pereira Janson, ocorrido nesta data.

Ilustre pessoa, vice-diretor e professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB-USP e superintendente substituto do HRAC-USP, deixará sua marca e muitas saudades por sua dignidade e brilhantismo.

Prof. Dr. José Henrique Rubo
Prefeito do Campus USP de Bauru