(Português do Brasil) TV USP Bauru completa 10 anos com novidades

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Núcleo celebra aniversário em setembro com novos programas voltados à saúde e à educação

Fazer com que a informação sobre o que é produzido na Universidade de São Paulo (USP) “pule” os muros da instituição e chegue até a sociedade.

Esta é a missão principal da TV USP Bauru, que, no dia 15 de setembro, comemora 10 anos de atividades. Para celebrar a data, uma programação inédita foi preparada pensando neste momento desafiador que a pandemia trouxe para toda a população.

A equipe da TV USP Bauru é formada pelo jornalista Vitor Oshiro, pela produtora Paula Marques e pelo editor Guilherme Bacciotti.

A TV é subordinada à Prefeitura do Campus da USP de Bauru (PUSP-B) e sua produção é exibida na TV Câmara Bauru e também nas mídias sociais.

“Ao longo desses dez anos, focamos em dois pilares básicos: a divulgação científica e o jornalismo. Nossa missão sempre foi fazer com que a sociedade tivesse conhecimento do que a USP em Bauru proporciona em termos de ensino, pesquisa e extensão. E, fazendo um balanço desse período, podemos dizer que temos conseguido atingir este nosso objetivo”, comenta Vitor Oshiro.

Prova disso é que, mesmo com a pandemia, a produção da TV não parou. Boletins informativos “Notícia USP” e entrevistas a distância no “Conexão USP” são divulgados para trazer as notícias da USP e, principalmente, mostrar as ações da universidade no combate à Covid-19.

Dicas culturais para a quarentena também foram produzidas, em parceria com o Centro Cultural da USP Bauru.

Novos produtos
E, para celebrar os dez anos da TV, dois novos produtos ainda estreiam neste mês. Um deles é o “Vida Ativa”, no qual os educadores físicos do campus dão dicas de como manter uma rotina saudável, e que também foi pensado para marcar a Volta USP Virtual 2020.

O outro é o “Conta com a Gente”, em que uma professora de Fonoaudiologia da FOB-USP faz a contação de histórias para divertir e desenvolver a linguagem nas crianças.

“Queríamos produtos novos para marcar o aniversário da TV, mas não podíamos desconsiderar este momento em que estamos vivendo. Por isso, pensamos nesses formatos que incentivam a saúde e a educação, mesmo na quarentena. É algo que vai ao encontro da nossa filosofia enquanto TV pública”, pontua a produtora Paula Marques.

Responsável pelas identidades visuais de todos os programas, o editor Guilherme Bacciotti complementa sobre o desafio de produzir neste momento. “Apesar das limitações impostas por conta da pandemia, estamos conseguindo lançar esses novos programas porque adaptamos nossa produção. E é muito legal ressaltar as parcerias que a TV sempre fez com os outros órgãos do campus. Isso é uma marca desses dez anos e que, neste momento, é mais importante do que nunca”.

Além destes dois novos produtos, a TV USP Bauru lança promos especiais toda semana com fatos que marcaram sua trajetória até aqui.

Serviço
O “Vida Ativa” estreou dia 11 de setembro, e o primeiro episódio do “Conta com a Gente” vai ao ar no dia 30 do mesmo mês.

Para conferir a programação da TV USP Bauru, acesse a página no Facebook (http://www.facebook.com/tvuspbauru) e o Canal do Youtube (http://www.youtube.com/tvuspbauru).

O site é o www.ccb.usp.br/tvusp. A programação também é exibida na TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital.

Dirigentes destacam importância da TV
Prefeito do Campus da USP em Bauru, José Henrique Rubo analisa essa década de atividades da TV USP Bauru e destaca como o trabalho segue fundamental para criar um elo da universidade com a sociedade. “É um setor muito importante da Prefeitura do Campus, porque não só divulga notícias e informações do que ocorre por aqui, mas transmite todos os temas da comunidade interna e acadêmica da universidade para a comunidade externa. Ou seja, faz com que a sociedade veja a USP muito além do que um campus murado aqui em Bauru”, pontua.

O diretor da FOB-USP e superintendente do HRAC/Centrinho-USP, Carlos Ferreira dos Santos, também ressalta o papel dessa ponte criada pela TV. “Com a parceria com a TV Câmara, a TV USP Bauru leva nossas ações para toda a população. E isso é fundamental, porque é a população que mantém a USP por meio de impostos. Então, o que a TV nos ajuda a fazer é uma prestação de contas. E faz isso de uma forma muito isenta. A FOB e o HRAC só têm a dizer ‘muito obrigado’ aos trabalhos da TV USP nesta última década”, conclui.

Sete prêmios
Um dos maiores reconhecimentos da TV USP Bauru é sua participação premiada no Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (FestAruanda), realizado anualmente em João Pessoa, na Paraíba.

Ao longo dos últimos dez anos, a TV USP Bauru faturou sete prêmios nas categorias Melhor Programa, Melhor Reportagem e Melhor Interprograma na competição. Além dos prêmios, o núcleo de produção bauruense foi finalista 17 vezes na mostra.

(Com informações do jornalista Vitor Oshiro. Foto: Divulgação)